Resenha: Colin Fischer de Ashley Edward Miller e Zack Stentz

Título: Colin Fischer
Autores: Ashley Edward Miller e Zack Stentz
Editora: Novo Conceito
Gênero: Young Adult, Mistério, Ficção
Ano: 2014
Páginas: 176
Compare preços

Sinopse: Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…

Colin Fischer é uma menino bem peculiar de 14 anos, que está entrando para o colegial. Ele tem cartões com expressões faciais para compreender o que as pessoas estão tentando demonstrar, não gosta de ser tocado por ninguém, não gosta de barulho alto, evita contato visual e vive com o “Caderno” onde anota tudo que vê, principalmente o comportamento das pessoas, para tentar entender o que acontece a seu redor. Além disso, ele é muito inteligente, especialmente quando se trata de matemática, que ele adora, mas ele não se socializa muito bem com as pessoas.

Danny não respondeu à pergunta do irmão. Sabia que era apenas uma parte do roteiro social de Colin e não fazia segredo de seu ódio pela natureza forçada, quase robótica, das relações do irmão dele. [Pág. 15] 
Sua peculiaridade não é à toa, pois ele tem Síndrome de Asperger. Pelo que andei pesquisando essa síndrome “é frequentemente considerada uma forma altamente funcional de autismo e pode levar à dificuldade de interagir socialmente, comportamentos repetitivos e falta de jeito”. E isso descreve Colin. Ele acaba sofrendo bullying na escola por ser “diferente”. Às vezes fisicamente, outras verbalmente.
[...] Ele não gostava de ser tocado por nenhuma pessoa, nem mesmo pelos pais, embora fosse tolerante quando devidamente informado. [Pág. 18]
Quando um incidente ocorre na cantina da escola e um tiro é disparado, Colin, que adora investigação (ele é fã de Sherlock Holmes e do seriado C.S.I.), vai tentar descobrir o culpado e inocentar aquela pessoa que desde sempre o atormentou na escola. Nós embarcamos nessa aventura junto a ele na tentativa de descobrir o que aconteceu e enquanto isso vemos algumas evoluções em relação a sua vida familiar e dele próprio.
No início da leitura, conforme fui percebendo suas peculiaridades, imaginei que ele teria algum tipo de autismo, mesmo que não conheça muito o assunto, ele me lembrou um personagem autista que vi no filme "Código para o Inferno". Inclusive, no livro ele é comparado por alguns à um personagem autista do filme Rain Main
- Fui diagnosticado como altamente operacional, mas ainda tenho poucas habilidades sociais e problemas de integração sensorial que me dão déficits graves na área de coordenação física. [Pág. 37] 
Colin é um personagem que gostei bastante. Não havia lido nenhum livro com alguém com qualquer forma de autismo, e achei muito interessante como os autores criaram o personagem. Não sei se algum dos autores é perito no assunto, ou se conhecem alguém com a síndrome ou algo do tipo, mas a forma como abordaram foi importante para conhecermos um pouco sobre como podem agir e pensar, aqueles que a possuem. Colin evolui seu jeito de ser conforme às páginas e também em seu ambiente familiar.

É um livro bem curtinho, menos de 200 páginas, e dá pra ser lido em um dia tranquilamente. Sua diagramação é muito boa, com letras num bom tamanho, afastado das margens e há a mudança da fonte em algumas ocasiões, por exemplo, quando ele escreve em seu caderno ou no início de cada capítulo onde ele conta algum fato, seja da sua vida, seja sobre a doença, etc. Acredito que daria pra ter mais história pela maneira como o livro terminou. De qualquer forma, gostei muito do livro e recomendo sua leitura.

* Descrição da capa: A capa é muito interessante e representa bem a história. Ela conta com um fundo azul e um menino de camisa laranja, sem rosto ou mais precisamente com a face invisível, aparecendo somente os óculos e o cabelo. Ao fundo vários rostinhos desenhados com expressões faciais e o que cada uma delas significa. Exatamente como os cartões que Colin coleciona para saber o que cada expressão facial pode significar. 

* À pedido da Aninha, tentarei fazer ao final das resenhas, uma breve descrição das capas, para aqueles que visitam o blog e possuem alguma deficiência visual e querem ter uma ideia de como são as capas dos livros resenhados. (Andresa)

6 comentários:


  1. Oi Andressa,

    Acho que a grande maioria dos parceiros já leu o livro né?
    Por ele ser mais curtinho, rápido de ler e tal.
    Eu estou na pequena lista dos que ainda não leu, mais irei ler em breve e acredito que irei gostar pelo que tenho lido sobre ele nas resenhas.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro já me ganhou na sinopse, eu só li um conto sobre um personagem com essa síndrome, mas livro ainda não li... O ruim é que todas as vezes que vejo um livro com essa temática a idade do personagem é sempre nessa faixa, queria ler algum com uma idade maior, com romance, para saber como é.
    Gostei da sua descrição da diagramação e tal, nunca vi ninguém fazendo, parabéns!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Um livro que ficou meio na duvida si leio ou não.
    Tipo acho interessante o assunto do livro um menino com síndrome de asperger, é muito difícil de achar livros com essa temática, porem agora tem tido muitos livros relacionados a algumas doenças.
    São muito especiais essas crianças que tem qualquer tipo de síndrome. Acho que seria realmente bom saber mais sobre Collin. Que legal da sua parte colocar a descrição da capa, não vejo isso em outros blogs *-*
    Bela resenha *-* Sera uma das minhas futuras leituras :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Andresa, eu sou mãe de um Asperger e nem preciso dizer que o livro me conquistou de cara. realmente, Asperger é um Autista de alta funcionalidade, ou seja, tem a parte de isolamento, mas são muito inteligentes. Respondendo um outro comentario acima, dificil ter um romance baseado num asperger, ja que ele tem uma dificuldade enorme de relacionamento com amigos, imagina com namorada. Mas tem um filme que trata isso, nao me recordo agora o nome. Nao sei como vai ser tratado neste livro, mas, mesmo o rapaz fazendo bullying com Colin, eles tem um espirito de justiça muito grande, acredito que por isso ele vai tentar inocentar o rapaz.

    ResponderExcluir
  5. Que livro interessante! Já tinha ouvido falar mas nunca li nada sobre a síndrome de Asperger e achei muito inteligente da parte dos autores falar sobre um assunto assim não tão comum. Gostei do personagem e fiquei curiosa pra saber sobre a investigação (tal como ele também sou viciada em CSI). Espero poder ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo fala tanto desse livro e elogia tanto, que eu acabo ficando na dúvida sobre ele... Por mais que eu me esforce não consigo me identificar com a história, não desperta meu interesse. E não sei explicar porque... Acho que é por causa da capa. Sei que não se deve julgar um livro pela capa, mas ainda não me convenci a ler.

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails