Resenha: Liberta-me de Tahereh Mafi




Título: Liberta-me (Estilhaça-me #2)
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632353
Ano: 2013
Páginas: 448
Sinopse: Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.

Juliette. Uma garota com um toque letal que suga a força e a energia de seres humanos de sangue quente até eles virarem carcaças flácidas e paralisadas, ofegando no chão. Uma garota que passou a maior parte da vida em hospitais e centros de detenção juvenis, uma garota rejeitada pelos próprios pais, rotulada de louca certificada e condenada ao isolamento em um hospício onde até os ratos tinham medo de morar. [Pág. 18]

A resenha poderá conter spoiler sobre Estilhaça-me!


Em Liberta-me, Juliette e Adam conseguiram escapar de Warner e do Restabelecimento e são salvos pelo pessoal do Ponto Ômega, local onde algumas pessoas têm habilidades paranormais, assim como Juliette. Lá eles terão que se preparar para a guerra iminente contra o Restabelecimento. Juliette não sabe como controlar seu “dom”, mas vai precisar aprender se quiser salvar todas as pessoas das injustiças que o governo atual as obriga a viver.

O fato de Adam conseguir tocar nela indica que ele pode ter algum “dom” ainda não descoberto e ao se submeter a vários testes, o que ele descobre sobre si mesmo pode separá-lo para sempre de Juliette.

Descobertas são feitas, segredos revelados, reviravoltas inesperadas e a guerra contra o Restabelecimento está mais próxima do que nunca. Quem irá vencer a batalha? Além disso, Juliette está cada vez mais atraída por Warner, mas não deixa de amar Adam. Com quem Juliette vai ficar no final? Agora eles também terão que lidar com Anderson, pai de Warner (e muito pior do que ele). 
Tudo o que sabemos é que, desde a chegada de Anderson, ele está fazendo todo o possível para provar seu poder e a mão de ferro do Restabelecimento. Qualquer voz de oposição, não importa o quão fraca ou debilitada, não importa o quão inofensiva ou inócua, foi silenciada. Ele está bravo por nós termos inspirado rebelião e, agora, está tentando mostrar do que é capaz. O que quer de verdade é destruir todos nós. [Pág. 401]
No Ponto Ômega revemos alguns personagens que aparecem no primeiro livro e os conhecemos um pouco mais. kenji é meu preferido desde o primeiro livro, sua personalidade e seus sarcasmos e piadas sempre me fazem rir. 
Sou um espetáculo, uma anomalia mesmo entre as anomalias. [Pág. 35]
Algo que não gosto em Juliette é o fato de ela estar sempre sentindo pena de si mesma e esse mimimi ficou prolongado em grande parte do livro. Eu entendo que ela viveu 17 anos sem poder tocar ninguém e sem receber amor, mas chega uma hora que irrita. Kenji é quem joga a verdade pra ela e a faz acordar muita das vezes, e é isso que me agrada muito nele. Pra mim o destaque do livro é Kenji.

Adam está bem apagadinho nesse livro, não gostei disso. A autora mudou a personalidade dele propositalmente para abrir caminho para Warner e para finalmente virar um triângulo amoroso mais forte. Eu não gostei desse rumo que ela deu a história. Claro que já sabia que o triângulo era óbvio, mas Adam se tornou um personagem completamente diferente e perdeu o brilho. Independente disso continuo sendo “Team Adam”, porque não consigo gostar do Warner, mas acho que a maioria das leitoras o prefere.

O que me incomoda um pouco nos livros da série é o fato da narração ser somente sob o ponto de vista de Juliette, porque eu queria muito saber o que estava acontecendo com Warner e Adam na maioria das vezes e não sabíamos por que ela não estava junto a eles para nos dizer.
E eu tento. Tento mesmo lembrar todos os motivos para dever odiá-lo, tento lembrar todas as coisas horríveis que o vi fazer. Mas sou torturada porque entendo muito bem o que é ser torturado. Fazer as coisas porque você não conhece nada além. Fazer as coisas porque acha que são certas, porque nunca lhe ensinaram o que é errado. Porque é muito difícil ser gentil com o mundo quando tudo que você já sentiu foi ódio.Porque é difícil ver bondade no mundo quando tudo que você já conheceu foi terror. [Pág. 318]
Warner ganha um grande destaque depois de metade do livro. Estressei-me muito em determinada parte da história com o rumo que a autora deu para algumas coisas, me irritei demais com Juliette (queria bater nela em muitas cenas), me irritei com Warner dentre outras coisas. Devo admitir que chegou uma hora que eu perdi a vontade de terminar de ler porque estava com muita raiva.
Estou tão enjoada, tão confusa, porque eu o quero, eu o quero e quero Adam também e quero demais e nunca me senti mais como um monstro do que me senti esta noite. [Pág. 387]
Respirei fundo, deixei passar o dia e finalmente peguei o livro de novo para terminar. Em relação ao enredo eu gostei da história, o que me incomodou mesmo foi o rumo tomado pela autora em alguns momentos e personagens que me irritaram. Continuo recomendando a série para leitura, pois acredito que muitas pessoas irão gostar mais do que gostei, principalmente quem é “Team Warner”, mas se você, assim como eu, não gosta dele, prepare-se para alguma decepção.

Não achei o livro ótimo, mas também não foi ruim. A narrativa da Tahereh é única e isso pode ser positivo ou negativo, horas eu gostava e horas não, afinal é como se estivéssemos dentro da mente de Juliette. No fim, eu daria 3,5 estrelas para a leitura. Espero que a autora termine bem a série, enquanto isso é aguardar o terceiro e último livro da série. 







3 comentários:

  1. Finalmente alguém que não gosta do Warner. Ainda não li a série, mas só leio resenhas de pessoas apaixonadas por ele, estava ficando curiosa. Agora ela aumentou, quero saber de que team sou rsrs



    ResponderExcluir
  2. Bom, capa e titulo super intrigante, quero ler esse livro, espero gostar porque o enredo me chamou a atenção. Mas como muitos leitores tenho uma lista assombrosa de proximas leituras que acho que nem se eu viver 200 anos consigo terminar, rsrs. Mas quando eu conseguir ler esse espero gostar.

    ResponderExcluir
  3. Sabe aquela distopia que você está morrendo de curiosidade de ler...Pois então para mim é essa...
    Não pude ler o primeiro livro ainda e já li várias resenhas positivas sobre o livro, mas como tenho outras séries na frente e outras que tenho que completar ainda não pude comprar esta. Mas dei uma " espiadinha" na sua resenha, o que somente aumentou minha curiosidade!!
    Bjuss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails