Resenha: Bruxos e Bruxas - James Patterson e Gabrielle Charbonnet



Título: Bruxos e Bruxas (Witch & Wizard #1)
Autores: James Patterson, Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632216
Ano: 2013
Páginas: 288
Compare Preços
Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.


- [...] Nós somos as únicas pessoas entre vocês e um destino muito pior que a morte.- Ah, então tem coisa pior que ser sequestrado no meio da noite, levado para a prisão, condenado à morte em um julgamento ridículo e, então, ser trancafiado em um Hospital decrépito com dois sádicos? Vai ficar pior? [Pág. 72]
Bruxos e Bruxas é o encontro de magia e distopia, pois envolve bruxaria e um governo ditador que controla tudo. A Nova Ordem é um grupo que passa a controlar o que as pessoas devem ler, ouvir, fazer, etc. E para eles, todos com menos de 18 anos podem ser uma ameaça a sociedade e por isso prendem quem eles quiserem, sem que ninguém possa fazer nada a respeito. E é assim que os irmãos Whit e Wisty são presos, julgados culpados de bruxaria, recebendo a sentença de morte por enforcamento e são jogados em uma prisão.
Vamos recapitular: Eu, a Wisty normal de todo santo dia, sou uma bruxa. Whit, barriga tanquinho, é um bruxo. Não sabemos exatamente como controlar os nossos poderes.Whit e eu fomos condenados à morte por um indivíduo traiçoeiro conhecido como O Único Que É O Único. Os nossos pais estão sendo procurados por traição. E ainda não temos a mínima ideia de onde eles estejam, nem se ainda estão vivos. [...] [Pág. 173]  
Sem fazer ideia do que está acontecendo, afinal nenhum dos dois fazia a menor ideia de que tinham poderes e sequer que isso poderia existir, eles acabam descobrindo sem querer, ao tentar se defender que realmente alguma coisa estranha está acontecendo com eles e que eles realmente possuem poderes, mas não fazem ideia de como isso é possível ou como utilizá-los.

Eles terão que descobrir como escapar e a sobreviver nesse novo mundo governado pela Nova Ordem. Enquanto isso acontece, novos personagens aparecem e novas descobertas sobre eles.
A visão de guardas com mais de 100 quilos cada um descendo o cassetete, empurrando e machucando crianças, algumas com um quarto do tamanho deles, é algo que vai povoar os meus pesadelos pelo resto da minha vida. [Pág. 233] 
Whit e Wisty são dois personagens ótimos, sarcásticos, corajosos e mesmo sendo castigados em sua prisão, nunca desistem. A narração é dividida entre os dois, os capítulos são curtíssimos e a leitura rápida. O livro tem ação, aventura, suspense e também situações engraçadas.
Eles têm medo de nós. Eles têm medo de tudo.Eles têm medo de mudança, e nós precisamos mudar.Eles têm medo dos jovens, e nós somos jovens.
Eles têm medo de música, e música é a nossa vida.Eles têm medo de livros, e do conhecimento, e de ideias.Acima de tudo, eles têm medo da nossa magia. [Pág. 244]
 
Uma das coisas que achei interessante foi a utilização de nomes de livros, artistas, etc, que conhecemos, mas “diferente”. Por exemplo, são mencionado os livros “Harry Podre e a Ordem dos Idiotas” (te lembra algum livro? rs), “Saga aurora” (lembram da saga crepúsculo? então...), “O ladrão de Trovões” com um personagem chamado Percival Johnson (Hum, Percy Jackson em O Ladrão de Raios), por aí vai, e esses são alguns dos livros banidos pela Nova Ordem.

Quando recebi o kit da Novo Conceito fiquei me perguntando o que significava a baqueta e o livrinho em branco que vinham de brinde e a resposta disso está no livro. O kit foi bem ligado ao livro e achei muito interessante, além desses dois itens vem um aviso no livro de que ele foi proibido pela N.O., o que deixou o kit tudo a ver com a história.

Não vou contar muito do livro porque o legal é ir lendo e se surpreendendo. O que posso dizer é que recomendo muito e estou super ansiosa pelo próximo! Adoreiiiii.

O livro é bem introdutório e que lá fora 4 livros da série já foram lançados. Apesar de muitas críticas não tão boas sobre o livro, eu realmente gostei. 


6 comentários:

  1. Olá Andresa, estou louca de curiosidade para ler esse livro pela polêmica toda que rolou em cima dele. Pena que a maioria das resenhas que tenho lido não são exatamente positivas. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li muitos livros distópicos e de fantasia, mas não sei se vou gostar desse livro. Faz parte de uma série né?E me pareceu uma narrativa bem introdutória.

    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou louca de curiosidade!
    Vou comprar o livro hoje mesmo!
    Dá uma conferida no nosso site, tem resenha novinha!
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  4. http://gorjeioliterario.blogspot.com/

    Achei engraçado esse negócio da utilização do nome de outros livros, tal como saga aurora e Harry Podre.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que já tinham 4 livros lançados lá fora! :O
    Confesso que em nenhum momento me empolguei pra conhecer o livro, mesmo com toda a divulgação da NC.
    Acho que não estou num momento de querer ler coisas de bruxas e tal, mas pode ser que eu dê uma oportunidade ao livro um dia desses. Mas no momento ele não é muito desejado não..

    ResponderExcluir
  6. O kit da editora ficou lindo mesmo e eles estão de parabéns pela super propaganda que fizeram. Só que com toda essa propaganda eu fiz uma ideia bem diferente do livro e agora que eu vi que ele não é nada do que eu pensava acabei perdendo meu interesse nele.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails