Resenha: Deslembrança de Cat Patrick

Título: Deslembrança
Autor: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571622
Ano: 2012
Páginas: 256
Compare Preços

Sinopse: Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre à sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.


A premissa de Deslembrança é bastante inovadora e cativante: uma menina que a cada dia esquece o que passou e consegue lembrar o que vai acontecer no futuro. Apesar da enorme criatividade da autora, ela falhou na execução, e eu senti que o livro foi perdendo o fôlego.

London Lane é uma garota que possui uma falha na memória. Ela esquece tudo o que aconteceu, e só consegue guardar lembranças do futuro. Ou seja, ela lembra do futuro, mas esquece o passado. A única forma que ela tem para lembrar do que aconteceu na sua vida são bilhetes em que ela anota as coisas mais importantes que aconteceram no dia. Se por acaso ela esquecer de escrever um bilhetinho todos os dias, uma parte da vida dela é esquecida para sempre.  Por causa desses bilhetes que London escreve a cada dia, houveram alguns momentos de confusão durante a leitura, mas logo me acostumei com o estilo de narrativa da autora e a leitura fluiu de maneira tranquila.

O livro tem uma ideia bastante original, e a trama centra-se em um romance muito lindo entre London e Luke, um rapaz muito fofo e doce, e que infelizmente London não consegue lembrar-se dele no futuro, e também há um grande clima de mistério que instiga a curiosidade do leitor.

Narrado em primeira pessoa, Deslembrança tem um começo rápido, bastante cativante e instigante, porém o livro vai perdendo o fôlego. Cat começou muito bem, porém se atropelou e não conseguiu desenvolver um desfecho satisfatório para uma história que tinha tudo para dar certo. Sabe quando problemas importantes acabam tendo soluções banais?

Os personagens são bem construídos e interessantes. London é uma garota bastante madura para sua idade, e apesar do problema que tem não faz da vida um eterno drama. Luke é lindo, doce, romântico... encantador!

Apesar das falhas, a leitura é rápida, o mistério é interessante e o romance é bastante cativante. Acho que vale sim dar uma chance. :)



PS: Essa resenha estava no rascunho desde janeiro e foi feita pela Renata (dona do blog), mas no momento somente eu (Andresa) o estou administrando. Resolvi postar as resenhas que ela deixou prontas aos poucos. Infelizmente não sei quantos corações ela deu para o livro, pois não estava no rascunho dela. 


Beijo :*
Renata


2 comentários:

  1. Um pena que a autora não conseguiu desenvolver um final satisfatório, pois a premissa é muito boa mesmo. Acho que se eu ler será por ela.

    ResponderExcluir
  2. Tudo no livro me chama a atenção... Quero dar uma chance para ver de que forma ela perdeu o fio da meada!
    Amo romances e mistério, e esse parece realmente bastante interessante. E diferente.

    Beijos,
    Hannah - Secrets of Book.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails