Resenha: Polícia Paranormal de Kiersten White

Título: Polícia Paranormal
Autora: Kiersten White
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501090836
Ano: 2013
Páginas: 384
Compare preços
Sinopse: Evie trabalha para a Agência Internacional de Contenção Paranormal: sua melhor amiga é uma sereia, seu ex-namorado é uma fada, ela está se apaixonando por um transmorfo e é a única que pode ver através do glamour paranormal. Masa chegada de Lend, um metamorfo misterioso, e muito, muito gato, à AICP vai despertar várias dúvidas que Evie não sabia que carregava dentro de si. Seria ela mesma uma paranormal? Seria a AICP tão nobre quanto parece?


Evelyn (Evie) é uma adolescente de 16 anos que desde os 8 trabalha na Agência Internacional de Contenção Paranormal (AICP). Antes disso ela vivia trocando de casas adotivas, até que um dia ela conseguiu enxergar uma criatura sobrenatural através de seu glamour e assim foi levada para a AICP. O glamour é um artifício utilizado por seres sobrenaturais (vampiros, fadas, lobisomens, etc.) para esconder sua verdadeira aparência aos olhos humanos. Mas Evie é a única no mundo que tem o dom de enxergar a verdadeira forma desses seres. Sua tarefa é ir a missões e capturar seres paranormais, que depois serão classificados e neutralizados.
[...] Claro, talvez eu estivesse flertando, um pouco. Pode me culpar? Os únicos caras que eu encontrava eram velhos demais, meio monstros, cadáveres ambulantes ou imbecis imortais. Pelo menos Lend tinha a idade mais próxima da minha, o que quer que ele fosse além disso. [Pág. 44]
A chegada de Lend no AICP muda sua vida. Ele é um ser ainda não classificado, ninguém sabe exatamente o que ele é, mas ele assume a forma de qualquer humano e paranormal. Sem saber exatamente o motivo, Evie começa a se aproximar cada vez mais de Lend e essa aproximação acaba se tornando em uma amizade que vai evoluindo aos poucos para algo mais. A chegada de Lend também faz Evie duvidar sobre a AICP e sobre ela mesma.
[...] Mas aprendi do modo mais difícil com as fadas. É tudo sobre possessão e tirar vantagem e, diferentemente dos garotos humanos em todos os programas de TV, elas não estão nessa por sexo. Não podiam se importar menos com isso. Elas querem seu coração, sua alma. Eu nunca ia dar a minha para Reth. [Pág. 38] 
Outro ser na vida de Evie é Reth, fada e seu “ex”, se é que podemos chamá-lo de ex. Ele está o tempo todo insistindo para ela ficar com ele, mas Evie sempre foge. As fadas não são seres confiáveis e se importam apenas com seus próprios desejos. Reth quer Evie e ele fará o que for preciso para conseguir isso.
[...] Fadas não davam a mínima para sexo e contato físico, mas se importavam com manipulação, e Reth sabia o quanto eu estava faminta por contato – qualquer tipo de contato. Tendo crescido do jeito que cresci, nunca havia afeto nem atenção suficiente. Mais do que Raquel, mais do que Lish, mais do que qualquer um, ele sabia como eu era profundamente solitária. Eu o odiava por isso. [Pág. 65] 
Além do possível triângulo amoroso outro problema surge. Aos poucos, os seres paranormais vão sendo encontrados mortos de uma forma que não há como identificar o que ou quem os matou. E isso vai causar vários problemas, perseguições e segredos começaram a ser relevados e vamos conhecer um pouco mais sobre os poderes de Evie, Lend, quem está por trás das mortes e mais.

Desde que a capa e título nacionais foram divulgados eu me decepcionei. Não gostei de nenhum dos dois. Acho a capa original linda e até entendo que nem sempre as editoras conseguem os direitos sobre as capas, mas acredito que capa e título nacionais poderiam ser bem diferentes. Se eu visse o livro em uma livraria e não o conhecesse, eu acreditaria que ou o livro seria um chick-lit ou um infanto-juvenil bobinho com um assunto bem diferente. Quero deixar claro que não achei a capa feia, apenas não acho que combine com o contexto do livro.

A narração é sob o ponto de vista de Evie, que fala com o leitor de vez em quando. Ela é bem humorada e essa foi uma das qualidades que mais gostei, mas ela também se sente sozinha quase o tempo todo e sente falta do contato com humanos e de uma vida normal para alguém com sua idade, como ir a escola, tirar carteira de motorista etc, afinal ela não pode sair da AICP, a não ser para as tarefas para a qual é designada. Ela também tem alguns típicos defeitos de uma adolescente, o que faz com que algumas pessoas possam se identificar com ela.

Lend é o tipo de mocinho que agradará muitos leitores e poderá desagradar outros. Isso porque ele é o típico mocinho bonzinho, fofo e gentil. Enquanto que Reth é possessivo, manipulador, totalmente lindo (como todas as fadas) e exatamente por ser uma fada, não é lógico nem racional, o que pode ser bem perigoso. Lish, melhor amiga de Evie, é uma sereia que trabalha na AICP e apesar de não aparecer muito, é uma das personagens que mais gostei.

O final não é do tipo “nossa, preciso da continuação agoraaaa”, porque há uma conclusão de certa forma, mas a autora já deixa perguntas sem respostas que encontraremos nos próximos livros (é uma trilogia). 

Polícia Paranormal mistura romance e sobrenatural, tem a narrativa gostosa o que torna a leitura prazerosa e rápida, apesar das quase 400 páginas. É uma história diferente das que estou acostumada a ler e eu adorei o mundo que a autora criou. Estou ansiosa pelas continuações para saber o que acontece. Espero que a Galera lance logo Supernaturally e Endlessly, os dois já foram lançados no exterior. Recomendo a leitura.

Capas originais da trilogia

5 comentários:

  1. Poxa, pelo que você descreveu na resenha, a capa realmente não tem NADA a ver com a história. Também achei que era um chick-lit ou algo mais leve.
    Gostei bastante da trama! Lembrou um pouco a série Wicked Lovely, em que só a protagonista vê os seres sobrenaturais entre os humanos.
    Adoro romance e sobrenatural e achei interessante a diferença nas personalidades dos dois rapazes =) Já coloquei na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi uma resenha deste livro em outro blog e simplesmente me apaixonei, eu amo esse mundo de criaturas sobrenaturais então qualquer livro logo me chama a atenção, ai se ele presta ou não eu só vou descobrir lendo auhsauhsauhs
    Aqui na sua resenha descobri algo interessante que não tinha visto na outra que é que Evelyn trabalha na Agência Internacional de Contenção Paranormal desde os 8 anos, fiquei espantada com essa informação. Como assim uma criança está metida em algo assim? Bem, agora ela não é mais criança, mas... Cara, fiquei realmente assustada com isso. Eu fico tentando imaginar como ela tentava capturar os seres paranormais com apenas 8 anos de idade.
    O que mais gostei de saber é que esse livro também envolve um romance e eu sou louca por um romance, para mim livro sem romance não presta uahsauhsua

    ResponderExcluir
  3. Eu querooo!!!
    Parece ser demais esse livro né,apesar que já to enjoada de triângulos porque o cara pra quem eu torço sempre se lasca(desculpa a palavra viu).
    Prefiro a capa original mas....essa da para o gasto.
    Alias ótima resenha,parabéns.

    ResponderExcluir
  4. aaah, eu quero!
    Adorei 1) pois a menina tem a minha idade e amoo esse fato em livros!
    2) envolve romance- e isso é quase o principal porque quero ler o livro, adooro esse tipo de triangulo em que um é super o oposto do outro ahaha.

    Gostei beeeem mais das capas originais! Enfim, adoorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Toda a trama parece deixar o leitor ávido por mais. Quero lê-la assim der.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails