Resenha: Inimigo Sombrio de Cate Tiernan

Título: Inimigo Sombrio
Série: Amada Imortal #3
Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Gênero: Sobrenatural, Romance
Ano: 2014
Páginas: 322

Compare preços
Sinopse: Natasya está de volta a River’s Edge, ainda se recuperando dos eventos traumáticos de Cair das Trevas. E, quem sabe, de um entendimento com Reyn, o gato escandinavo que fez parte da horda que destruiu o castelo de seu clã e matou toda a sua família. Só que quando representantes das oito casas imortais aparecem mortos e drenados de seus poderes, e os irmãos de River chegam ao retiro, ela descobre que há coisas muito mais graves em curso.

Resenha dos anteriores:


[Podem ler que não há spoiler, limitei-me sobre o que falar para não entregar nada] 

A série Amada Imortal tem um tom sobrenatural de uma forma diferente do qual estou acostumada. Nele, existem pessoas Imortais, que vivem anos, anos e anos e essas pessoas possuem certos poderes. Esses poderes podem ser Terävä, que envolvem mágick das trevas onde se retira poder das coisas a seu redor, roubando energia para aumentar seu poder ou Tähti, onde a pessoa canaliza o poder da terra, sem matar nada a seu redor. 

Depois de quase ser destruída e perder pessoas por causa da magick Terävä no livro anterior, Nas (apelido de Nastasya) está de volta a River’s Edge (um local onde imortais tentam se reabilitar) e terá que voltar a enfrentar o “deus” escandinavo Reyn, que faz seu coração acelerar e suas pernas tremerem toda vez que se aproximam e com quem tem um relacionamento um tanto incerto e complicado, devido a seus passados. Só que o pior ainda está por vir, quando aos poucos ela é acusada de estar provocando eventos que envolvem magick Terävä e representantes das casas imortais aparecem mortos e sem seus poderes. Como é que ela sairá dessa?
[...] Mas, então, estava tendo que encarar o fato de que ele estava no meu quarto e todos os pensamentos coerentes pareciam fugir. Ele fazia meu quarto parecer tão menor. Além do mais, você sabe, estávamos sozinhos, e havia uma cama bem ali. Só estou comentando. [Pág. 115] 

Inimigo Sombrio me conquistou desde o início, do mesmo jeito que os livros anteriores, porque Nastasya é uma personagem fácil de gostar. Sua narrativa em primeira pessoa fica interessante porque ela nos conta sua história sempre fazendo comentários sarcásticos, criticando ela mesma que sempre entra em confusão ou faz alguma coisa errada e é sempre engraçada. Eu adoro isso.

A diagramação segue o mesmo padrão dos anteriores com um bom tamanho de letra, texto afastado das margens e páginas amarelas. A capa é bem parecida nos três livros, o que as diferencia, além do título (obviamente), são as cores usadas nela. No primeiro temos uma floresta sombria ao fundo e ao redor galhos cinza e flores vermelhas. No segundo outra floresta de dar medo e ao redor pássaros e folhas em tom roxo e branco. E nesse último, mais uma floresta e ao redor folhas em tons brancos e rosas. Eu particularmente gosto dessas capas. A única coisa que fugiu do padrão foram as traduções dos títulos. No primeiro e segundo livros a tradução foi bem próxima ao inglês (Immortal Beloved e Darkness Falls), sendo que no último o título em inglês é Eternally Yours, ou seja, Eternamente Sua (ou Seu porque em inglês não dá pra saber o gênero), e o título nacional ficou Inimigo Sombrio. Não que isso tenha afetado alguma coisa, foi apenas algo que reparei e que na verdade combina bem com o livro rs.
[...] Você, eu, todo mundo aqui, todas as pessoas do mundo, os imortais, as pessoas comuns, todos são um trabalho em progresso. Alguns de nós têm um caminho mais longo a percorrer. Outros só andam para trás. Você está indo para a frente. Eu estou indo para a frente. E você não pode me impedir e nem a mais ninguém de... pensar coisas voas sobre você. [Pág. 146] 
Como nos livros anteriores, há momentos em que não há muita ação, mas nem por isso o livro deixa de ficar interessante. Há momentos em que somos levados ao passado e descobrimos mais sobre a vida dos imortais antigamente. Também conhecemos um pouco mais sobre outros personagens secundários. E conhecemos novos personagens, como os irmãos de River. Nas, mesmo com dificuldade, parece tentar encontrar um rumo para sua vida, seu passado. Reyn, continua o mesmo, horas romântico e sensível, horas sério e focado. O que me cativou desde o primeiro livro, além da trama, foram os personagens, o que eu acho fundamental numa leitura.

Minha única crítica é em relação ao final da história que foi um pouco corrida. O maior acontecimento foi no fim do livro e depois só sobrou mais um capítulo para finalizar a trama. Acredito que pra chegar no ponto que a história chegou no fim, deveria haver um maior desenvolvimento. Mas, gostei do livro e de toda a série e recomendo para quem gosta de livros com essa temática sobrenatural, mas sem aquelas criaturas que estamos acostumados em livros desse gênero.

Abaixo vocês podem ver as 3 capas nacionais para uma comparação.


8 comentários:

  1. Ei Andresa,
    As capas desses livros são bonitas. Mas não fazem meu estilo. Num gosto muito dessa onda sobrenatural #me julgue kkkk
    Então esse eu passo... =P

    Abs...

    ResponderExcluir
  2. Amo romance, sendo sobrenatural então perfeito. Gostaria de saber se a série está completa pra começar a ler, que pena que o final foi corrido quando gostamos dos livros queremos um final com mais conteúdo né povo :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      A série está completa com esse último aí, pode ficar tranquila =)
      Bjs.

      Excluir
  3. Não conhecia a série. Li as resenhas dos dois livros que você disponibilizou no link no começo da resenha, mas não me interessei muito :/
    Deixo pra quem gosta , rs
    bj, dréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah e, sobre as capas, a última é a melhor ! Muito fofa *-*

      Excluir
  4. Eis uma trilogia que estou em dúvida se quero ou não na minha estante. Pelas capas seria sim, mas pela história em si seria não.
    Apesar de ter me apaixonado por livros sobrenaturais (e esse é um sobrenatural bem diferente de tudo o que já li) ainda não estou totalmente convencida sobre ela, então vou ter que pesar os prós e contras antes de adquirir a trilogia.
    Mas confesso que está quase no sim ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. OI! A capa não me atraiu muito e a história pode até apresentar um sobrenatural diferente, eu adoro algo inusitado, mas não foi o suficiente para que eu goste. Gosto quando a personagem principal usa de sarcasmo para parecer mais divertida, isso foi a única coisa que e fez ficar com uma pontinha de vontade de conhecer.

    ResponderExcluir
  6. Sou fã de livros sobrenaturais, sempre contam historias diferentes e sempre tem muita ação, vi Amada Mortal nas lojas americanas e vi q ele é tão fininho q poderia ler em uma tarde, mas agora q saiu todos eles fiquei com mas vontade de compra-los... ^^

    Abçs Andresa :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails