Resenha: Do seu Lado de Fernanda Saads


Título: Do seu Lado
Autora: Fernanda Saads
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219008
Ano: 2012
Páginas: 320
Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.

Sarah foi largada pelo namorado Bruno há alguns anos e acha que já o esqueceu depois de muita terapia, que ela faz até hoje. Ela é arquiteta e trabalha com seu melhor amigo Igor na mesma empresa e quando os dois são colocados em um novo projeto, eles descobrem que Bruno é o novo cliente. Daí então Sarah percebe que quatro anos tentando esquecê-lo não foram o bastante.
Estou mentindo pra todos. Talvez até pra mim mesma quando digo que só quero ser sua amiga do Bruno. [Pág 51]
Será que ser cretino faz parte da personalidade de alguém? Não existe regeneração nesse mundo? Em todo caso, não quero voltar com o Bruno. Meu único objetivo é fazê-lo se sentir tão mal quanto eu me senti antes. [Pág. 64] 
Apaixonei-me por Igor em poucas páginas, ele é um ótimo amigo, super cavalheiro daqueles que abrem a porta do carro pra você e está obviamente apaixonado pela melhor amiga que é meio tapada pra perceber isso. Ele nunca gostou do ex de Sarah e agora que ele voltou à cena, está louco de ciúmes.  Gente, que amigo leva o filme “Harry e Sally - Feitos um para o Outro” pra assistir com a amiga? *-* Além disso, ele é o tipo de cara que quer casar um dia, ter filhos, cozinhar pra família... Tem como não se apaixonar?
Não quero que ele vá. Na verdade, queria que as coisas fossem como antes. Do jeito que a gente ficava à vontade um com o outro. Mas parece que não há mais jeito. É como se tivéssemos pulado de um precipício. Não há mais volta. [Pág. 120] 
Sarah me irritou um pouco com essa história de querer se vingar do ex, porque na verdade ela tem uma recaída por ele e nem percebe que está fazendo sofrer alguém que realmente gosta dela. Ela é insegura e quando descobre que o melhor amigo não dá a ela toda a atenção que sempre deu e que está namorando, a amizade deles fica abalada e ela não aceita bem esse fato. E é claro que aos poucos ela percebe que está apaixonada pelo melhor amigo, mas será que é tarde demais para mostrar isso a ele?
É isso. Ele não gosta mais de mim e só me vê como amiga. E vou ter de lidar com isso. Vou ter de encontrar uma maneira de tirá-lo do meu coração e da minha cabeça. Preciso encontrar uma forma de desfazer essa coisa toda. É só voltar a ser como antes.
Mas como posso fazer isso? [Pág. 242]
- Sarah? - ele diz e eu me viro. - Nós não somos mais os mesmos, não é?
- Não. Acho que não - respondo e saio sem olhar para trás.
Definitivamente, nós não somos mais os mesmos. É como se existisse uma faixa limítrofe invisível para mudar as coisas para sempre. Nós cruzamos a faixa e agora não tem mais volta. É só uma questão de aceitar e seguir em frente. Porque por mais que se tente voltar atrás e fazer igual, ficam lacunas impossíveis de serem preenchidas. [Pág. 262]
 
O livro é narrado em primeira pessoa e seus capítulos são curtos. Uma coisa que achei um pouco estranha enquanto lia, foi a mudança rápida dos acontecimentos de um parágrafo para o outro. Em um parágrafo ela está no escritório e no seguinte ela está assistindo Sex and the City e eu ficava com cara de paisagem tentando entender como as cenas mudavam tão rápido. A história é meio clichê (melhor amigo(a) apaixonado pelo outro e esse outro não se toca disso, mas no fim percebe que ama essa pessoa) e o final já é algo previsível, mas eu AMEI tudo. No fim das contas, eu acho que o livro poderia ser estendido um pouco mais porque o final foi rápido e acabou tão fofo que eu queria ver mais daquilo. Eu adorei a capa do livro, ficou muito bonita.

Não posso deixar de falar rápido de alguns personagens secundários. Os pais de Igor e Sarah são ótimos, gostei de todos eles. A vó de Sarah é super fofa, dá conselhos sobre amor e Fátima de cliente se torna uma grande e valiosa amiga de Sarah.

Minha experiência com o livro foi muito agradável porque me identifiquei com muitas coisas em relação à amizade de Sarah e Igor, ao clima de romance entre eles e mais ainda me identifiquei com Igor e depois com Sarah (bem confuso né? Pois é). A história trouxe memórias que apesar de não agradáveis, mexeram comigo de forma positiva. Eu adoro me identificar com personagens ou situações pelas quais já passei.
Eu descobri o amor. E foi maravilhoso, apesar de tudo. Não tem jeito. Um dia ele vai bater à sua porta e, por mais que você não abra ou queria fugir, quando menos esperar, ele vai alcançar você.
É uma questão de timing. Cheguei atrasada a estação e perdi o trem. Agora preciso mudar meu roteiro para chegar ao mesmo destino: felicidade. [Pág. 257]
Quem já passou por algo parecido, já se apaixonou por um amigo (a), tendo ou não seu final feliz, ou teve aquele ciúme que sentimos quando nosso amigo que sempre nos deu tanta atenção encontra outra pessoa e as coisas não são mais as mesmas. Ou aquele momento em que um deles se declara, mas o outro já seguiu em frente e as coisas ficam realmente estranhas e vocês mal conseguem se olhar e tudo muda, vai se identificar com a história. Enquanto lia, eu senti que o que acontece entre eles é pura realidade, isso acontece de verdade, o que tornou a leitura mais agradável ainda.

A mensagem do livro é uma que muitos já conhecem. O grande amor da sua vida pode estar do seu lado e você nem imagina. Pode ser aquele seu amigo (a) que adora te perturbar, que te faz rir quando você menos espera, aquele com quem você pode conversar sobre qualquer coisa a qualquer hora, que faz qualquer coisa por você e por aí vai. E é por isso que me apaixonei por Igor, e imagino que muitas que vão ler também. Ele é esse tipo de amigo, além de ser inteligente, ótimo no que faz e bonito claro rs! Quem não queria um melhor amigo desses? E quem não queria que esse melhor amigo se tornasse algo mais? 

Leitura super recomendada! Não consegui parar o livro até terminar. LEIAM!

Beijos, Andresa.


7 comentários:

  1. Estou super ansiosa pra ler esse livro. Já tinha lido outra resenha dele, e agora a sua, sendo também positiva, me deixou mais animada :) apesar de previsível, parece leve e bem escrito
    Seu blog é lindo chuchu
    beijinhos
    semacordes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiee!

    Não é um livro surpreendente. Mais a leitura é muito rápida. Acho ele uma boa leitura para descansar, depois de um livro mais pesado. Gostei muito de alguns personagens! Como a Fátima e a avó da Sarah. Uma das coisas no final me surpreendeu e achei que a autora fechou a história de um jeito tão bonitinho.

    Beijos!

    P.S - Essa capa é linda não é?

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na listinha de desejados desde que li a primeira sinopse dele. Sou uma eterna apaixonada, uma romântica incurável..rs não abro mão de ler um bom romance, ainda mais se tiver um draminha no meio.
    E acredito que todos já viveram ou irão viver essa magia, do amigo que se torna mais que amigo..rs
    Adorei a resenha e sim, quero ler o livro logo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Andresa, tudo bem?


    Estou com esse livro na minha pilha de leitura, como você achei a capa muito linda e isso, inicialmente, me fez querer lê-lo, entretanto ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro, por isso nem imaginava que a história tratava de amizade(X)amor, legal o tema, apensar de ser clichê a gente curte né? Só de ler sua resenha já gostei do Igor, ele parece ser o personagem que nos faz suspirar, e legal você ter ligado a narrativa com emoções e experiências próprias, a trama acaba nos envolvendo mais quando nos ligamos a ela.


    Parabéns pela resenha!


    Passei aqui para te avisar que você foi sorteada lá no blog, quem comentasse na resenha de Gregor ia concorrer a um kit de marcadores, e o seu comentário foi sorteado! Aqui o resultado: http://www.livrosefuxicos.com/2012/07/resultado-dizem-por-ai-resenha-premiada.html
    Me manda seu endereço por e-mail? Vou te mandar uma cartinha ;)


    Beijokas,


    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma leitura muito gostosa. Todo mundo só fala bem do livro e você adorou, então espero poder ler logo.


    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ouwww Meus parabéns pela resenhas meninas.. eu já li e adorei o livro!! E para deixar melhor ainda a Fê é daqui da Paraíba,,,, adorei saber disso e até já conheci ela pessoalmente *-*

    ResponderExcluir
  7. Também adorei esse livro *.*
    Virou um dos meus favoritos, e o Igor é tão fofo.
    Queria um "amigo" assim..rsrs


    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails