Resenha: O Projeto Rosie de Graeme Simsion

Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
ISBN: 9788501402219
Ano: 2013
Páginas: 320
Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.


Tenho trinta e nove anos, sou alto, estou em forma, e sou inteligente; tenho um status relativamente elevado e uma renda acima da média como professor associado. Segundo a lógica, eu deveria atrair uma ampla variedade de mulheres. Porém existe alguma coisa em mim que repele as mulheres. Nunca achei fácil fazer amizades e, pelo visto, as mesmas deficiências que causaram esse problema também afetam minhas tentativas de relacionamentos amorosos. 
Primeiro quero agradecer a Record por me enviar o livro de surpresa. O Projeto Rosie quando foi lançado não havia me chamado a atenção, apesar da capa fofa, mas ainda bem que recebi o livro e pude me surpreender com ele. Adianto que amei a história e foi difícil resenhá-lo. E também adianto que todos deveriam lê-lo.

Don Tillman não é o típico protagonista com o qual estamos acostumados. Ele é um gênio, professor de genética e seu modo de viver é bem atípico. Tudo é organizado, cronometrado e planejado, afinal ele não gosta de desperdiçar seu tempo. E é exatamente por ser assim que ele acaba não tendo muitos amigos, nem uma vida social. Seus únicos amigos são Gene, um professor da mesma universidade em que dá aula e sua mulher. Ele já tem 39 anos e nunca namorou, devido a seu jeito peculiar de ser e sua falta de tato social. Ele tenta ir a alguns encontros, mas acha defeito em todas as mulheres que encontra.
Gene e Claudia tentaram por algum tempo me ajudar com o Problema Esposa. Infelizmente, a abordagem deles se baseava no tradicional paradigma do namoro, que eu já havia abandonado baseando-me no fato de que as probabilidades de sucesso não justificavam o esforço e as experiências negativas. 
E então ele decide criar o Projeto Esposa, onde cria um formulário enorme com perguntas que gostaria que as mulheres respondessem para encontrar o par ideal ou mais precisamente eliminar candidatas não potenciais
[...] Hoje acredito que praticamente todos os meus problemas vêm do fato de meu cérebro ter uma configuração diferente daquela da maioria dos seres humanos. [...] É claro que eu estava deprimido: não tinah amigos, vida social ou sexo por causa da minha incompatibilidade com as outras pessoas. 
Acreditando que seja uma candidata ao Projeto Esposa, ele conhece Rosie e sai em um encontro com ela. De cara já fica claro que ela seria reprovada em vários de seus requisitos, mas ele acaba querendo ajudá-la a encontrar o pai, que ela não conheceu e não tem nenhum rastro já que a mãe morreu. E assim, Rosie entra em sua vida e o leva a conhecer o que é realmente viver. 

O Projeto Rosie é o tipo de livro que surpreende. Ele é leve e divertido como um chick-lit, mas tem o diferencial de ter o personagem principal masculino. Sua capa ficou linda e fofa. O inicio da leitura pode ser um pouco complicado pelos termos utilizados por Don, mas o personagem é tão bom que isso passa batido e você quer apenas ler e conhecer sua história.

Enquanto lia eu queria sacudir Don pra que ele visse o que estava debaixo de seu nariz muita das vezes. Ele não conseguia enxergar coisas óbvias, mas acabava sendo engraçado algumas vezes. A sua falta de experiência e de certa forma sua falta de emoções, o deixava cego diante do que havia começado a sentir por Rosie. Apesar de Don ter essas manias e comportamentos diferentes do usual, ele é sincero (e às vezes até exagera um pouquinho rs), um bom amigo e fiel.
- Já vi vários filmes românticos. A resposta é não. Ao contrário de gene e Claudia, e pelo visto da maioria da raça humana, não me afeto emocionalmente com histórias de amor. Parece que não sou programado para esse tipo de reação. 
Rosie é uma mulher de 29 anos que trabalha como garçonete, perdeu a mãe e não sabe quem é seu verdadeiro pai. Ela tem várias características que Don não aprecia como ser vegetariana, fumar, dentre outras. Mas somente ela conseguirá mexer com ele de verdade.

Don é hilário sem querer com seu jeito louco de viver. Todas as suas cenas de falta de tato social são bem divertidas. Gene é ainda mais louco! Ele é casado e mesmo assim tem um “projeto” em que tem que fazer sexo com mulheres de todas as nacionalidades existentes e aparentemente sua mulher está ok com isso. Tipo, como assim? Loucura pura! Claudia, esposa de Gene, é quem de certa forma ajuda Don a ser mais sociável e dá dicas úteis para ele. A amizade entre eles é bem interessante, pois é o que dá equilíbrio entre o normal e o diferente.
- Se você realmente ama uma pessoa - prosseguiu Claudia -, deve estar preparado para aceita-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela.  
O autor escreveu muito bem e me encantou com a história de Don e seus projetos. Recomendo!  

Ah e o livro teve seus direitos comprados para as telonas pela Sony Pictures! Apesar de meus traumas com adaptações, adoraria ver essa história nos cinemas. 

3 comentários:

  1. Ah eu acho que seria uma boa adaptacao sim, sabe? É mais dificil quando é livros sobrenaturais, que tem muitos detalhes, mas esse como é leve e trata do cotidiano dele acho dificil virar merda. Louca pra ler esse livro, amo quando o protagonista é masculino e tem tiradas engraçada, sei que se ler vou morrer de ri com a falta de tato dele com as pessoas. Espero ler em breve, achei essa capa demais, simples mas tudo a ver com o livro.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse... Fiquei super curiosa! Amei a resenha! ;)

    ResponderExcluir
  3. Acho essa capa tão fofa. <3
    Adorei a sua resenha, e me deixou mais curiosa do que já estava em relação a este livro.

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails