Resenha: Emmi & Leo - A Sétima Onda de Daniel Glattauer


Título: Emmi & Leo – A Sétima Onda
Série:
 @mor #02
Autor: Daniel Glattauer
ISBN:
 9788581051369
Páginas:168
Editora:
 Suma de Letras
Ano:
 2013

Compare Preços
Sinopse: Em @mor, o escritor e jornalista austríaco Daniel Glattauer se utiliza dos princípios dos romances epistolares – trocas de cartas – com uma roupagem contemporânea: o contato virtual. Ao contar a fortuita atração mútua entre os jovens Leo Leike e Emmi Rothner por meio de conversas por e-mails e os sentimentos que desenvolvem um pelo outro, o autor utiliza pontos de vista alternados para contar uma inusitada história de amor. Emmi & Leo: a sétima onda é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes.

Olá! Como vocês estão? Eu espero que todos tenham lido @amor, e tenham ficado encantados tanto quanto eu fiquei, e é claro, curiosos e ansiosos por ler “Emmi & Leo – A sétima onda".  Porém, se você ainda não leu @mor, por favor, passe essa resenha, contém spoilers, pois é impossível falar de Emmi & Leo sem falar de @mor.

Como todos já sabem, E&L é a sequência de @mor, não somente o “segundo livro” mas, literalmente a continuação, ele começa onde termina @mor, na minha humilde opinião, o Daniel Glattauer, poderia ter lançado um só livro, @amor tem 188 páginas, E&L tem 167! Somando, não dá o primeiro livro da E. L. James (50 tons), e o conteúdo é mil vezes mais rico... Fora que foi inquietante a espera por E&L, pois @mor termina com a proposta do tão esperado encontro do nosso “casal”, depois de muitos e muitos emails trocados na construção dessa “relação virtual”, Leo convence Emmi que eles devem finalmente se encontrar, antes de ele ir a Boston (onde ele recebeu uma proposta de emprego) por dois anos! Mas, ele só quer esse ÚNICO encontro, depois do fatídico email que ele recebeu do marido da Emmi (o Bernhard) ele fica meio que “sob pressão”, entendam porque...
E aí vai o pedido: Sr. Leike, encontre-se com minha mulher! Por favor, faça isso de uma vez, de modo que termine essa assombração! Nós somos pessoas adultas, não tenho que lhe dizer mais nada. Só posso lhe pedir encarecidamente: Encontre-se com ela! Eu estou sofrendo com a minha inferioridade e fraqueza. Sabe como é humilhante para mim formular essas linhas? O senhor, por sua vez, não tem o mínimo constrangimento, Sr. Leike, o senhor não tem por que se recriminar. Sim, e eu, eu também não tenho por que lhe recriminar, infelizmente, infelizmente eu não tenho. Não se pode recriminar um fantasma. O senhor não é palpável, Sr. Leike, não é tangível, o senhor não é real, o senhor é apenas uma imagem fantasmagórica da minha mulher, uma ilusão de felicidade sem fim, de delírio etéreo, de amor utópico, feita de letras. Sou impotente contra isso, só posso esperar até que o destino seja misericordioso e faça do senhor uma pessoa de carne e osso, um homem com contornos, com pontos fortes e fracos, com vulnerabilidades. Somente quando minha mulher puder vê-lo assim, como ela me vê, alguém vulnerável, uma criatura imperfeita, um exemplar das deficiências humanas, somente quando ela lhe encarar frente a frente, a sua superioridade vai se dissipar. Somente aí eu terei a chance de ficar à sua altura, Sr. Leike. Somente aí poderei lutar pela Emma.
Deu pra sentir a pressão do nosso “pobre Leo” certo?! Depois de muito relutar, Emmi aceita a proposta do Leo, mas na última hora, o tão esperado, sonhado, desejado encontro, não rola! Não acontece gente! Emmi “amarela” no último minuto, e Leo a deixa com o indesejável email do ADMINISTRADOR DO SISTEMA e segue sua vida rumo a Boston... Imagina o que é terminar um livro assim? Mon dieu! Foi um balde de água fria em cima de um forno quente, EU ESTAVA QUENTE! ANSIOSA! ESPERANDO... Mas, eu posso dizer que, se o Daniel me fez ver estrelas em @mor, com E&L foi o anticlímax, esperei, esperei, esperei e... não veio! Eu me senti ludibriada, sério!

Bom, não me levem a mal, eu gostei de E&L, ele manteve o ar de mistério, as conversas instigantes, o vocabulário rico, as “tiradas” inteligentes... TUDO ainda estava lá!
Senhor Administrador do Sistema, sendo sincera, estou desesperada. Preciso do endereço atual do Senhor «Utilizador» Leo Leike, preciso mesmo! Tenho de lhe fazer três perguntas URGENTEMENTE: 1) Ainda está vivo? 2) Ainda mora em Boston 3) Já tem um novo relacionamento por e-mail? Se 1) for verdade, eu lhe perdoarei 2) Mas o 3) nunca poderia lhe perdoar. Neste meio ano ele pode ter feito quinze novas tentativas com a Marlene, pode tê-la deixado ir diariamente para Boston. Pode ter-se afogado nos bancos de pelúcia de bares baratos de Boston e ter acordado todas as manhãs entre os seios de betão de uma vistosa Barbie loura, Miss Beleza de um bar qualquer de Boston. Pode ter se casado três vezes e ter tido trigêmeos de três óvulos. Só não pode ter feito uma coisa: NÃO PODE TER-SE APAIXONADO POR ESCRITO POR OUTRA MULHER QUE NUNCA TENHA VISTO. Isso não, por favor! Isso só pode ter acontecido uma vez.
Amo a Emmi! Ela é espirituosa, inteligente, engraçada e... se valoriza. Mas, ela me enlouqueceu em E&L! Segue um quote da Emmi me enlouquecendo...
Sim, agora lhe entendo, se expressou de forma clara. No que se refere a «nós», para você tudo se resumia sempre e até hoje a importância que VOCÊ poderia ter para MIM. Com isso, se esquece da importância que EU tenho para VOCÊ. Isto significa que tem muita importância para mim e eu tenho algum para você. Se você tiver pouca importância para mim, eu não tenho nenhuma para você. É claro que para você, nesse caso, sou dispensável fisicamente e não precisa se encontrar comigo e é por isso que o seu entusiasmo se mantém dentro de certos limites, por ser forçado a fazer isto.
Os diálogos intensos, crus, intermináveis... Ainda estavam lá, e só por eles a leitura já vale a pena...
30 minutos depois
FW: Penso na Emmi que a cada meio minuto afasta mechas do cabelo imaginárias dos olhos para trás da orelha com a ponta dos dedos tão delicados, como se quisesse assim libertar o olhar do nevoeiro para finalmente as coisas de forma clara, tal como consegue descrevê-las há muito tempo. E estou sempre me questionando se esta mulher é mesmo feliz na sua vida.

Dez minutos depois
RE: Querido Leo, se recebesse um e-mail deste todos os dias seria a mulher mais feliz do mundo.

Três minutos depois
FW: Obrigado, Emmi. Mas, infelizmente, a felicidade não se constrói com e-mails.
Não é que eu não tenha gostado de E&L, mas sabe quando um autor, faz você ter em tão alta conta dois personagens? Você convive com eles, aprende a amá-los, suporta suas crises, entende seus medos, suas ambições, suas carências, faz você aceitá-los com suas qualidades e a falta delas... e na sua cabeça eles realmente existem a ponto de você querer interferir e dizer: “Opa! Aqui não meu filho, por ali, ali ó, que é o caminho certo...” E o autor, toma caminhos diferentes pra tomar as decisões dos SEUS personagens... você diz: “DROGA! Eu não queria assim, ou não queria SÓ isso!” Pois é meus amigos, é bem por aí... 
O que me falta, Leo? Você. (Já antes de saber da sua existência.) O que pode fazer por mim, Leo? Estar aí. Escrever-me. Ler o que escrevo. Pensar em mim. Acariciar o ponto em que te toquei. O que quero fazer contigo, Leo? Depende da altura do dia. Sobretudo: Te ter na minha cabeça. Às vezes: Também lá embaixo. O que deve ser para mim, Leo? A pergunta é desnecessária. Você já é. Como vão ser as coisas entre nós, Leo? Vão continuar exatamente como estão até agora. Se vai continuar a ter alguma coisa? Absolutamente. Até que ponto? Até ponto nenhum. Simplesmente, continuando. Você vive a sua vida. Eu vivo a minha. O resto vivemos em conjunto.
Dez minutos depois

FW: Mas não sobra muito para «nós», minha querida.
Parece meio bobo ou louco, mas a Emmi, o Leo, até mesmo o Bernhard (isso mesmo, o Bernhard, marido da Emmi)  são tão humanos que você acha que poderia ser a história do seu amigo, do seu vizinho... a SUA história. É nessa hora que vocês dizem: “mas pra um autor escrever sobre pessoas assim, tão humanas, ele tem que ser muito bom”. E eu respondo: “okay, vocês me pegaram!”

Mas é que eu esperava muuuuito mais, eu sempre quero, mas de E&L eu queria muito, poderia ter sido digamos, melhor construído o final... Mas ainda assim é... incrível! Ignorem a minha total bipolaridade mas é isso assim que sinto no conjunto da obra...
40 segundos depois
RE: Quero que diga o que VOCÊ quer!

20 segundos depois
FW: Quero VOCÊ!

Um minuto depois
RE: Bravo Leo! Foi espontâneo, saiu do estômago, fica ali muito bem, ainda mais em maiúsculas. Mas o que é VOCÊ? Ler você? Manter você no meu pensamento? Colocar você nos armários dos sentimentos? Ter você como um ponto na palma da mão esquerda? Não perder você? Admirar você? Ver você? Ouvir você? Cheirar você? Sentir você? Beijar você? Agarrar você? Puxar você para baixo? Engravidar você? Devorar você?

50 segundos depois
FW: FAZER TUDO COM VOCÊ (Até a parte do «engravidar você», mas porque não?
A saga da Emmi e do Leo, termina aqui, em “Emmi & Leo – A sétima onda”, e como diz na sinopse do livro: “Nos assuntos do coração, é importante esperar pelo momento certo...”

Beijo, beijo,


10 comentários:

  1. Todos falam tão bem do livro e eu ainda não li. Adoro a capa e quero ler esse e o primeiro que ainda não li também. Amei sua resenha ;)
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Catharina!
      Leia sim, se você gosta de romance, vai amar!
      Beijo, beijo,
      L

      Excluir
  2. Creio que não gostaria dessa série, essa coisa de falar, falar e depois nada se concretizar não dá muito certo. Iria ficar frustrada. E não gosto de romances só um romance tem que passar algo, e me parece que esse não passa nada. Sei lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oliveira!
      Obrigada por comentar, e a propósito, "não tem só essa coisa de falar, falar e falar" não! Tem concretização SIM! Rsrs... Eu aprendi muita coisa com a Emmi e o Leo... ;) Mas realmente é uma história pra quem gosta de romance, de verdade!
      Beijo, beijo,
      Lili

      Excluir
  3. Quando vi o título desse post pensei que o livro fosse a continuação de um livro chamado 'A 5 Onda', omg kkkk
    Aliás, minha opinião sobre esse livro também ficou negativa. Ainda não li, é claro, mas a sinopse e a resenha não me despertaram nenhum interesse em ler :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle!
      Obrigada por comentar! :)
      Espero que a confusão tenha sido esclarecida... Rs...
      Bom, já eu, não tenho uma visão negativa, eu gostei muito do livro, mas @mor foi tão, tão, incrível que eu esperava muito mais de E&L...
      Ah! Eu sou da opinião que só digo que não gosto de um livro, depois de lê-lo, e olha que legal: sempre me surpreendo! Já amei obras que odiaram e odiei outras que todos amaram...
      Beijo, beijo,
      Lili

      Excluir
  4. Eu li o primeiro livro já faz um tempinho, e ele não me agradou muito. Por ser todo em forma de e-mail ele não me cativou, pois senti que ficava faltando sempre alguma coisa sabe?
    Mas apesar disso é uma leitura leve e rápida, então li o segundo em questão de horas! Mas também não gostei muito não :/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela!
      Também senti isso em alguns momentos... Mas o danado do Daniel conseguiu me cativar! :D
      Obrigada por comentar!
      Beijo, beijo,
      Lili

      Excluir
  5. Infelizmente eu ainda não li @mor. Sempre li resenhas positivas em relação a ele, e essa é a primeira resenha que leio sobre esse segundo volume. Mas ainda não me animei pra começar a ler a série :x
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela!
      Se você curti romance, um texto inteligente, cativante e instigante... vai se encantar! Super recomendo! ;)
      Obrigada por comentar!
      Beijo, beijo,
      Lili

      Excluir

Related Posts with Thumbnails