Resenha: Enders de Lissa Price


Título: Enders (Starters #2)
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633602
Ano: 2014
Páginas: 285
Sinopse: Com o banco de corpos da Prime Destinations destruído, Callie já não pode alugar-se para os assustadores Enders. Mas os Enders ainda podem entrar em sua mente e obrigá-la a fazer coisas que não quer. Como machucar alguém que ama. Somente remover o chip salvaria a vida de Callie — mas isso também silenciaria a voz em sua cabeça que pode pertencer a seu pai. Callie tem lampejos de de memória de sua ex-locatária em sua cabeça, também… e Old Man retornou, causando medo. Quem é real e quem está se mascarando em um corpo adolescente?

Enders continua onde Starters terminou. Como é o segundo livro e tem muita gente que ainda não leu o primeiro, vou tentar falar o menos possível sobre a trama do livro.
“Senti como se meu estômago estivesse se retorcendo em um nó. Eu realmente detestava esse chip – essa coisa – na minha cabeça. Não ia deixar um Ender sinistro me controlar pelo resto da vida.” 
Em Enders o foco são os personagens chamados de ‘Metais’, que são todos aqueles que possuem o chip implantado pela Prime Destinations. Todos estão em perigo e serão alvo de perseguição... e os planos que o vilão tem para eles não são nada legais (grande novidade né, só que não)! Callie terá que além de salvar a si mesma, ajudar a todos os outros que são como ela. Mas ela será o principal alvo a ser caçado por ser a única com um chip alterado que dá a ela uma habilidade que pode ser muito valiosa nas mãos erradas.

Somos apresentados a um novo e importante personagem: Hayden. Não vou falar sobre ele, pois seria inevitável dar spoiler. Mas posso dizer que, pelo menos pra mim, ele foi um personagem misterioso, do tipo que não sabemos se podemos ou não confiar. Outros personagens que aparecem em Starters voltam, mas sem muito destaque.
“Eles não respondiam a nenhuma pergunta que eu fazia. Para eles, eu era apenas um rato de laboratório.” 
A narração continua pelo ponto de vista de Callie, que ainda tem atitudes que me desagradam, mas que me irritou bem menos que no primeiro livro. Ainda não entendi onde a autora quis chegar com alguns elementos ‘românticos’ (se é que posso chamar assim), mas no sentido de com quem Callie deve se relacionar. De início eu achei que haveria o casal Callie/Michael, depois Blake entra na história e a autora também trouxe um interesse feminino para Michael e agora em Enders aparece o misterioso Hayden... fiquei confusa se a autora quer ou não envolver os personagens em situações românticas. Depois de algumas revelações essa parte fica um pouco mais clara, mas ainda assim não sei qual foi a intenção da autora.  

Em relação à diagramação a editora seguiu o padrão de formatação e fonte do livro anterior. Só que o padrão da capa mudou um pouco, não na imagem, mas a capa anterior continha vários elementos em alto-relevo, enquanto em Enders só o título está assim. Além disso, dentro da capa de Starters tinham desenhos muitos interessantes de circuitos e chips e em Enders é branco, sem nada. Queria que tivessem seguido o mesmo padrão do anterior.

Enders começou bemmmm lento pra mim, sem muita ação ou novidades e só começou a melhorar depois de umas 200 páginas (o livro tem 283 páginas). Foi aí que as coisas começaram a acontecer e a leitura melhorou. Mas ainda assim o livro ainda não havia me conquistado. As últimas páginas contêm algumas revelações, reviravoltas e novidades.

Um detalhe que eu descobri mudou toda a minha visão/perspectiva do livro. Após ler e fazer a resenha, conversando com uma blogueira no Twitter, descobri que Starters é uma DUOLOGIA (a não ser que dê a louca e a autora resolva escrever mais, porque há contos curtos, que aliás foram disponibilizados gratuitamente pela Novo Conceito) e não trilogia como eu imaginava. E isso me deixou chateada porque sendo assim, acredito que a história acabou mal, sem um final decente e sem algumas explicações que eu quero desde o primeiro livro. Fora que algumas coisas foram corridas no final e resolvidas de uma hora para outra.

Não há elemento distópico nos livros e o que me fez ler essa ‘série’ foi exatamente o fato de ser dito como distópico, coisa que pra mim ele não é. Muita coisa não fez sentido e eu só percebi isso após conversar com alguém que estava lendo. Infelizmente não gostei muito do encerramento da duologia =(  

11 comentários:

  1. Ah, é realmente uma pena quando o autor não consegue fazer um bom desfecho ou uma boa sequência para o livro. Eu tenho Startes entre os meus desejados há muito tempo, simplesmente por ser uma distopia, mas confesso que sempre acabo colocando um livro à frente dele. Não tenho interesse real de conhecer essa duologia, mas acho que vale a pena arriscar a leitura para ter meu próprio ponto de vista sobre a história.
    Gostei da resenha. Foi sincera, mas muito respeitosa.

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Eu não tinha vontade de ler mesmo sendo "distopia" agora que eu sei que não tem nada de distópico e o final não foi bom, se havia alguma vontade certamente ela se esvaiu.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu era doido com Starters, mas era por causa da capa, acho a capa Linda demais... *--* poderiam ter continuado com o padrao da capa né... eu ganhei Enders na promoção que teve nos blogs... estou só aguardando ele chegar aqui... e tbm peguei todos os contos que foram disponibilizados... que triste que vc nao gostou do encerramento... =/
    mas quem sabe né.. pode dar a louca na autora e ela resolva escrever maus um livro...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Já vi alguns comentários negativos sobre o livro e realmente não quero encara-lo agora haha e como vc citou que começou bem lento eu não vou ler pq livros lentos eu acabo abandonando. Vou deixar para uma outra ocasião.

    ResponderExcluir
  5. Sério que é uma duologia? Bom, ouvi muita coisa dessa série. Uns amam, outros odeiam. Só sei que pra mim, das coisas que já li, não me parece ser algo tão distópico assim. Para quem já leu algo do gênero então... Ainda não li nenhum dos dois, estou esperando alguém me dar de presente. Sobre a autora escrever mais, acho que vai depender das vendas e de como o público aceitou esse final. Acho que pode acontecer, o que aconteceu em Maze runner, que é uma distopia tb, o autor - pra mim e pra muitos amigos meus que leram-, deixou muita coisa sem resposta. E aí ele acabou "criando" um 4º livro, com outros personagens.. para "explicar" o começo da história... e ver se agora tudo se encaixa. No fim, no meu caso, eu acabei realmente encaixando alguma coisa... mas até hoje fico encucada com outras e pretendo reler para ver se não deixei passar algo. Quem sabe essa autora não faz o mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Noossa eu não tinha a mínima vontade de ler essa serie, mas aí depois de algumas resenhas positivas estou com Starters e Enders para ler!!! Mas fiquei um pouco desanimada com Enders pelo fato do inicio ser lento!!! E sendo sincera eu não gostei muito dessas capas! hehehe Mesmo a Callie agindo de forma irritante as vezes acredito que deve contribuir muito pra compreender melhor essa personagem! curiosa quanto aos elementos românticos! heheheh

    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Sou louca para ler Starters, mas pensava que era mesmo uma trilogia! Que pena que o segundo livro não te agradou, principalmente o final, espero que a autora lance mais um. Sempre vejo tantas resenhas positivas sobre os livros, podia ter um final bom =/
    Gostei da resenha, é sempre bom conhecer os pontos negativos do livro antes de ler, assim não corremos o risco de nos decepcionar!
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser interessante ainda não li o primeiro livro o Starters,mas devo dizer que nunca senti tanta vontade de ler, e não sei o que pensar do livro ainda, não sei se devo ler ou não, me pego em duvida, mas pelo visto não vou gostar da protagonista não.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Nada nesse livro me interessou.
    Primeiro não gostei da capa, e segundo, a estória não me deixou com vontade de ler nem uma única página, então...
    Esse com certeza não está nem vai entrar pra minha lista de desejados, infelizmente :/
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  10. Acho que ainda não consegui ler uma resenha que me fizesse me sentir interessada pelo livro. Uma pena, odeio quando essas coisas acontecem :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nao conhecia essa de Duologia não, mas serio que é ruinzinho assim? Essas autoras viu, bem mas o quero mesmo assim para colocar junto na estante.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails