Resenha: Abandono de Meg Cabot


Título: Abandono
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501095343
Ano: 2013
Páginas: 303
Sinopse: Pierce tem dezessete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos. É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que fez ela voltar a vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável. Embora ela pense que escapou dele — começando em uma nova escola em um novo lugar — confirma-se que ela estava errada. Ele a encontra. O que John quer dela? Pierce acha que sabe… também acha que ele não é um anjo da guarda, e seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele, especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa. Mas se ela deixa cair qualquer coisa, ela pode se ver no lugar que ela mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.


Abandono nos conta a história de Pierce, comparando-a ao mito de Perséfone e Hades. Eu nunca fui conhecedora de mitologia, então resolvi pesquisar sobre o mito antes de ler o livro, pois só tinha ouvido falar. Ia tentar explicar aqui, mas não consegui, por isso vou deixar esse link explicando resumidamente o mito para aqueles que também não o conhecem. 

Aos 15 anos Pierce tropeçou na piscina, bateu a cabeça e morreu; Isso até os paramédicos conseguirem trazê-la de volta a vida, apenas porque a água estava muito gelada e a deixou com hipotermia. O que ninguém sabe é que durante o tempo em que esteve morta ela acabou indo parar em um lugar onde os mortos vão, algo como o submundo. Um lugar onde as pessoas que foram "boas" ou "más" durante vida são separadas, para depois seguirem para o destino final. 

Lá conhece John, que acaba “sequestrando-a” e informando que ela terá que viver ali com ele para sempre agora que está morta. Apavorada, ela acaba conseguindo escapar e voltar para o mundo dos vivos (daí a reanimação dos paramédicos).
Ele era uma coisa selvagem, como a pomba branca machucada, e precisava muito da ajuda de alguém, mesmo contra sua vontade. 
Agora com 17 anos ela está se mudando com a mãe para Isla Huesos. Nesses dois anos que se passaram muita coisa estranha aconteceu e ela acabou perdendo várias coisas em sua vida, seus pais se divorciaram por causa do “acidente”, houve um incidente com sua melhor amiga, ela foi expulsa da escola e todos acreditam que ela seja maluca. Essa mudança será um  recomeço em sua vida, só que ela não imaginava que reencontraria John por lá. 
Por isso meu coração estava batendo tão forte. Ele era fogo, e eu era inflamável.
O fato é que, todos a seu redor tem a tendência de se machucar ou morrer. Então, como ela irá lidar com a atração que sente por John, que parece mais um deus da morte e parece ser o responsável pelo que acontece com aqueles a seu redor? Além dele, ela terá que lutar contra as Fúrias, seres do mundo dos mortos que estão atrás dela e John. 

O começo da leitura foi confuso para mim, acredito que esse tenha sido o propósito de Meg ao escrever, mas não me permitiu entender certas coisas logo no inicio.

Pierce é uma garota que pensa mais nos outros do que em si mesma e adora tentar consertar os problemas dos outros e é assim que ela acaba se aproximando mais uma vez de John. Ele é um ser do submundo e foi uma incógnita para mim. Eu não gostei muito de nenhum dos personagens do livro, nenhum realmente me fez amá-los. 

A história em si é interessante, mas alguma coisa me impediu de achar melhor. O livro foi apenas bom para mim, não houve nada de espetacular nele que me fizesse amá-lo. A narrativa eu também não gostei tanto, não sei explicar o que foi, mas achei confusa. Tem um pouco de romance também e acredito que nos próximos livros será focado um pouco mais nesse lado.

De modo geral o livro tem um mistério legal e no final pode chegar a surpreender o leitor. E mesmo não tendo achado um ótimo livro, pretendo ler as sequências para ver que rumo a história seguirá! Acredito que muitos irão gostar do livro mais do que gostei e quem já é fã da Meg, não pode deixar de ler.  


6 comentários:

  1. Ai ai
    Muita gente fala como a mitologia presente nesse livro é bacana, mas como ele não foi tão legal assim.
    Na verdade, eu ainda não tive sorte com os livros de Meg. hehe
    Valeu pela indicação, ou não. hehe

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir
  3. Oiee... to louca pra ler este livro da Meg... mesmo sendo assim ... mais ou menos, pelo que entendi da sua resenha... assim como você achei interessante essa parte de focar em Hades e Pérsofone... geralmente renegados a segundo plano...

    bjuss

    ResponderExcluir
  4. Só li um livro da Meg Cabot, o Diário da Princesa, mas depois de ler a resenha desse, vou querer ler Abandono, a história da Pierce :3

    ResponderExcluir
  5. Eu sou uma fã da escrita da Meg Cabot e me parece que esse livro é bem confuso no quesito narrativa. Mas pretendo ler porque até os livros medianos da Meg me interessam!

    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sou uma fã da Meg e estou louca para ler esse livro. Uma pena que você não conseguiu se envolver tanto com os personagens ou com a escrita da autora, eu vi mesmo alguns comentários que ela deixou bem confuso. Mesmo assim ainda tenho muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails