Resenha: Quando Eu Era Joe de Keren David

Título: Quando Eu Era Joe
Autora: Keren David
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633398
Ano: 2014
Páginas: 318

Sinopse: Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.

Mas o que mais temo é aquilo em que estou me transformando por dentro. [Pág. 150] 
Ty é um menino de 14 anos que testemunha um crime e por isso acaba sendo perseguido pelos culpados que o querem silenciar para que não testemunhe em julgamento o que aconteceu. Com isso, a polícia resolve colocá-lo em um serviço de proteção a testemunha e então ele e sua mãe se mudam para uma nova cidade para começar uma nova vida de mentiras. Ty agora é Joe, entra em uma nova escola, muda sua aparência como disfarce, só que o que não imaginou é que acabasse fazendo certo sucesso com as meninas e no esporte, coisa que na sua escola anterior era impossível, pois ele era invisível.

Joe e sua mãe terão que lidar com todas as mentiras e mudanças em suas vidas e com possíveis ataques à sua família para ferir Joe. Além disso, Joe parece que não consegue ficar fora de encrencas e chamar atenção para si na escola. Como eles irão lidar com essas pessoas perigosas? Será que foram encontrados? Será que podem confiar em todos? Mistério e suspense é o que encontramos nas páginas de Quando Eu Era Joe...

Enquanto lia achei a história interessante e com um tema diferente do que estou acostumada, apesar de que mostra mais Joe na escola do que lidando com outros problemas, mas os personagens não me cativaram, Joe não se destacou a meus olhos e isso afetou o que achei do livro de modo geral. Ele às vezes parecia ter dupla personalidade, uma hora calmo e gentil e na outra revoltado, não entendi todas suas mudanças de humor.

Algumas coisas não são respondidas no inicio do livro, por exemplo, o que exatamente aconteceu nessa cena do crime que Ty/Joe viu (morreu alguém, mas não explica mais que isso), quem eram as pessoas envolvidas, seu passado na escola com um amigo que mais parecia um inimigo de vez em quando, etc. Isso só aparece no final, nos prendendo com a leitura.

Joe narra sua história em primeira pessoa, de forma simples. A diagramação é boa e os capítulos não são longos. Enquanto lia senti certa diferença sobre a ambientação com outras leituras. Há palavras que Joe fala, onde tem a explicação no rodapé, que não são típicas dos norte americanos como estou acostumada, e sim da Europa, onde o livro é centrado.

O livro retrata vários assuntos que não imaginei ao ler a sinopse, como gangues, bullying, violência, automutilação, dentre outros. Quando se aborda temas assim, mesmo que sem muito aprofundamento, é sempre bom para alertar as pessoas. Nesse caso o livro se passa em Londres e parece que há muitas gangues atuando em algumas áreas, meninos andando com facas nas ruas como se fosse comum. Não sei se a autora se baseou em alguma coisa ao escrever, mas foi uma visão diferente pra mim.  

No fim há o primeiro capítulo da continuação da trilogia, intitulado “Quase Verdade”. Até agora o livro tem recebido boas avaliações no Skoob. Eu achei bom, não ótimo, mas ainda assim recomendo a leitura e pretendo ler a continuação, ainda sem previsão de lançamento.

16 comentários:

  1. Olá Andresa! Estou curiosa pra ler esse livro desde que ele foi lançado, pela sinopse e é claro sua resenha o livro parece ser um pouco diferente do que estamos acostumados a ler. Achei bacana o fato de ser narrado em primeira pessoa, mas fiquei desanimada com os personagens.. hehe acredito que em uma leitura o que mais conta são os personagens e quando não simpatizamos tanto assim com eles se torna chato!!! Mas quero muito ler esse livro! Ótima resenha! Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhh, fiquei curiosa! Adoro livros assim, que me deixam vidradas neles até o fim. Sua resenha + a sinopse me deixaram com ainda mais vontade de lê-lo. Sobre o não encantamento com personagens, acredito que talvez, eles possam ser melhor trabalhados nos outros livros né? Como é uma trilogia, muitas vezes os autores acabam deixando isso para depois. Já vi isso em outros livros. Já ta na lista de desejados. <3

    ResponderExcluir
  3. Puxa, não pensei que se tratava de tantos temas atuais. Quero muito ler essa trilogia.

    ResponderExcluir
  4. Eu li uma resenha sobre este livro que me fez colocá-lo entre os meus desejados (rs). Então, ao ler a sua opinião, vi que provavelmente também não me encantarei com o Joe. É difícil quando a história se centra muito mais no personagem do que em tornar factível tudo o que está acontecendo. Essa sensação de que ele teria "dupla personalidade" me pareceu ser devido às mudanças abruptas na personalidade do personagem que não foram devidamente justificadas pelo contexto trabalhado na obra. Quando você mencionou que sequer fica claro qual foi o crime do qual Joe é testemunha, essa hipótese ficou mais forte.
    De qualquer modo, continuo desejando conhecer o livro pelos seus pontos fortes que ainda me atraem (rs).
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quando vi este livro pela primeira vez, como lançamento, fiquei com vontade de ler, mas diminuiu um pouco ao ler sua resenha! Não que pareça ser um livro ruim, assim como você falou, parece ser bom mas não ótimo. Mas eu gostei do enredo, apesar de ter imaginado algo completamente diferente, por abordar temas da sociedade atual, como o bullying e auto mutilação, deve ser uma boa leitura, não sabia que tinha continuação! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não me interessei por esse livro de primeira, mas depois de saber sobre o que ele se trata, uma vontadezinha de ler nasceu. Tem uma capa meio boba, vamos admitir; mas tem um enredo profundo, e se Ty (ou Joe) for como eu estou pensando que seja... meu Deus, eu preciso ler esse livro!

    ResponderExcluir
  7. A sinopse não revela muito sobre o livro, e se eu fosse ler apenas a sinopse eu certamente não leria Quando eu era Joe, mas saber quais assuntos é tratado no livro me fez querer saber um pouco mais. Só espero que a continuação venha rápido.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  8. Já li várias resenhas positivas sobre
    este livro... Antes de ler estas resenhas, o livro nunca havia chamado minha atenção. Mas depois de ver como o enredo e a estória prendem o leitor, mudei minha opinião.
    Quando puder, lerei este livro.

    ResponderExcluir
  9. Nossa o livro parece ser bem melhor do que eu imaginava, confesso que quando eu li a sinopse não me interessei muito pelo livro, mas agora com a resenha, quero muito poder ler, e é complicado né, se mudar, mudar de aparência de tudo para que não seja percebido, mas ai acaba que não se consegue parar de chamar a atenção para si kkkkkkkk
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  10. Apesar de não ler muito o gênero,parece ser interessante com temas atuais,me fixei no momento em que você fala sobre a dupla personalidade eu não acho estranho para um adolescente,convivo com alguns e a característica deles é de total mudanças de humor(não todos)mas não sei até que ponto são essas mudanças,de qualquer forma toda essa situação deve ser bastante difícil,sobretudo adorei a resenha Andressa.
    PS:com tantas boas resenhas vc e a Lili vão nos enlouquecer pois quero ler td ao mesmo temo ;)

    ResponderExcluir
  11. Nossa sua resenha me despertou curiosidade, é muito interessante ler livros assim que tratam de temas que estão na atualidade e polêmicos e como vc falou que não ficou satisfeita com personagens vem ai os outros livros talvez eles sejam muito mais trabalhados pelo autor, creio que irei ler este pois não leio tantos livros deste gênero e adoro histórias que prendem o leitor :)

    ResponderExcluir
  12. acho que e um tema que esta bastante em alta no dia a dia, mas que eu nao sinto a menor vontade de ler :/ acho q deve ser uma leitura bem cansativa e estou numa epoca em q so quero ler algo que eu sei q vou gostar :P
    alem do q, acho a capa muito feia kk

    ResponderExcluir
  13. adoro livros assim com muito suspense e ação... vc vai lendo e nem sente o livro indo embora, quando vê ja acabou... rsrs
    eu não sabia que era uma trilogia... O_o
    mas uma trilogia pra minha lista... *-*

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua resenha, vi vários blogs parceiros da Novo Conceito recebendo esse livro mas não tinha lido nem a sinopse nem nenhuma resenha, agora fiquei curiosa, principalmente por abordar temas tão atuais. Não sabia que era uma trilogia, me desanimei um pouco porque a continuação não tem previsão ainda de quando será lançada por aqui, e eu odeio ter que esperar :/
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  15. Achei indiferente porque nunca li algo do tipo. Não posso nem dizer que não gosto, já que nunca li né? haha
    Vou procurar saber mais sobre ele. Não sabia que iria ter uma continuação...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Serio que o livro trata de tanta coisa sim? Jurava que só falava da proteção a testemunha e fim, agora comecei a me interessar pela historia, é uma trilogia?! Eita lele, nao da pra ser pobre no mundo literario.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails