Resenha: Austenlândia de Shannon Hale

Título: Austenlândia
Autora: Shannon Hale
Editora: Editora Record
Ano: 2014
Páginas: 238
Compare preços
Sinopse: Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD. Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros.

Olá leitores fofos! Estava muito ansiosa pra ler Austenlândia! Quem me conhece sabe o quanto sou fã de Jane Diva Austen! Amo toda a sua obra e mesmo Persuasão sendo o meu favorito, é claro que tenho minha paixão platônica por Mr. Darcy (ainda mais depois que assisti a atuação de Colin Firth... Suspira!) :3
Bom, fiquei realmente muito feliz quando o recebi da Editora Record. Mas sabem o que dizem da expectativa certo? Pois é... Fui com sede demais ao pote...

O recado que a autora dá no início do livro antes do prólogo, é muito bom, vale muito a pena citar: "Para Colin Firth, você é demais, mas eu sou casada, então acho que deveríamos ser apenas amigos." Esse "recado" eu também assino... :D

A história...
Jane Hayes, de 33 anos, mora em Nova York. É bonita, inteligente, profissionalmente bem resolvida. Já não se pode dizer o mesmo de sua vida amorosa... Jane teve inúmeras "decepções" e assim, "desistiu" de sua vida amorosa, pois falando em expectativas... Jane é completamente, absurdamente, enlouquecidamente, obcecada pelo Mr. Darcy! Com isso, ela não consegue se envolver emocionalmente com nenhum homem, pois "procura" o personagem fictício em todos os homens que conhece, aí está o grande problema de Jane. Cada "fracasso" em suas relações, só fez com que Jane ficasse mais introspectiva e, mais ainda obcecada por Mr. Darcy!

Sua aventura começa com uma visita inesperada, a mãe de Jane, Shirley, foi visitá-la e levou junto a tia avó de Jane, que está nos seus últimos dias de vida, Carolyn, (uma tia-avó distante, que Jane mal conhece ou teve contato durante toda a sua vida), e em pouco tempo ela consegue desvendar Jane e descobrir sua obsessão secreta. Carolyn faleceu, e para surpresa de Jane, sua tia-avó deixa pra ela de herança, um presente um tanto inusitado, uma viagem com tudo pago, para um lugar chamado Austenlândia...

Pembrook Park, Kent, Inglaterra. Entre por nossas portas como um convidado que veio passar três semanas a fim de apreciar as maneiras do campo e a hospitalidade_ Uma visita para o chá, uma dança ou duas, um volta no jardim, um encontro inesperado com um certo cavalheiro, tudo culminado em um baile e talvez algo mais... Aqui, o príncipe regente ainda governa uma Inglaterra tranquila. Sem roteiro. Sem final escrito. Férias como ninguém mais pode oferecer.

E lá estava Jane, a caminho de Londres, especificamente Pembrook Park, em Austenlândia, embarcando na fantasia de estar no ano de 1816, livrando-se de qualquer "aparelho eletrônico" (ordens expressas da Sra. Wattlesbrook), também passou a chamar-se Srta. Jane Erstwhile, começou a fazer uso da "linguagem regencial", com direito a vestidos de época e espartilhos, conhecendo Theodore o jardineiro que não se encaixava naquele lugar, e também um frustrante e enigmático Sr. Nobley... A fantasia perfeita, certo?!

Aqui estava ela em um novo começo, com os dedos encolhidos na beirada do trampolim. Estava pronta pra mergulhar. Adeus para a lista estranha de namorados numerados e para a intensidade mutante e inspirada por Austen que a levara de um fim a outro. Ela estava confiante de que essas férias, ao contrário de qualquer um dos relacionamentos anteriores, teriam um final feliz.

Austenlândia é uma espécie de "réplica perfeita" dos mundos narrados por Austen no século XIX, e Jane, é claro fica encantada, e também um pouco receosa... Os "atores" envolvidos em todo o mundo de Pembrook Park, fazem tudo parecer tão real... E aos poucos Jane embarca nesse mundo e em todas as emoções que ele proporciona.

Na manhã seguinte, depois de um enorme e substancial desjejum, Jane entrou em uma carruagem (Uma carruagem!, pensou ela)...

O que eu amei...
Eu amei o tema central do livro (é claro!!!) que são as obras da Austen... E o tão amado e senhor de toda a obsessão de Jane, o Mr. Darcy! Eu amo como era feita a transição dos dias atuais para as vestimentas de época, seus vocabulários, as refeições, os costumes em geral que todos "tentavam cumprir". Era impossível não nos remetermos ao "mundo de Austen"...

Tia Saffronia segurou o braço de Jane e a levou para o andar de cima, para um quarto de tamanho confortável com uma cama com dossel, paredes azul-bebê, poucos móveis, nem um pouco gótico o suficiente para que ela ficasse tentada a procurar entalhes com o nome "Catherine Heathcliff" nas janelas... Era um pouco desanimador descobrir que o lampião de "querosene" ao lado da cama tinha uma lâmpada com formato de chama e estava enfiada em uma tomada.

Eu achei a capa incrível! Aquelas capas que já enunciam bons presságios... Simplesmente perfeita! A cara do "mundo de Austen". Além de tudo isso, eu amei a malfadada lista numerada dos ex namorados de Jane, que aparecia no início de cada capítulo, ora humorada, ora nem tanto assim. Foi um frescor "conhecer" cada namorado no início de cada capítulo, também foi muito explicativo para o comportamento de Jane.

Alex Ripley, 4 anos
Alex declarou para a professora da pré-escola de Jane, para os pais e para a Cindy (a garota que tinha cortado a própria franja) que ele e Jane iriam se casar. Depois de uma emocionante caçada a ovos de páscoa no parque, ele correu com Jane para trás de uma árvore.
- Quero dar a você uma coisa que significa que vamos ficar juntos pra sempre.
Ele a beijou nos lábios sete vezes. Fez Jane pensar em bicadas de galinha. Uma bicada macia. Naquele verão, os pais de Alex se mudaram para Minnesota. Ela nunca voltou a vê-lo.

O que me incomodou um pouco...
Eu queria tanto que Austenlândia tivesse sido narrado em primeira pessoa, mas não foi. Isso me incomodou bastante. Eu queria ter estado mais na cabeça de Jane, quem sabe assim, eu teria tido uma conexão real com ela.

Não há dúvidas de que Hale é uma escritora incrível, mas é tão perceptível a falta de "maturidade" nesse romance adulto. Eu de verdade esperava muito mais, por ser o mundo de Austen, por haver tantas referências e citações às suas obras, pela ideia toda do livro em si ser simplesmente incrível. E eu não consegui chegar ao clímax... Enfim, poderia ter sido muito melhor desenvolvido. Não consegui ter uma conexão natural com os personagens. É um livro curto, de fácil leitura, eu normalmente teria lido em dois dias. Mas por incrível que pareça, fiquei quase um mês... Pasmem! Como eu disse no início, acho que a "sede ao pote", foi demais e com isso fui "travando" ao longo da leitura. Recomendo que leiam sim, mas as fãs da diva Austen, não tenham tantas expectativas...

Melhor quote...
...você não precisa decidir nada agora. Se me permitir ficar perto de você por um tempo, poderemos ver... E se eu não fizer você se sentir a mulher mais bonita do mundo todos os dias da sua vida, então não mereço estar perto de você...



20 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro da Jane Austen, mas já vi milhares de comentários super positivos sobre ela. Quero muito ler Orgulho e Preconceito e Emma, pois já li várias resenhas e adorei. Não vejo a hora de lê-los para depois poder ler Austenlândia, parece ser muito legal. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo Jane Austen e estou relendo Orgulho e Preconceito neste momento. Iria amar ler Austelândia!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Clara!

      Também sou muito fã da Austen... Meu preferido é Persuasão. Acho que vc irá gostar sim de Austenlândia... Depois me conta!

      BB,
      L

      Excluir
  3. Oi Lili.
    Que pena que esse livro te decepcionou sendo você tão fã da Jane Austen.
    Como eu nunca li nada da autora (I know, shame on me), não fiquei com vontade de ler esse livro. Acho que teria que ler alguma obra original para poder entender as referências desse livro.
    Não tenho problemas com narrativas em terceira pessoa, mas isso realmente é um fator que pode nos impedir de nos envolver com a trama e se conectar com o personagem =/
    A capa é realmente linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pam!

      Sim, acho que fui com sede demais... Rs... Mas ó, mesmo não tendo lido nada da Austen, se puder, leia Austenlândia, na verdade nem precisa ser fã de Austen pra ler esse livro. Ele é singular em "seu mundo", acredite. Minha irmã nunca leu nada da Auten, leu Austenlândia e amou... Então... Depois me conta!

      BB,
      L

      Excluir
  4. Nunca li nenhum livro da Jane Austen, shame on me! Mas sempre falam tão bem, que sinto vontade de ler. Imagino que essa história tenha sido bem interessante para todos aqueles que gostam das obras da autora. Parece ser divertida também. É realmente uma pena que o livro não tenha te cativado tanto. Ás vezes nós criamos expectativas demais e elas não são superadas. Eu adorei a capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid!

      Sim, acho que meu problema foi a expectativa... Se puderes, leia sim. E fica tranquila que nem precisa ter lido nada da Austen ou ser super fã, pra ler Austenlândia... Depois me conta!

      BB,
      L

      Excluir
  5. Excelente resenha! Pena que você não gostou tanto assim do livro :/ Eu não sou fã da Jane Austen então acredito que eu não iria gostar nada dessa obra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gabi!

      Muito obrigada! :3

      Pois é... Acho que criei muita expectativa... Mas ó, não precisa ser fã da Austen pra ler Austenlândia não viu?! Se puder, leia, depois me conta!

      BB,
      L

      Excluir
  6. Nunca li nenhum livro da Jane Austem, então acho que não iria me conectar bem com o livro.
    Mas a historia é bem interessante, quem não iria querer viver em um cenário do seu livro preferido?...
    É bem chato quando criamos expectativas demais e o livro acaba por não ser aquilo tudo que prometia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Aline!

      Sim, quem não iria querer hein?! Viver no cenário de seu livro favorito... Foi uma das coisas que amei em Austenlândia, a ideia é muito boa! Como eu disse nos outros comentários, nem precisa ter lido e nem ser fã da Austen pra ler Austenlândia... Na verdade, acho que foi meio a "falta" das colocações espertas dela que me fizeram tanta falta... Rs... Se puder, leia, depois me conta!

      BB,
      L

      Excluir
  7. Eu conheci primeiro o filme e só agora estou vendo que tem o livro, mas como não assisti ainda, poderei ler sem ter influências, e essa capa é linda!
    Eu gostei bastante do enredo! Quem não deseja que o amor platônico literário seja real, isso acaba até nos decepcionando por na verdade não existir alguém assim.
    Eu ia ler, até você falar que a narrativa é em terceira pessoa, eu não gosto, me sinto muito distante do personagem, não é a mesma coisa :/ E ela é imatura na escrita...
    Agora não sei mais se leio

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ler um livro com a expectativa alta realmente não é uma boa coisa, sempre acaba não aproveitando tanto o livro. Espero lê-lo, mas não espero muito dele, espero que goste, também gostou muito de Jane Austen.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada da Jane austen, mas pretendo ler Orgulho e preconceito ainda esse ano, ao menos esta nos meus planos fazer isso kkkk Assim que vi sobre esse livro achei meio estranho, mas creio que pra quem for fa, deve ter ficado super ansioso para conhecer sobre ele... por isso lerei ele depois que conhecer Orgulho e preconceito!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lili!

    Só assisti a adaptação de Austenlândia, não gostei muito, mas adoraria ler o livro! Ouvi falar dele recentemente, já que foi lançado há pouco tempo, e o filme também conheci agora. Não gostei, como você, da narrativa ser em terceira pessoa, não sabia que era assim. Já me acostumei a ler livros cuja história é contada pelos personagens, é melhor para nós entendermos seus pensamentos e a maneira como veem o que acontece ao redor deles. :) Acho que ainda assim, eu o compraria para ler. Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiee.
    Eu ainda não li esse livro, mas gostaria muito de ler, só pelo fato de ainda nunca ter lido nada da Jane Austen, todo mundo fala tão bem dos livros dela e Austenlandia, parece ser um livro super legal.
    Quero conferir, quem sabe se torne um dos meus favoritos né.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  12. Achei a capa linda!! Que bom gosto a protagonista tem!! Mr Darcy é tudo de bom, ainda mais na pele de Colin Firth... Eu gosto muito dos livros da Jane Austen, principalmente Orgulho e Preconceito, mas esse livro não me interessou muito. Fiquei com vontade de ver o filme, se eu gostar talvez leia.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. OI Lili,

    Acho que um pouco da sua frustação, é gostar demais da escritora e do mundo Austen, talvez, para os leigos a impressao seja outra, ja que uma história onde envolve uma pessoa que praticamente viaja para dentro dos lugares do seu livro predileto tem tudo para ser um sucesso.
    Eu nao gosto muito de narrativa em terceira pessoa, ach oque falta contato, fica muita coisa no escuro. E ó, melhor ter levado um mes na leitura do que abandonar não é ?

    ResponderExcluir
  14. Não sou fã de Jane Austen, portanto, provavelmente eu não curtiria esse livro.
    =(
    E como eu disse no outro post, estou dando chance apenas para livros 5 estrelas, pois já tenho uma fila muito grande pra ficar perdendo meu tempo com livros mais ou menos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails