Resenha: Vaclav & Lena - Haley Tanner

Título: Vaclav & Lena
Autor(a): Haley Tanner
Editora: Intrínseca 
ISBN: 9788580572056
Páginas: 272
Compre aqui



Vaclav e Lena parecem destinados um ao outro. Eles se encontram pela primeira vez aos 6 anos, numa aula de inglês para imigrantes em Brighton Beach, no Brooklyn. Vaclav é precoce e falante. Lena, com dificuldade no idioma, refugia-se na segurança de sua adoração por ele. Ele imagina a história dos dois se desenrolando como em um conto de fadas. No entanto, uma das muitas verdades a serem descobertas nessa extraordinária obra de estreia de Haley Tanner é que "felizes para sempre" nunca é um desfecho garantido. Um dia, Lena não vai à escola. Desaparece da vida de Vaclav e da família dele como num cruel truque de mágica. Durante os sete anos seguintes, Vaclav deseja boa-noite a Lena todos os dias, perguntando-se se ela faz o mesmo onde quer que esteja. No dia do aniversário de 17 anos de Lena, ele finalmente descobre o que aconteceu. Haley Tanner tem a originalidade e a verve de uma contadora de histórias nata, e também a ousadia de imaginar um mundo em que o amor pode superar as circunstâncias mais difíceis. Em Vaclav & Lena, a autora dá vida a dois inesquecíveis jovens protagonistas que evocam a alegria, a perplexidade e a paixão de se ter uma profunda e duradoura ligação com outra pessoa.


Vaclav & Lena me encantou pela sinopse que prometia uma linda história de amor digna de conto de fadas entre Vaclav & Lena, dois jovens imigrantes russos nos Estados Unidos. Apesar de realmente haver uma linda história de amor, o livro é muito mais complexo e profundo, e talvez por estar esperando um romance água com acúçar, a leitura tenha sido cheia de altos e baixos.

Vaclav & Lena são dois imigrantes russos que se conheceram aos 6 anos nos Estados Unidos,    onde a família de ambos foi a procura do sonho americano, de uma vida melhor. Vaclav é doce, ingênuo e sonha em um dia ser Vaclav, O Magnífico, grande e famoso mágico. Lena é tímida, misteriosa, ambígua,  a linda assistente de Vaclav. 

Ambos sentem um carinho muito grande um pelo outro e a relação deles é permeada em segredos, que eles acreditam que seja o laço que os une. 

Todos os dias depois da escola, Lena vai à casa de Vaclav, onde fazem o dever de casa e treinam para o grande espetáculo de mágica que um dia irão apresentar juntos. Vaclac, o grande mágico e Lena sua linda assistente. Um belo dia, Lena adoece e por causa disso não aparece na escola, tampouco na casa de Vaclav, e ele se dá conta que perdeu sua linda assistente e o amor de sua vida.

Sete anos se passam, e Lena volta ao mundo de Vaclav, fazendo muitos segredos serem revelados.

O livro é narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista de vários personagens, ora no presente, ora no passado. A narrativa de Haley diversas vezes brinca com o leitor, o que considero que seja um dos pontos mais positivos do livro.

Além da peculiar narrativa, temos personagens bastante interessantes, como Vaclav, o garotinho russo que veio para a América com a família em busca de ter uma vida melhor, e que sonha em ser tão famoso como o grande mágico David Copperfield. Vaclav é com certeza o personagem mais cativante dessa história. Lena também é um personagem bastante interessante, peculiar. Ela é misteriosa, ambígua, e minha relação com ela foi de amor e ódio o tempo inteiro.

Apesar de todos esses aspectos positivos, o livro não conseguiu me conquistar. A primeira metade do livro foi bastante cansativa. Porém, como a história dos protagonistas vai sendo aos poucos sendo reveladas ao leitor, isso aguça a curiosidade, e foi por isso que eu continuei a leitura, pois queria conhecer um pouco mais sobre Vaclav & Lena e entender os motivos de determinados comportamentos e atitudes.

O livro além de ter uma linda história de amor tem toques de drama, suspense e denúncia social. 

Gostei do rumo que a história tomou, porém acho que a autora se perdeu um pouco, e não gostei do final, que para mim foi bastante incomum e até mesmo ousado.

É um livro interessante, porém é necessária uma certa maturidade para ler Vaclav & Lena, pois apesar de ter uma linda história de amor como pano de fundo, é um livro que trata de assuntos muito mais complexos e delicados. Talvez por esse motivo eu tenha amado Vaclav, O Magnífico e Lena, sua linda assistente, mas não gostado tanto da história, pois infelizmente eu ainda não estava pbreparada para ela. 

Um beijo! :*

2 comentários:

  1. Linda a capa desse livro hein...achei maravilhosa....




    Beijos


    Lanny
    http://www.leituraeoutrostantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei legal da sua parte falar que não gostou muito da leitura. Só que eu sou como São Tomé : Ler para acreditar (kkkkkkkkk).
    Sério agora, essa hostória me perce ser interessante por mesclar o romance com a vida real não apenas o lado bom da coisa. Pelo menos foi a impressão que tive.



    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails