Resenha: Métrica de Colleen Hoover

Título: Métrica
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501401861
Ano: 2013
Páginas: 304

Sinopse: O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.


- Não foi a morte que deu um murro em você, Layken. Foi a vida. A vida acontece. Merda acontece. E acontece muito. Com muita gente. [Pág. 200]

Desde que eu havia lido Hopeless em 2012 da autora Colleen Hoover, eu quis ler todos os seus livros. Hopeless foi um dos melhores livros que li naquele ano e a escrita de Colleen me conquistou. Quando soube que a Galera havia comprados os direitos da série Slammed dei pulinhos porque finalmente poderia ler o livro e trariam as obras da Colleen pra cá, fazendo com que todos pudessem conhecer a excelente escritora.

Layken (Lake) é uma adolescente que perdeu o pai há seis meses e tem que se adaptar com a mudança para uma nova cidade e escola. Ela viveu no Texas por toda sua vida e todas as suas lembranças do pai estão lá, mas sua mãe acaba sem poder pagar todas as despesas da casa no Texas e eles têm que se mudar para outra cidade onde sua mãe conseguiu um emprego melhor.
Será que ele está falando sério? Um cara que é gato, me faz rir e adora poesia? Acho que estou precisando de um beliscão. Ou não... Vai ver é melhor não acordar. [Pág. 47]
Lá conhece seu vizinho, Will, um cara de 21 anos, gato, com ótimo senso de humor e que parece ter se interessado por ela já de cara (o que foi recíproco). Quando os dois finalmente saem para um encontro, eles percebem que apesar de mal se conhecerem, já sentem algo forte um pelo outro. Mas um segredo de Will, que é revelado logo no inicio do livro, os separa e os impede de ficarem juntos. Eles terão de aprender a conviver próximos um do outro, mas não da forma que gostariam. Mas o que Lake não esperava era um outro segredo revelado que mudaria sua vida para sempre.
[...] Não dá para fugir para outra cidade, outro lugar, outro estado. A coisa de que a pessoa está fugindo, seja ela qual for, vai junto com ela. E fica com ela até a pessoa descobrir uma maneira de confrontá-la. [Pág. 247]
O livro envolve romance, poemas, perdas, superação e muito mais. Eu que nunca gostei de poesias e poemas, adorei a abordagem disso no livro. Na história existe algo chamado de Slam (acredito que daí veio o título do livro em inglês ‘Slammed’), que é difícil de explicar como é (os próprios personagens dizem que para saber o que é Slam a pessoa tem que ver com os próprios olhos), mas é como se fosse uma “competição” de poemas, onde as pessoas se apresentam em um palco com poemas de sua autoria e recebem pontuações pela mesma. E o ‘Slam’ tem um grande papel no livro. 
Os soluços dela diminuem à medida que entro na casa de Will e bato a porta. Corro para o quarto dele e me jogo na cama. Eu não apenas choro; eu soluço, gemo, grito. [Pág. 190]
Lake é a típica adolescente, ainda tentando superar a morte do pai, cuidando do irmão mais novo e tem um ótimo senso de humor quando quer. Na escola ela acaba arrumando uma melhor amiga, Eddie, que tem uma história de vida triste, mas é alegria o tempo todo. Dois personagens que se destacam também é o irmão de Lake, Kel, e o irmão do Will, Caulder, ambos tem nove anos, são fofos e espertos. A mãe de Lake foi uma incógnita pra mim por um tempo.

A narrativa é sob o ponto de vista de Layken e é gostosa de ler, nada cansativa. É o tipo de livro que você pega pra ler e não querer parar, até chegar ao fim. E ele é curtinho, o que permite ler tudo em algumas horas.

Resenhar Métrica foi difícil porque eu poderia comentar sobre tantas coisas, mas ao mesmo tempo não queria porque perderia a graça para quem for ler e por isso tive que me conter no que dizia, evitando falar qualquer coisa que eu não gostaria de saber caso ainda não tivesse lido o livro. Além disso, esse é o tipo de livro que é difícil de transparecer numa resenha o que você sentiu ao ler. O livro é maravilhoso e se eu tivesse que comentar tudo, viraria um testamento rs.

Eu amei o livro do inicio ao fim, da narrativa, dos personagens, de tudo. Não só recomendo esse livro, mas acho que deveria ser leitura obrigatória. Ah e é melhor deixar um lencinho separado porque é bem provável que lágrimas aparecerão, principalmente se você for como eu, manteiga derretida. Chorei em vários momentos na leitura, nos tristes e alegres. Só o que posso dizer é: leia, leia e leia!

Métrica faz parte de uma trilogia e os livros seguintes, “Point of Retreat” (continuação sob o ponto de vista de Will) e “This Girl” já foram lançados no exterior. Estou muito ansiosa para ler as continuações (apesar de achar que o primeiro livro tem um final sólido) e espero que não demorem muito para serem lançados por aqui. 


Atualizado: Eu havia esquecido de colocar aqui a playlist do livro, que é toda da banda The Avett Brothers (que eu não conhecia, devo admitir) => http://tny.gs/13hNf65


Seguem as capas atuais da série no exterior (a capa americana mudou para esse padrão recentemente). A capa brasileira é a versão da capa do Reino Unido. (foto retirada do blog rock'n' romance) 


Capa da primeira versão do livro no exterior. A autora, que lançou o livro independentemente na época, não tinha muito dinheiro para investir na capa e a criou com o gerador de capas da Amazon. 



22 comentários:

  1. Aí, eu nem sabia que tinha continuação :( Odeio ficar esperando pelo lançamento. Mas como você falou que vale a pena ler e que é emocionante vou começar assim que terminar o meu atual livro.
    Espero que ele seja parecido com No Limite da Atração! \O/

    Beijos
    @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que ela era a autora de Hopeless, ele é tão elogiado, mas não consegui ler ainda.
    Eu mal sabia sobre o que era esse livro, mas vejo todo mundo falando maravilhas dele e fiquei curiosa.
    Como sou uma manteiga derretida tenho certeza que vou chorar como você, já vou separar os meus lencinhos.

    ResponderExcluir
  3. Horrível quando tem tanta coisa pra falar e tudo parece ser spoiler... fiquei bem curiosa para ler esse livro, pois não conheço a autora.
    Mas sinto que vou gostar pelo que você disse sobre a narrativa e os personagens.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uau! Essa é a primeira resenha de Métrica que leio e já tenho que ir ali anotar na lista urgente~bienal. Eu tava comentando ontem no twitter com uma blogueira que tava chateada que métrica vai ter a versão do Will e acho tão desnecessário isso! Deviam dividir os capítulos no mesmo livro e parar com essas continuações forçadas. Virou moda trilogia, série e a po*** toda que livro único é coisa rara. HSUAHSUAHSA ¬¬'
    Obs: será que rola um spoiler via twitter(@nyasmim) do motivo que a Lake e o Will não podem ficar juntos? .-.
    www.yasmim-namen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, se quiser posso dizer sim no Twitter! Não é um spoiler grande, e acredito que muitas resenhas vão responder essa pergunta por aí. Mas resolvi não contar pra deixar um suspense maior para quem for ler, até pq eu não gostaria de saber antes da leitura pq não teria o mesmo impacto (mesmo não sendo lá um 'grande' motivo - eu achei que poderia ser algo pior).

      Excluir
    2. Ah e esqueci de dizer que, a continuação "Point of Retreat" não é o primeiro livro narrado pelo ponto de vista do Will, mas sim uma continuação do primeiro com ele como narrador. Pelo menos é isso que a sinopse me fez acreditar rs.
      Bjs.

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas após ler a sua resenha, a única coisa que me veio foi: PRECISO deste livro!
    Amo romances, principalmente com um toque de mistério. E a sua resenha me mostrou uma grande paixão pela obra!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa e a resenha do livro!
    Ele parece ser muito bom!

    Estou morrendo de vontade de lê-lo!

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    Nunca havia ouvido falar a respeito desse livro, mas só a primeira citação já me conquistou de cara. Adoro romances! Gosto de me sentir como a protagonista e acreditar em um pouquinho de fantasia. Parabéns pela resenha!
    Carolina Lopez.

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha lindo umas resenhas e lindo comentarios positivos e alguma negativos (só uns "aah ela era as vezes irritante") e mesmo assim eu estou cada vez mais curiosa por esse livro e com certeza ele está na minha "listinha" de compras!
    E mt boa resenha! :)

    ResponderExcluir
  9. To na expectativa por esse livro,não sou mt fã de romances melosos,mas pelas resenhas que li, Metrica merece uma chance o/

    @BabiStephane

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Quando eu li a sinopse do livro já fiquei super curiosa pra saber do que a história se tratava. Depois que soube fiquei super curiosa para ler, principalmente por causa desse segredos, e também porque todo mundo que leu disse que é super emocionante e acabaram chorando ao encerrar a leitura! Adoro histórias que mexam tanto assim com o leitor, e estou curiosa para saber se vai me emocionar assim também!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  11. Hey,
    Ainda não li nada de Colleen Hoover , mas estou morrendo de curiosidade para ler Métrica. Adorei a sinopse e sua resenha ficou muito boa, me deixou morrendo de vontade de ler esse livro. Este livro com certeza vai para a minha lista de desejados.
    Beijos :)
    Joyce,
    http://movidosporpalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Ownnn!

    O livro parece ser muito emocionante para ser descrito em palavras neh?
    Preciso comentar que desde que vi a capa do livro fiquei encantada por ele, ao ler a sinopse tive a certeza que ia gostar.
    Os personagens que foram descritos parecem bem legais.
    Acredito que é uma história triste, bela, forte, avassaladora, encantadora e linda. Acredito que ela mexe com nosso maiores medos e com todos os nossos sentimentos.
    Parece ser uma leitura carregada de sentimentalismos e com situações tão terrivelmente reais que abrem muitas janelas para reflexão.
    Adoro livros carregados de romance e sei que com esse não vai ser diferente.
    Adorei a resenha! Rápida e objetiva.
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Eu sou completamente apaixonada por livros de romance e agora estou em uma fase de livros New Adult. Tenho ouvido falar tão bem de “Métrica” que estou ficando cada vez mais curiosa para lê-lo, e a resenha só serviu para aumentar a minha curiosidade. Rs
    Espero poder lê-lo logo.

    ResponderExcluir
  14. Quando eu vi a capa desse livro eu pensei "nossa deve ser muito sem graça" quando eu comecei a ler, eu não consegui mais parar, realmente é lindo, me viciou muito, uma leitura rápida e gostosa de ler, Lake tem uma história de vida linda e eu me encantei pelo Will desde o começo. Chorei horrores e dei muita risada também. Estou muito ansiosa pela continuação, que será lançada em dezembro.
    Adorei ler esse livro e com certeza vai pra lista de um dos melhores hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Estou ansiosa pra ler esse livro, estou ouvindo críticas ótimas..Nunca tinha visto um livro que usava poesias ..estou ansiosa pra ler...e só em saber que é uma série fico mais empolgada, pq amo séries... Adorei sua resenha, vc conseguiu nos dar uma ideia do que ocorre sem contar o livro todo,nos instigando a ler... Arrasou como sempre... ;)

    ResponderExcluir
  16. Estou louca por este livro... O título já chama a atenção, adorei a capa tb.
    Gosto de personagens carregados de drama e acho que aqui vou ter isso, rsrs. Cada um com seus problemas e um encontro... Ai, suspirei! QUe bom que a leitura prende, isso é essencial pra mim, do contrário posso largar o livro.

    ResponderExcluir
  17. Pelo que tinha ouvido falar desse livro pensei que era mais um desses romances hot da modinha, mas pela resenha percebi que tem muito mais em jogo e quero muito ler para ver no que dá, se no final ficaram juntos.

    ResponderExcluir
  18. Resenha bem estruturada, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o conteúdo, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  19. Curiosa pra conferir isso de slam, como dito na resenha acho que só vou compreender quando eu ler. Andressa, tamo no mesmo barco, também não curto poesia nem poema, então como vc gostou e estamos iguais pode ser que eu venha a gostar. Fora isso acho tudo muito clichê e tal, mas parece bom.
    Apesar de simples gostei mais da capa da versão independente, acho que tem muito mais a ver com o livro do que essa da galera, que alias, pelo que andei lendo, ninguém entendeu.
    Espero ler em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  20. Acho que nunca li um livro neste formato, mas já estou completamente encantada. A proposta é realmente muito boa, mas o que mais me deixa curiosa são todos estes sentimentos trazidos pela história. Personagens muito "humanos", com qualidades e defeitos, tornam a trama ainda mais envolvente.
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails