Resenha: Extraordinário de R. J. Palácio

Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palácio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Gênero: Drama
Páginas: 320
Compare preços

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Oie gente! Estou ansiosa, nervosa, emocionada, excitada, feliz, e tantos outros adjetivos que descreveriam minha emoção, mas que não caberiam aqui. E tudo isso, pois hoje, vim falar de um livro que pra mim, foi a melhor coisa que li ano passado, e sim, também uma das melhores leituras da minha vida! E X T R A O R D I N Á R I O de R. J. Palácio. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer imensamente, a autora, Palácio muito, muito, muito obrigada.

Ao contrário do que aconteceu com muitos amigos e conhecidos meus, que leram muitas resenhas, propagandas, e acompanharam todo o burburinho do livro na blogosfera, no meu caso, fui contra a maré... Estava eu, navegando nas "torturões" (pra quem não conhece o termo, existe no meu dicionário, é uma mistura de tortura+promoções) dos submarinos da vida, e dou de cara com essa capa interessante, daí, li a sinopse, e nem pensei, coloquei no carrinho. Mas o que aconteceu? Não veio! Sério! O sub entrou em contato depois, me dando crédito para a próxima compra e tal... E minha leitura foi adiada... até o meu aniversário, onde minha irmã linda que eu amo muito, me presenteou! Assim que ganhei, fiquei mais ainda curiosa, nunca tinha ouvido falar da autora, de qualquer outro livro dela ou que a mencionasse, e como os outros livros que eu tinha ganhado eu já tinha lido em e-book, resolvi ler primeiro o Extraordinário. E não foi nada, mas nada mesmo, do que eu imaginei que seria. Foi muito, mas muito melhor!


A história...


O August me prendeu nas primeiras páginas, de cara fiquei encantada com o "jeitinho Auggie de ser". Que menino incrível! Inteligente, sarcástico (na medida certa), educado, maduro para a sua idade (ele tem 10 anos, mas faz aniversário durante o livro...), sensível... E como as minhas emoções no início, também me faltaria espaço para falar do Auggie...

O livro é basicamente narrado sobre a perspectiva do Auggie, mas temos o privilégio de também ouvir a narração sob os pontos de vista da sua irmã Via, seus amigos da escola Summer e Jack, de Justin (namorado da Via) e Miranda (amiga de infância da Via e também do Auggie). E isso é o máximo, pois nos mostra realmente, que toda história tem várias faces... Literalmente!

Como diz na sinopse, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, não sabemos em detalhes como é o rosto dele, mas no decorrer da leitura, temos uma ideia...
Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que os outros não ficam encarando as crianças comuns aonde quer que elas vão. Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.
Devido a essa condição, ele sempre estudou em casa, mas então, seus pais sugerem que ele inicie a vida escolar em uma escola de verdade, uma escola comum. Ele, é claro, fica assustado, receoso no início, mas seus pais prometem, que ele pode abandonar a escola, se surgir algo, se ele tiver um bom motivo pra isso. E com essa "promessa", ele dá esse passo... E aí "começa" a jornada do Auggie (socialmente falando...). Ele terá que enfrentar pessoas novas, adultos, crianças da mesma idade, muitas delas... E com isso, olhares, julgamentos... Nada fácil não é?!
Acho que é como o Toque do Queijo, do livro Diário de um banana. As crianças tinham medo de encostar em uma fatia de queijo mofado na quadra de basquete. Na minha escola, eu sou o queijo mofado.

O que eu amei...

Eu amei, que Palácio conseguiu transmitir sua mensagem, mas sem ares de "lição de moral", ao contrário, é de uma maneira leve, divertida, engraçada, tocante...

O livro fala de preconceito, não só do preconceito com um rosto "deformado", mas o preconceito em geral, sem ser clichê, ou piegas (fiquem tranquilos não é nada de auto ajuda). Te faz pensar sobre o assunto, e você o faz sem saber que está fazendo. Sem eu perceber, ele me fez refletir em tantos aspectos da minha vida, e também em situações já vividas, principalmente quando eu li os pontos de vista dos outros personagens (a família e os amigos dele), foi esclarecedor e enriquecedor em medidas iguais...

O Auggie, na escola, vive o início de uma jornada, que pra qualquer criança "comum", já é complicado, imagina uma criança na "condição" dele... O mais incrível em tudo isso, é que mesmo na sua condição, ele nos mostra o valor de coisas, de sentimentos, que muitas pessoas esquecem ou já esqueceram há tempos, gentileza é a maior delas...
Preceito de setembro do Sr. Browne:"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."
Essa frase é do Sr. Browne, o professor de inglês do Auggie. No início do ano letivo, ele propôs aos alunos, todo mês, escolher um preceito, pode ser uma frase famosa, ou uma frase autoral... Achei um plus a mais na história do Auggie! Amei o Sr. Browne! E as frases dos alunos? Perfeitas!

O que mais me surpreendeu e ao mesmo tempo me cativou no August, além da sua força, sua inocência, foi a sua autoconsciência sobre si mesmo. Sim! Ele sabe exatamente COMO é. Mas isso, não muda QUEM ele é!
...deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós...
Extraordinário, me fez rir, sofrer, chorar, me comover, me revoltar... Junto com a família e os amigos do Auggie, e é claro, com ele próprio! August é tão "normal", que se não fosse pela maneira como as pessoas o tratam, nunca saberia que ele tem alguma coisa (fisicamente falando). Percebemos isso com mais clareza quando a narração está nas mãos de outra pessoa... Ainda assim, é impossível não se apaixonar pelo Auggie...
"Grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração"
Esse é o Auggie! Um imã de energias positivas... A amizade verdadeira, evidente em poucas palavras... Um menino que só queria ser "normal"... Entretanto ele ainda não sabia, que pessoas extraordinárias, nunca seriam pessoas "normais"...
"você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário."

Melhor quote...
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo. (Auggie)"


Beijo, beijo,

7 comentários:

  1. Olá Lili!! Tudo bem??
    Já li tantas resenhas ótimas sobre este livro e consequentemente elas fazem crescer ainda mais a minha vontade de ler este livro e sua resenha está ajudando mais ainda...Acho linda esta historia e espero poder ler ela em breve!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Gentee, exatamente o que achei do livro! Ótima resenha haha me fez me lembrar das risadas que dei, da dó e pena que senti durante a leitura e da raiva de alguns personagens tb.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Lili, superempolguei com a sua resenha... Não conheço a autora e nem li nada parecido ainda, mas vc me contagiou!
    =)

    bjx

    ResponderExcluir
  4. Resenha show Lili...já li o livro e é maravilhoso,foram muitas emoções neste livro.tbm ri,chorei,sofri,me comovi e revoltei mas vejo praticamente todos os dias o preconceito na cara,nas palavras ou nas atitudes das pessoas muitas vezes até da própria família é revoltante é bastante complicado trabalhar com neurologista,só vale a pena pelos pacientes que são encantadores e cheio de vida que mesmo com uma deficiência física ou mental são melhores que muitas pessoas ditas "saudáveis" .

    ResponderExcluir
  5. Essa história é linda. Incrível e cheia de quotes maravilhosos, coisas que vou levar pra vida mesmo...
    Só achei que pelas coisas terem se ajeitado e ficado no jeito "felizes pra sempre" eu entendi como falha do livro... a vida real não é assim... mas,, se enxergarmos como ficção tudo aquilo... passa batido. Ela é uma escritora maravilhosa! quero muito ler outras coisas dela.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é realmente extraordinário!! é o tipo de livro que muda a vida da gente! Recomendo sua leitura para todos!!

    ResponderExcluir
  7. Eu ameeeiiiiii!!!!
    Essa história é Extraordinária.
    ♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails