Resenha: Olho por Olho de Jenny Han e Siobhan Vivian

Título: Olho por Olho
Autoras: Jenny Han, Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632780
Ano: 2013
Páginas: 320


Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Olho por Olho nos traz a historia de três adolescentes: Kat, Mary e Lillia. Todas elas moram em Ilha Jar e estudam na mesma escola secundarista. Kat tem 18 anos, perdeu a mãe quando era mais nova e sua família não tem muito dinheiro, por isso, ela tem que trabalhar para juntar dinheiro para a faculdade. Lillia tem 17 anos, é riquinha, líder de torcida e anda com o grupo de populares. Ela tem uma irmã mais nova (Nadia), que acabou de entrar para o ensino médio. Mary tem 18 anos e viveu parte de sua vida em Ilha Jar, mas após um acontecimento, mudou-se para o continente. Quatro anos após ter saído da ilha, ela volta para cursar o segundo ano e está um ano atrasada na escola.

Cada uma tem seu estilo e cada uma sofreu alguma coisa no passado e vai atrás de sua vingança. Ao perceberem que possuem alvos em comum ou que fazem parte do mesmo “bando”, elas resolvem que o melhor é não esperar o carma se voltar contra aqueles que as machucaram, mas sim que a vingança pode ser a resposta para seus problemas. Será que elas sairão ilesas dessa ou sofrerão consequências que não imaginavam?  
[...] Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nos três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça. A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você. [Pág. 122] 
Devo dizer que fiquei um pouco confusa porque a narração e os capítulos são divididos entre as três personagens e minha péssima memória não me permitia lembrar, quem era quem. Conforme elas se descreviam, eu fui logo tentando associar os nomes com as meninas da capa para ver se facilitava a lembrar alguns detalhes durante a leitura rs.

Nenhuma das personagens me chamou muito a atenção e me fez ter alguma preferência, mas isso não quer dizer que não gostei delas ou da história, eu apenas não senti uma conexão com elas. Cada uma tinha um motivo para se vingar, uns eram piores do que os outros, e é claro que é ficção, mas ainda assim não acredito que vingança seria o melhor remédio, mas acho que todos acabam se identificando com alguma coisa na história, porque em nossa época de colégio e muita das vezes, além disso, tem sempre alguém que maltrata aqueles que julgam serem mais fracos ou diferentes.

O que eu gosto de livros que tratam de temas assim, é que eles podem servir como alerta. Muita gente sofre bullying e as consequências disso podem ser desde nenhuma a outras muito graves, por isso é um assunto que nunca deve ser esquecido. Mas não só o bullying é tratado no livro, mas outros muito recorrentes também aparecem como drogas, suicídio, beber demais e as consequências de fazer algo que você não queria, mas não conseguiu impedir, falsidade, inveja e muito mais.

Eu adorei o livro, e só teve uma coisa que me incomodou que não posso contar exatamente o que é senão solto spoiler, mas que não acho que vou gostar se as autoras seguirem adiante com essa situação, que deixa o que parecia muito real, voltado para algo paranormal.

Durante a história, as personagens nos contam o que aconteceu com cada uma delas que as machucou tanto a ponto de torná-las vingativas. Os personagens secundários aparecem bastante e são os que supostamente sofrerão com a vingança que elas planejaram. Rennie é a personagem que menos gostei, ela é a melhor amiga de Lillia e já foi um dia a melhor amiga de Kat. Alex foi uma incógnita pra mim, porque horas ele parecia gostar de Lillia e horas de Kat e não cheguei a uma conclusão do que achei do personagem. E Reever é um babaca, estrela do time de futebol americano que adora implicar com algumas pessoas e praticava bullying.

A diagramação do livro está muito boa, os capítulos são curtos, as letras no tamanho certo, a narrativa é fácil e por isso a leitura é rápida. O final já nos induz para sua continuação, Dente por Dente, e estou doida pra ler e saber o que acontecerá. O terceiro livro da série, Ashes to Ashes, será lançado no exterior em 2014, sem data divulgada ainda. Recomendo a leitura! 






5 comentários:

  1. Quando li a sinopse pela primeira vez achei que seria algo parecido com a série Pretty Little Liars, mas parece que as vinganças são bem bobas e que as personagens não são tão cativantes assim.
    A história parece ser um pouco teen e acho que eu não aproveitaria muito a leitura, mesmo com uma narrativa rápida e capítulos curtos =/ Além disso, o fato de ser uma série me desanimou um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andresa!

    Eu também gostei do livro, mas - como você - com algumas ressalvas! As personagens não são marcantes e a paranormalidade achei desnecessária, mas no geral gostei e quero muito a continuação!!

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa!
    Estou curiosa pra ler este livro... que pena que não foi 100% à altura do que você esperava, mas ainda assim foi uma boa história, né? Estou curiosa pra saber os motivos que as levaram à vingança! :P
    Bjus,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Tava louca por esse livro,ate que consegui trocá-lo mas ainda não o li.
    Vamos ver o que eu vou achar.

    ResponderExcluir
  5. Não é por nada mas nem o primeiro livro dessa série nem o segundo fizeram com que desejasse ler. Também gosto desse tipo de tema, pois como você disse pode não gerar nada como também pode gerar revolta, raiva e culminar em uma vingança exagerada.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails