Resenha: Gregor e O Código da Garra de Suzanne Collins


Título: Gregor e O Código da Garra
Série: As Crônicas do Subterrâneo #5
Autora: Suzanne Collins
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501081902
Ano: 2013
Páginas: 400
Sinopse: Nesse último volume da série de Suzanne Collins, autora da série de sucesso Jogos Vorazes, Gregor precisa mais uma vez cumprir sua profecia e salvar a cidade de Regália. Porém, desta vez, de acordo com a Profecia do Tempo, o herói do Subterrâneo não sobreviverá à missão. E, conforme o dia da sua provação se aproxima, Gregor acha cada vez mais difícil lidar com tudo a sua volta ao mesmo tempo em que se conforma com o destino. Mas será que ele deveria se conformar? Bestseller do New York Times, Gregor – O guerreiro da superfície foi o livro de estreia de Suzanne Collins, a premiada autora de Jogos Vorazes (Hunger Games). “Uma estreia excepcional, bem escrita, cheia de ação e ritmo. Sucesso garantido entre os jovens fãs de literatura fantástica.” – Booklist “Ao contrário de Gregor, os leitores não vão querer largar o Subterrâneo.” — Publishers Weekly


Nada do que já experimentara na vida poderia tê-lo preparado para a visão de uma batalha entre humanos e ratos. [Pág. 57]
“Gregor e o Código da Garra” é o quinto e último livro da série As Crônicas do Subterrâneo (já posso chorar? Não quero que encerre a série =[ ). Dessa vez, Gregor se depara com a última profecia que o envolve e descobre que ela não prevê um final feliz para ele, mas ele terá que deixar isso de lado se quiser proteger os habitantes do subterrâneo que ele passou a amar.

Como todas as profecias anteriores, não será fácil desvendar o que deverá ser feito para ganhar a guerra com os ratos gigantes, liderados por Bane. Além disso, Gregor tem que lidar com o sentimento que passou a nutrir por Luxa e decidir se deve ou não se declarar. Uma guerra entre os habitantes e os ratos é certa e as vantagens parecem ser dos inimigos. Será que Gregor conseguirá ajudar a cumprir a nova profecia? Será que ele conseguirá escapar do destino que lhe aguarda na profecia?  
Sangue: era o que parecia haver por toda parte. [...] De repente, Gregor se tocou de que o objetivo principal de cada um dos lados era conseguir derramar o máximo de sangue do outro, eliminando-o, e, por um instante, ele foi tomado pela náusea. Mas então se lembrou do motivo que o levara até ali. [Pág. 60] 
No último livro a entrada de Lizzie, irmã do meio de Gregor que nunca havia descido para o subterrâneo, é fundamental para a história e ela tem que enfrentar o medo de descer e das criaturas lá em baixo, para levar uma notícia ao irmão e acaba fazendo parte de algo muito maior.

Quem leu minhas resenhas dos quatro livros anteriores (links no fim da resenha) sabe que sou apaixonada por essa série. Suzanne Collins criou um mundo diferente, onde alguns humanos vivem no subterrâneo e possuem sua própria cidade, Regália, abaixo de Nova York. A autora transforma bichos, que na vida real costumamos ter nojo ou medo, em criaturas que passamos a amar. Morcegos, baratas, ratos, camundongos, dentre outros, só que gigantes! Imagine um mundo assim!  Mas o legal é que ela fez com que essas criaturas tenham tanta personalidade, importância e seu papel na história como um personagem, que por mais que odeie esses bichinhos na vida real, é impossível não gostar delas no livro! Claro que me refiro às criaturas do bem, porque as malvadas, dessas eu quero distância rs.

Gregor evolui mais a cada livro e é incrível ver um personagem tão novo, 12 anos, com tanta maturidade. São tantas as responsabilidades que ele assume desde o começo da história que isso acabou fortalecendo-o. Uma das coisas que gosto bastante também é seu vínculo com Ares, seu morcego. A confiança e amizade entre eles é muito bonita. 

Solovet está de volta como comandante e vai pegar no pé de Gregor e infernizar sua vida. Ela é um dos poucos que não gosto. Os personagens dos livros anteriores (que sobreviveram) retornam. Eu amo tantos deles que vou apenas citar alguns: Ripred é um dos meus preferidos, junto com Ares, Boots e Gregor. Também gostei da maior participação de Lizzie, pois deu para conhecê-la melhor.
[...] Mas foi algo no olhar, o brilho de pura maldade vindo daqueles olhos, que indicou a Gregor que ele estava diante de uma categoria inteiramente nova de oponentes. [Pág. 70] 
A guerra final está para começar e com ela várias consequências, inclusive a morte de alguns. Em “Gregor e o Código da Garra” há momentos tristes e felizes, outros engraçados, aventura, ação, luta, um pouquinho de romance e vários outros elementos que podem agradar qualquer um. Como vocês já devem saber, sou manteiga derretida assumida e é claro que chorei com os momentos finais do livro. Chorei pelas consequências da guerra final, pelas perdas e porque é o último livro da série e eu não quero me despedir.

O único “porém” desse livro é que eu acho que Suzanne deveria ter escrito algumas páginas a mais para que as cenas finais fossem um pouco mais “finalizadas”. De certa forma, senti que faltou a resposta para uma coisinha que eu gostaria de saber. Apesar disso, o livro tinha que ser 5 estrelas e favorito! Todos os livros da série eu dei 5 estrelas, para verem com amo! É fantástica!

A série pode parecer estranha ou infantil para alguns, mas quem pensa assim não poderia estar mais enganado! O livro e seu marketing são voltados para o público juvenil, mas como eu sempre digo, é um livro para qualquer idade (com exceção dos mais novinhos porque tem cenas de batalhas, mortes, etc.) e até os adultos podem gostar. Eu recomendo muitíssimo essa série, que eu amooo de coração e acho que quem ainda não leu, deve comprar o primeiro livro agora e começar a ler que não irá se arrepender *-*

PS: continuo odiando a bolinha vermelha na capa do livro que diz que o livro é da mesma autora de Jogos Vorazes. Eu entendo que essa divulgação chama público, mas a bolinha poderia ser adesiva e não fazer parte da capa da série. Um o dois dos meus livros da série são com a bolinha adesiva e os outros possuem a capa com a bolinha fixa, o que deixa a capa feia =( 

9 comentários:

  1. Sou mais-que-fã da trilogia de Jogos Vorazes da Suzanne Collins, mas não sou muito ligada na autora. Leria sim, toda a série de Gregor, mas acho que nada substituirá minha preferencia por JV :)

    ResponderExcluir
  2. Amo a trilogia Jogo Vorazes, mas não sabia que a autora tinha escrito essa série nem sabia da existência dela.
    Ahhh insetos nojento! Mas fiquei curiosa para conhecer a história. Achava que era mais para o público infantil, mas parece que estava enganada. =)

    ResponderExcluir
  3. Não li nada da autora ainda, como comecei a assistir o filme Jogo Vorazes, vou ler os livros após.
    Agora essa série, se você não falasse que era boa, pouco ia me chamar a atenção. Um rato na capa! Sempre vi esse livro e bem, tenho nojo de ratos! Então não atentava muito para ele, mas sua resenha é ótima para dar uma visão do que se trata o livro. E como você disse que ela dá muita personalidade aos seres, então deve ser bom. E como é uma série que terminou, creio que compensa a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa série, mas fiquei bem curiosa por causa dá profecia rs não li Jogos vorazes nem nenhum outro livro da Suzanne, mas essa série parece muito legal.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa série,mas não me agradou muito não.
    Não sei porque.

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de Jogos Vorazes tinha conhecimento dessa série tanto que quando lançou o primeiro quase comprei a história parece ser boa e animada mas me lembra um filme

    ResponderExcluir
  7. Não acompanho a serie, mas só pela sua resenha e só de saber que a autora é a Suzanne já fiquei pirando!
    O gregor parece ser um personagem incrivel e isso é tão bom, pelo menos eu o que mais me cativa em um livro são os personagens e eu amo quando são bem amadurecidos, de personalidade forte e corajosos!! Não gosto de personagens frescos! rs
    Ameia resenha!!

    Beijos!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nao sei se lamento ou nao o fim da serie, eu curto muito ela, mas fico feliz quando uma serie termina. Ah eu nao gosto de livro infanto, mas gregor realmente e pra todas as idades, amo as cenas de batalha e os misterios envolvidos, serem quero resolver antes do fim rs
    Uma coisa que acho legal na serie e justamente isso que falou, podemos ver no decorrer dos volumes o amadurecimento do personagem, achei incrivel. Desde o 3 vejo isso de envolver outros entes familiares na historia, tomara que isso tenha sido bem legal.
    Espero ler em breve e completar minha colecao.
    bj

    ResponderExcluir
  9. Gente eu tenho 22 anos. Nao li jogos vorazes ainda.. to tentando superar gregor kkkkkk.. pq sinceramente eu to vinculado a ele. Kkkk.. pq eu adorei o livro. Mas do que qualquer um.. e acredite. Derramei algumas lagrimas. Com as perdas no livro. Mas e suupeeeer fantastico o livro. Meu deus! Paixao infinita.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails