Resenha: Segredos e Mentiras de Diane Chamberlain

Título: Segredos e Mentiras
Autor: Diane Chamberlain
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção, Drama
Páginas: 288
Ano: 2014
Compare preços

Sinopse: Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer. A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida.Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara.Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões.Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?

As pessoas com as quais convivemos todos os dias são incrivelmente complexas. Cada uma a sua maneira, com minúcias e particularidades que provavelmente nunca saberemos. A verdade é que nossos relacionamentos, mesmo aqueles que para nós são essenciais, podem muito bem estar cercados por espelhos. Espelhos que escondem, disfarçam e ocultam. Que nos impedem de conhecer totalmente a quem jurávamos ter tanta intimidade e confiança. E o principal, espelhos que refletem. Refletem a nós mesmos e nos mostram só aquilo que queremos ver. E se um dia, por acaso, esses espelhos se partirem, os cacos nos deixarão marcados para sempre.
Tara, Emersson e Noelle eram inseparáveis desde a faculdade. O laço que forjaram também incluía Sam, que posteriormente se casaria com Tara. As três viviam felizes, Emy e Tara com suas famílias e Noelle trabalhando de parteira e cuidando de seu jardim. Mas de uma hora para a outra suas vidas começam a desmoronar, repentinamente, como um castelo de cartas atingido por um vento forte. Noelle, a parteira apaixonada, entusiasta de causas sociais e uma rocha para todos, comete suicídio. Tara e Emy se desesperam, em meio a culpa, tentando entender o que levara alguém que elas pensavam conhecer tão bem a esse extremo. Após descobrirem alguns fatos estranhos e encontrarem uma carta inacabada para alguém desconhecida chamada Anna, as duas mulheres embarcam em uma jornada a fim de descobrir quem realmente fora Noelle. O que elas não sabem é quão duras serão algumas dessas descobertas e o quanto elas afetarão suas vidas, ou o que elas pensam serem suas vidas.
"Juntas, nós duas sabíamos tudo o que se poderia saber sobre Noelle. Ainda assim, na minha frente jazia a prova ­- nossa amiga, que se fora para sempre ­- de que, na verdade, não sabíamos de nada."
Algo bem interessante sobre esse livro é a forma de narração alternada entre vários personagens. Isso facilita a ambientação e traz mais proximidade com o enredo. Além de os fatos serem narrados em paralelo, passado e presente. A escrita flui agradavelmente, simples mas ao mesmo tempo bem trabalhada, envolvente, costurada com emoções e sensações.

A leitura não é leve, mas não chega a ser forte. Fica bem equilibrada entre esses dois extremos, trazendo uma densidade confortável, que envolve e prende. As personagens são complexas, com defeitos, medos e particularidades. A autora soube muito bem construir cada uma delas, desenhando com perfeição um quadro que aproxima e gera afinidade. 

A história é surpreendente, despretensiosa e encantadora. Mostra uma teia de mentiras, e pessoas lidando com o medo do desconhecido, o medo de quem já fora quase da família. Mostra alguém fraco, que não foi capaz de aguentar o peso das revelações que tinha para fazer, mas também acabou não suportando manter isso para si por muito tempo.

É incrível a forma que a autora consegue entrelaçar duas histórias diferentes, unindo-as em um clímax incrível. Minha única ressalva que não chega a ser negativa, é quanto ao final. Achei muito abrupto, sem muito detalhamento. Ficou um "gostinho de quero mais".

Esse livro fala do quanto nós podemos suportar por amor. Fala de manter segredos e de quanto eles podem acabar nos custando. Fala de erros, consequências, culpa e dor. Mas também fala de uma amizade impenetrável e questiona duramente nossa capacidade de perdoar.

Uma leitura repleta de surpresas, reviravoltas e segredos. A cada página virada vem uma nova descoberta e várias possibilidades. Reflexões e muitos pensamentos são marcas deixadas por esse livro, que a princípio parecia ter bem menos a oferecer.

Descrição da capa*: Ela mostra uma mulher quase segurando sapatinhos de bebês, não mostra seu rosto, apenas seus braços, e os sapatinhos parecem estar em cima de uma carta. E possui a frase "Uma mentira salvará uma família. A verdade destruirá outra. Qual você escolheria?"

* À pedido da Aninha, tentarei fazer ao final das resenhas, uma breve descrição das capas, para aqueles que visitam o blog e possuem alguma dificuldade visual e querem ter uma ideia de como são as capas dos livros resenhados. Não sou muito boa em descrições, mas vou tentar! (Andresa)

5 comentários:

  1. Parece interessante, mas no momento não é o que procuro para leitura. Quero algo mais pesado. Pesado mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler esse livro desde quando soube do seu lançamento. Adoro dramas e esse parece ser muito envolvente, cheio de mistérios e revelações. Estou muito curiosa para saber mais a respeito da Noelle.

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. O livro parece bom bastante segredos eu gosto de mistérios,nunca tinha ouvido falar mas que bom que as resenhas existam,tbm gostei da descrição da capa,muitas pessoas não notam o significado,e são escolhido com tanto cuidado que um pouco de atenção é sempre bom :)

    ResponderExcluir
  4. Este livro é bem envolvente mesmo, e segredos não faltarão.... Sobre a descrição da capa, realmente fiquei feliz. São pequenos gestos de inclusão como o seu, Andresa, que fazem toda a diferença em uma sociedade que caminha a passos firmes, mas lentos, em direção a acessibilidade.

    ResponderExcluir
  5. Sou deficiente visual e gostaria de parabenizar a atitude de descrever a capa do livro, me surpreendeu positivamente! Espero que continuem adicionando esse conteúdo importantíssimo para nós DVs nas próximas resenhas. Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails