Resenha: Princesa Adormecida de Paula Pimenta

Título: Princesa Adormecida
Autora: Paula Pimenta
Gênero: Juvenil, Romance
Editora: Galera Record
Ano: 2014
Páginas: 192
Compare preços

Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...

Acredito que todo mundo já conheça alguma história da Bela Adormecida e ultimamente vários contos de fadas estão sendo relançados de uma forma diferente. É o que acontece com Princesa Adormecida. Nele conhecemos Anna Rosa (que na verdade se chama Áurea), já com seus 16 anos, filha de um homem com uma importante família em um país totalmente desconhecido e mesmo que seu pai não seja o príncipe ou o rei, ele é de uma linhagem real. Por isso, ela se torna alvo de Marie Malleville, uma francesa louca que não aceita ter sido rejeitada por ele. Sendo assim, Áurea acaba tendo sua morte forjada e é levada para viver com seus tios no Brasil aos 5 anos de idade (e muda de identidade). Lá ela cresce, longe dos pais que ela acredita estarem mortos e em um ambiente superprotetor. 

Apesar de acreditar que é tudo coisa de sua imaginação, seus tios deixam claro que ela não pode contar nada sobre seu passado para ninguém, afinal sua captora ainda não foi encontrada e pode estar à espreita, mas esse detalhe não lhe é contado. Ela estuda em um internato só para meninas, é proibida de sair ou de falar com estranhos. Mas as coisas mudam quando ela completa 16 anos e alguém que se diz chamar Phil, começa a trocar mensagens pelo celular com ela. Eles logo parecem se apaixonar, mas nem sempre tudo é como um conto de fadas... 
De tanto viver enclausurada, você criou um mundo paralelo na sua imaginação e acha que a vida é um livro de princesas. Pois saiba que a realidade é diferente. Não existem príncipes destinados para nós desde o nascimento, nem bruxas malvadas, muito menos fadinhas para realizarem nossos sonhos. Na vida real, são os amigos que nos ajudam a conseguir o que queremos. Que nos dão força. Que salvam nossa pele nas épocas difíceis. É uma pena que você não saiba disso.
Sou grande fã da Paula Pimenta e por isso fiquei ansiosa por essa história, até porque adorei o conto dela da Cinderela (que aliás, tem uma pontinha nesse livro) no “Livro das Princesas”. A história me pareceu bem legal, mas ao mesmo tempo, não me conectei com a protagonista e acho que isso me impediu de gostar por completo do enredo. Anna Rosa é a típica adolescente e como cresceu “presa” dentro de casa, quando teve a oportunidade de conhecer um garoto, mesmo que através de mensagens, ela se empolga e solta mais do que eu acredito que deveria. Dá pra entender seu modo de agir, mas às vezes eu queria dar uma sacudida nela. 

Seus tios (Florindo, Fausto e Petrônio) são gente boa e a amam, mas são protetores demais. Acredito que a autora quis representar as três fadas madrinhas do conto original em seus tios. 

Não me empolguei muito com a história ou com os personagens, talvez porque eu tenha ido com muita expectativa. Eu adoro livros juvenis, mas infelizmente esse não foi como eu esperava. Não há um desenvolvimento maior da história ou personagens, o enredo não foi de todo consistente e muitas coisas aconteciam mais rápido do que deveriam. 

Apesar de tudo, eu gostei do livro e ele me prendeu numa leitura de algumas horas. Não achei maravilhoso (como todos os livros da Paula que eu li), mas gostei. Acho que alguns podem se identificar com algumas coisas. Eu só achei que ficou faltando algo e também não achei os personagens interessantes. Fica difícil gostar de uma leitura quando a protagonista não te agrada. 

A narração é em primeira pessoa, o livro tem folhas amarelas e a fonte eu não curti muito, mas tem um bom tamanho de letra. De acordo com o diálogo a diagramação das páginas muda. Por exemplo, quando há a troca de mensagens pelo celular, há balões com a conversa. Quando há a troca de bilhetinhos na aula, um pedaço de papel rasgado. E assim vai. A capa é linda e combinou muito. Parece uma tela pintada à mão de uma jovem adormecida de cabelos loiros, segurando seu celular sobre o corpo. As cores escolhidas para a imagem e título, verde, amarelo e azul, contrastaram de forma bela. 

Eu gosto quando um livro me faz sentir alguma coisa, seja ela boa ou ruim, mas Princesa Adormecida, infelizmente não me passou emoção, que é algo que acho essencial numa história. De qualquer forma, recomendo para todos que gostam de romance, de contos de fadas e da Paula Pimenta, até porque a maioria dos leitores estão adorando a leitura.


26 comentários:

  1. Oi Andresa.
    Ainda não li nada da Paula Pimenta, mas vi ótimas resenhas sobre seus livros.
    "Princesa Adormecida" parece uma boa releitura, mas quando você não se conecta com a protagonista fica difícil gostar tanto da leitura.
    Achei-a um pouco infanto juvenil e por isso não me interessei pelo livro.
    Mas, achei a capa lindíssima e gostei da diagramação, a indicação de quando é uma mensagem de texto e bilhetes.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha vontade de ler esse livro e sua resenha só aumentou ainda mais. Que pena que eu perdi a promoção das Americanas em que ele estava apenas R$ 11,00 :/

    ResponderExcluir
  3. Pena você não ter gostado tanto Andressa. Também estou com a expectativa muito alta por esse livro, e creio que vendo o que ocorreu contigo vou esperar para fazer essa leitura. Mas, a capa é realmente bela, simplesmente linda.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço a escrita da Paula Pimenta, aliás, conheço esse livro de nome. Eu adoro a capa dele, acho bem bonita e combina com o título. No entanto, o enredo não me agradou nenhum pouco, achei o conteúdo bem "viajado", pra falar a verdade. Por isso acredito que não é uma leitura que vai me cativar.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada da paula, mas fiquei com muita vontade de ler esse livro porque eu sou apaixonada por releituras de contos de fadas e saber que lançaram uma releitura nacional, me empolgou mais ainda!! uma pena que n foi aquilo que voce esperava, espero q me agrade!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Andressa!

    Nunca li nada da Paula, não sou fã de literatura nacional, como já disse. A capa de Princesa Adormecida é linda, vi algumas vezes na livraria, mas não me empolguei para comprar. Gostei do fato de ser uma releitura, mas o modo como foi contada a história não me agradou também. Pena que a protagonista não te cativou! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nada da autora e desde que vi esse lançamento já gostei de cara da capa, depois que li a sinopse e agora sua resenha gostei mais ainda.
    Tem momentos que um livro leve como esse é tudo o que precisamos.
    Depois de ler Veneno gostei dessas releituras dos contos de fadas e quero muito conferir a versão da Paula para a Bela Adormecida.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa linda demais! Ainda não li nenhum livro da Paula Pimenta e estava muito querendo ler esse. Sou fã de contos de fada e amo suas releituras, mas parece que essa não vai me agradar também. Ainda quero ler o livro, mas com certeza irei com menos expectativas quando o ler.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Acho que essa é uma das poucas releituras que tenho vontade de ler e que sei que não irei me decepcionar, apesar de nunca ter lido algo da autora sempre leio muitos elogios e o que mais me agradou sendo bem sincera é que diferente das outras 90% de releituras essa não tem aquele aspecto sombrio demais, etc
    A releitura passa no Brasil! Ela e Phil se conhecem por mensagens, surreal e muito interessante!
    Uma pena você não ter gostado nem se conectado tanto com os personagens...
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Poxa Andresa, que pena que o livro nao é aquilo tudo. ja li resenahs positivas e negativas dele. Eu nao sei, pois nao li, mas sou doida para ler qualquer coisa de Paula Pimenta para conhecer um pouco da escrita dela. Achei a ideia original, mesmo sendo um reconto, dos tres tios, dela mudar de nome. Ja começo intrigada com Phil, nao ficou claro para mim com oele conseguiu o numero dela, entao, preciso ler para poder opinar melhor. A capa sem duvidas é lindissima.

    ResponderExcluir
  11. Ai gente...que capa pavorosa! Eu nunca compraria um livro com uma capa assim...sinceramente...
    E ainda recebeu uma nota muito baixa para os meus padrões. Convenhamos...eu tenho milhares de livros 5 estrelas para ler, porque daria uma chance para um livro como esse? Tô fora!

    ResponderExcluir
  12. Oi Andresa, que pena que o livro não lhe agradou muito e não lhe trouxe emoção. Ainda assim, vou dar uma chance para o livro, espero que seja uma leitura agradável. Não li nenhum livro da Paula Pimenta ainda.
    A sinopse me chamou atenção e a capa é lindíssima.

    ResponderExcluir
  13. Oi! Amo histórias parecidas com contos de fadas, mas tudo muito diferente. A capa desse livro já é encantadora, amo releituras e acho que essa pode me agradar. Vou coloca-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
  14. Então eu gosto bastante de contos de fadas mais tradicionais, estou vendo muitos comentários sobre esse livro, ainda não tenho expectativas mais parece legal.

    ResponderExcluir
  15. Que pena que o livro não te passou alguma emoção.
    Ouvi tantos elogios dele.
    Eu nunca li nada de Paula Pimenta, queria começar com este.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. A capa é muito linda, amo romance e contos de fadas, livro parece ser ótimo, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  17. Amei a sua resenha! Necessito desse livro, tanto é que quando vi o sorteio, corri para participar.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!!
    Sou apaixonada pela capa deste livro e agora ainda mais apaixonada lendo a sinopse e a resenha! Com certeza um dos meus gêneros favoritos, conto de fadas sempre são lindos!

    ResponderExcluir
  19. Oii! Adorei a resenha. Nunca li nenhuma obra da Paula Pimenta, mas com certeza Princesa Adormecida já está na minha lista. Além da sinopse ser maravilhosa, a opinião incrível de vocês fez com que eu quisesse mais ainda o livro. Ah, e claro, estou participando do sorteio também.
    Sucesso sempre meninas.

    ResponderExcluir
  20. Gente, é muito bom!!!! Quero muito ler.
    Imagina! De um dia para o outro descobrir que é uma princesa, e tudo aquilo que parecia só fantasia é tudo na verdade na vida da Áurea.
    Gostei muito do enredo.
    Ainda não li nenhum livro da Paula. Dizem que são bons.

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Li o conto da Cinderela Dj no Livro Das Princesas também e desde então, tenho tido muita vontade de ler algum livro da Paula Pimenta!
    Achei uma pena este não ter atendido ás suas expectativas, mas parece ser uma leitura razoável, já que soube surpreender em alguns momentos. Eu amo releituras, por isso estou com mais vontade ainda de ler este. Espero gostar, pelo menos um pouco, o enredo parece ser muito bom.
    Ótima resenha!
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito do estilo de Paula Pimenta. Sua resenha foi perfeita e só fez aumentar mais a vontade de ler. Participando da promo e torcendo muito para ganhar. Um beijo.

    ResponderExcluir
  23. Eu conheci a Paula através do conto dela em O Livro das Princesas e desde então, estou lendo tudo que chega em minhas mãos dessa brilhante escritora! E quando ela envolve o mundo de contos de fadas, eu fico mais curiosa ainda!

    ResponderExcluir
  24. Oi ANdressa, tudo bom?? Eu estava com muitas expectativas sobre esse livro, pois adoro contos de fadas e a escrita da Paula é incrível...Pelo visto,esse setrá um livro legal de se ler, mas não arrebatará nossos corações. Mas, emsmo assim, quero muito ler e ter esse livro, e ver qual será meu veredito sobre essa hitória.

    bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca li nenhuma obra de Paula, mas sempre ouço coisas boas. E confesso que também me empolguei com esse livro mais ainda não tive oportunidade de le-lo. Então, fiquei surpresa a vê que não simpatizou com a obra.Pensei que o enredo fosse mais profundo. Enfim, espero ter a oportunidade de le-lo para tirar minhas conclusões.


    bjos
    Leitura de Ouro - leituradeouro.blogspot.com
    @LeituraDeOuro

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails