Resenha: Simplesmente Ana - Marina Carvalho


Título: Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Selo: Novas Páginas
ISBN: 9788581631554
Ano: 2013
Páginas: 304

Sinopse: Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.


Ana é uma mineira comum de 20 anos que nunca ligou para futilidades. Ela só não esperava que o destino fosse fazer seu pai, que ela nunca conheceu, aparecer em sua vida e menos ainda que ele seria o rei de um país pequeno na Europa, chamado Krósvia. Sua mãe escondeu a verdade dela e do pai durante todo esse tempo e por isso ele a convida para passar alguns meses em seu país para que se conheçam melhor. Claro que ela fica um pouco relutante, afinal ela tem que deixar para trás sua mãe, avós, a melhor amiga Estela e o quase namorado Arthur. Mas ela acaba embarcando nessa viajem.

Chegando a Krósvia, Ana conhece o maravilhoso castelo onde vive seu pai, com uma paisagem paradisíaca e uma praia de areia branca particular de tirar o fôlego. E também de tirar o fôlego é Alexander, enteado do rei (filho da esposa do rei que já faleceu), e totalmente gato, mas que inicialmente parece ser completamente arrogante, mauricinho e metido. O que ela não imaginava é que independente disso fosse se sentir tão atraída por ele e acabar completamente apaixonada.
[...] Mas aquele contato inesperado mexeu com meus hormônios, ah, mexeu. Afinal, sou mulher, sou humana e tenho hormônios. Ninguém em meu lugar ficaria indiferente àquele modelo de testosterona, tão másculo, tão charmoso e lindo. Ele podia ser o cara mais irritante do mundo, mas ainda assim sabia ser gostoso. [Pág. 65]
Ana nos conta sua história em primeira pessoa e é uma personagem interessante. Ela não fica de mimimi, é engraçada e boa pessoa. Gostei de suas atitudes e sua personalidade. Ela ama ler, assim como nós, gosta de cozinhar, tem um bom coração, se preocupa com os outros e é inteligente.
[...] Não é exagero meu. Sou louca por livros! Já deixei de ir a muitas festas só para não perder o fio da meada de uma história. Eu trouxera para a Krósvia uma mala só de livros - meus preferidos e aqueles que ainda não lera. [Pág. 35]
Alexander é um ser à parte! Ele parecia ser bipolar no início, horas era grosso e ignorante, horas era o cara lindo, gentil e irresistível que deixava Ana babando (e as leitoras também). No inicio dá pra desconfiar dele, mas depois fica claro para o leitor que ele está se apaixonando por ela e não sabe lidar com isso. Isso só fica claro pra nós mesmos, porque Ana não consegue enxergar o óbvio e de certa forma com razão como vocês descobrirão ao ler. 
[...] Toda história de princesa tem uma megera e ela normalmente é bonita e extremamente má. Como minha vida estava mais para um conto de fadas do que realidade, já era hora de minha bruxa aparecer, já que nem tudo pode ser um mar de rosas, infelizmente. [Pág. 141]
Ah mas tem um detalhe nesse romance! Alex tem uma namorada, linda, rica, filha de gente importante, refinada, mas que em compensação é uma bruxa! Ela vai perturbar o clima entre Alex e Ana o tempo todo!

Não conhecemos muito dos personagens secundários, mas fica claro que sua melhor amiga é bem legal e dá a maior força para ela. Sua mãe, apesar de ter mentido todo esse tempo é uma ótima mãe. A avó é toda moderninha e muito sua amiga. E seu pai, apesar de ser um rei é bem simples, amável e tem um ótimo coração. Sua família em Krósvia também é um amor.

Simplesmente Ana é um livro leve, de leitura rápida e gostosa, que nos mostra as mudanças na vida de uma garota comum que descobre ser princesa de uma nação na Europa, suas decisões entre voltar ao Brasil ou encarar essa nova vida e é claro, um romance de conto de fadas moderno. É um livro despretensioso, com personagens cativantes e um romance bem fofo, que dá pra se identificar ou no mínimo querer uma história como essa para nós (me pergunto mais uma vez, porque esses personagens masculinos literários não são reais? POR QUÊ?). Super recomendo! 


10 comentários:

  1. Super fofo esse livro, adorei *-*
    Já tinha gostado só de sinopse e as resenhas só me fazem gostar mais. Parece ser uma história bem boa!

    ResponderExcluir
  2. Estou loucaa pra ler esse livro, pela sua resenha parece ser muito bom, estou muito curiosa. Agora é só esperar chegar pra começar a ler :D

    ResponderExcluir
  3. Que livro fofo, e eu adorei a capa, arrasaram.
    A história me pareceu ser bem parecida com O Diário da Princesa, mas mesmo assim eu tô louca pra ler. Deve ser bem legal.

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  4. Não da para ler a sinopse do livro e não pensar em O diário da princesa, mas a maioria dos livros são assim re-contados (?) de uma forma diferente e com o jeitinho de cada autor. Fiquei curiosa para ler por ser um livro leve e gostoso de ler, sem nenhuma preocupação. Com certeza vou comprar, obrigada pela resenha! Beeijos!!

    ResponderExcluir
  5. Tava doida pra ler algo sobre o livro, ganhei recentemente e não sei o que esperar, só vi comentários no twitter dizendo que é parecido com o diário da princesa e pior que é mesmo... será que não tem problema com isso não? Uma coisa é recontar, mas desse jeito...
    De qualquer forma quero ler demais, adoro leitura assim despretensiosa, só pra divertir,com personagens alegres e sei que nesse irei encontrar tudo. Irei devora-lo em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Andresa,

    Adorei a resenha. Está incrível!

    Obrigada, viu?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Faz um tempinho que li a sinopse desse livro e juro que ao lê-lo me lembrei do livro "Diário de uma princesa' da Meg Cabot. kk A capa é perfeita e realmente achei muito clichê, pelo menos o modo como resenhou o livro, porém não deixa de ser empolgante, sim, leitura fácil e divertida que possui clichê eu consigo aguentar; além do mais a princesa Ana é uma brasileira, o que irá faz a minha irmã.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Achei a história de ''Simplesmente Ana'' interessante e me deu nostalgia; pois trata-se de uma história de uma garota que descobriu que era filha de um rei da Krosvia. E eu torço pela namorada bruxa do Alex, pois adoro bruxas.

    http://gorjeioliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu quero tanto esse livro *-* Adoro contos de fadas e essa parece uma ótima releitura moderna.
    Não sabia que o Alex tinha namorada. Sempre tem que ter uma bruxa!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails