Resenha Dupla: Delírio de Lauren Oliver

Título: Delírio
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571646
Páginas: 342
Ano: 2012
Compre Aqui


Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Renata 

Desde que li Antes que eu vá, que fiquei encantada com a escrita da Lauren Oliver, portanto estava curiosíssima para ler Delírio, uma distopia que trata o amor como a maior de todas as doenças da humanidade, e que por esse mesmo motivo, foi erradicado dos Estados Unidos em um futuro remoto.

Todos os cidadãos dos Estados Unidos, ao completarem 18 anos, são submetidos a cura, que os livrarão por completo de qualquer sinal do amor delíria nervosa.
Além da cura, a socidade controla e decide tudo. Com quem você vai casar, quantos filhos terá, o que deve ler, e ouvir.

E é nesse cenário que conhecemos Lena, uma garota que esta prestes a completar 18 anos e espera ansiosamente pelo momento em que finalmente será curada. Lena quer muito livrar-se para sempre da doença que matou a própria mãe.

Porém, tudo muda quando Lena conhece Alex, e começa a manifestar todos os sintomas do amor delíria nervosa.

Narrado em primeira pessoa, pela perspectiva de Lena, Delírio tem um pouco de Feios e Destino.
De Feios, temos a idéia da cura, que ocorre quando o cidadão atinge a maioridade; de Destino temos o controle da vida do cidadão pela sociedade, como o pareamento, as músicas e textos permitidos.
Portanto, o enredo não é muito original, mas a história funcionou muito bem para mim.

A escrita de Lauren revelou-se ainda mais surpreendente do que em Antes que eu vá, e para falar a verdade, fiquei ainda mais fã da autora. É incrível a forma e o cuidado com que ela escreveu Delirio.

Apesar de Lena ter me irritado um pouco, principalmente nas 100 primeiras páginas, eu fui me encantando por ela. por Hana e por Alex.

O início tem um ritmo um pouco lento, mas a partir do capítulo 13 a história toma um novo rumo e o leitor não consegue mais largar o livro!

Lena vai questionando a sociedade pouco a pouco, e o romance com Alex é lindo demais, e que faz a gente pensar e se questionar o que é o amor, e até aonde nós iríamos, ou faríamos, por esse amor.

O final é OMG, de arrepiar e eu estou super ansiosa pela continuação, Pandemonium. :))

Beijinhos :**


Andresa


Li o livro apenas em inglês e os quotes eu fiz a tradução porque não tenho a versão lançada aqui. Alguns quotes eu esqueci de anotar a página, rs.
Os corações são coisas frágeis. É por isso que você tem que ser tão cuidadoso. [Pág. 8]
Em Delirium temos uma distopia onde o amor é considerado uma doença e a sociedade é controlada por isso. Após completar 18 anos todos tem que passar por um procedimento para conseguir a “cura” para o “amor deliria nervosa”. Além disso, as mulheres passam por um teste para receber notas e descobrir com quem elas “combinam” para encontrar um parceiro e se casarem com ele.  Caso elas tenham boas notas e sejam escolhidas para uma universidade, o casamento será após se formar, e se não tiver essa sorte, após o colegial você se casa.
As doenças mais perigosas são aquelas que nos fazem acreditar que estamos bem. - Provérbio 42, O Livro de Shhh
Ele afeta a sua mente para que você não possa pensar claramente ou tomar decisões racionais sobre o seu próprio bem-estar. (O livro de Shhh) [Pág. 3]  
Lena está prestes a fazer 18 anos (em 3 meses mais precisamente) e esta louca pra se livrar da doença. Ela é órfã e vive com sua tia Carol e as duas filhas (Jenny e Grace) de sua prima Marcia que também morreu.
Eu te amo. Lembre-se. Eles não podem tirar isso.
Lena é uma típica adolescente, tímida, que não se acha nem bonita nem feia, mas se acha inferior a sua melhor amiga Hana, que é linda e chama a atenção de todo mundo por onde passa. Hana tem uma tendência a não aceitar muito toda essa história de procedimento e Lena é seu oposto, ela quer passar por isso para se livrar de qualquer possibilidade de “contrair a doença”. Sua mãe passou pelo procedimento 2 vezes e antes de ser obrigada a passar pela terceira vez, ela se matou. Seu pai morreu antes dela completar um ano. Ela tem uma irmã, Rachel, mas que não dá muita atenção a ela.
- Além disso, eles nos dão uma escolha.- Uma escolha limitada, ela me corrige. - Temos que escolher as pessoas que foram escolhidas por nós.- Toda escolha é limitada, é a vida." 

Apesar de sempre ter acreditado cegamente que o procedimento era realmente uma cura, e que o amor era uma doença, dá para perceber que no fundo ela fica curiosa para saber como seriam se as coisas fossem diferentes. 

No dia da sua avaliação Lena conhece Alex e a partir daí tudo muda. Não é logo de começo, ela não dá o braço a torcer de cara, mas ele aos poucos vai conquistando-a. O Alex é um fofo *-* adorei o personagem!!
Acho que isso é apenas parte de amar as pessoas: Você tem que desistir das coisas. Às vezes, você mesmo tem que desistir delas.
Com o passar das páginas vamos descobrindo segredos, reviravoltas, conhecendo mais os personagens e suas mudanças durante o livro. Vemos o progresso do romance “proibido” e até onde ele vai levar os personagens. E o final do livro é de matar, te deixa de boca aberta e ansiosa pela continuação!
Uma lâmina afiada de tristeza passa por mim, rápido e profundo. Eu acho que estava prestes a acontecer eventualmente. Eu sempre soube que iria. Todos que você confia, todos que você acha que pode contar, irá eventualmente decepcioná-lo. [Pág. 106]
A ideia do livro me conquistou de cara, porque quem consegue imaginar um mundo sem amor? ou que amor seria uma doença que deveria ser curada e erradicada? Fiquei me perguntando como seria abordado esse caminho.

A sociedade é manipulada a acreditar que o amor nos tempos antigos foi o motivo de destruição de muitas coisas e com isso, tudo é controlado nos EUA. As músicas que podem ser ouvidas, os sites que podem ser acessados, etc. Carro é uma coisa rara porque combustível não é para todos. Meninos e meninas “não-curados” não podem ter contato até terem passado pelo procedimento. Existem aqueles que não aceitam o procedimento são chamados “Invalids” que vivem nos chamados “The Wilds” e também aqueles que têm alguém da família que não foi curado ou que simpatiza com a ideia de que isso é errado que são os chamados “Simpatizers” e todos esses são ignorados e sofrem preconceito.

A cada novo capítulo a autora coloca epigrafes de poemas, quotes ou texto sobre “The Book of Shhh”, tudo de acordo com a sociedade em que vivem. O livro chama-se The Safety, Healthy and Happiness Handbook  (O Livro da Segurança, Saúde e Felicidade em tradução livre) ou apenas The Book of Shhh.

É meu primeiro livro da autora, a narração é sobre a visão de Lena, alguns capítulos são um pouco longos, o que é um pouco cansativo. É bem descritivo, e por isso acho que algumas coisas poderiam ter sido cortadas para acelerar mais a leitura, mas apesar disso adorei o livro... O que eu não gostei foi o final que acabou comigo!

Trilogia Delirium:
  • Delírio (Delirium)
  • Hana (conto em e-book de Delirium sob a visão de Hana, melhor amiga de Lena)
  • Pandemonium (sem previsão no Brasil e lançado esse ano nos EUA)
  • Requiem (previsto para março de 2013 nos EUA).


Beijos, Andresa.

PS: Comentou neste post? Que tal participar do Top Comentarista de Agosto que terá como prêmio o livro Cruzando o Caminho do Sol, Um Mundo Brilhante ou A Jornada? Basta clicar AQUI e veja como participar!


8 comentários:

  1. Delirium é uma das minhas trilogias preferidas mesmo só tendo lido o primeiro, por enquanto!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada de Lauren Oliver... já li algumas resenhas sobre este livro. O tema parece interessante, resta saber como a estória vai desenrolar ao longo da série. Algumas séries que eu li começaram bem e depois ficaram meio "mornas"... por isso estou meio cansada de livros em série!!! Sem contar que é um P. no S. ter que ficar esperando o lançamento do próximo livro!!! Gostei da resenha!!!

    ResponderExcluir
  3. O único distópico que li foi Jogos Vorazes. Amei o gênero e estou louca por Delírio, Destino, Feios... Minha prioridade é esse da Lauren Oliver!


    Meninas, adorei as resenhas e só me deixaram com mais vontade ainda. Já tinha me interessado pelo Ante Que Eu Vá e fui comprar na bienal aqui do RJ no ano passado, mas tava muito caro rs


    Enfim, espero logo ter a oportunidade colocar as mãos nele.


    Um beijo,
    http:/www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  4. Amo esse livro e desde que terminei de ler estou doida para saber a continuação.
    Uma pena que não leio em Inglês então terei que esperar ser lançado pela Intrínseca.


    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  5. As
    doenças mais perigosas são aquelas que nos fazem acreditar que estamos bem. - Provérbio
    42, O Livro de Shhh




    Ele
    afeta a sua mente para que você não possa pensar claramente ou tomar
    decisões racionais sobre o seu próprio bem-estar. (O livro de Shhh)
    [Pág. 3]


    Acho que essa definição se encaixa perfeitamente com a Paixão e não o Amor.
    Gostei muito da sua resenha.Fiquei curiosa para saber o que aconteceu no final que acabou com você...


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler este livro !!!

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro ali, na estante,me olhando...rs
    Desde que li a primeira sinopse dele, fiquei meio que assustada com a possibilidade de encarar o amor como uma doença.
    Achei pouco provavel..e a cada resenha que leio, me aumenta a vontade de ler logo esse livro.
    Mas, como a leitura anda toda atrasada..rs sei que ainda vai levar um pouco de tempo até chegar nele.
    Parabens pela resenha :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Curte essa page sobre Delírio.
    http://www.facebook.com/pages/Delirium-Brasil/546020502085924?ref=hl

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails