Resenha: Caminhos de Sangue (Moira Young)

Título: Caminhos de Sangue
Autor(a): Moira Young
Série: Dustlands #1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571943
Páginas: 352
Comprar aqui





Saba passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. O lugar não a incomoda, contanto que o irmão gêmeo, Lugh, esteja por perto. Quando, porém, uma gigantesca tempestade chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros em seu rastro, a vida que Saba conhece chega ao fim: Lugh é raptado e ela tem que embarcar em uma perigosa jornada para resgatá-lo. Repentinamente jogada na realidade selvagem e sem lei do mundo além da Lagoa da Prata, Saba não consegue pensar no que fazer sem Lugh para guiá-la. Por isso, talvez a maior surpresa seja o que descobre sobre si mesma: é uma lutadora incansável, uma sobrevivente feroz e uma oponente perspicaz. Com a ajuda de um audacioso e atraente fugitivo e de uma gangue de garotas revolucionárias, Saba se torna a protagonista de um confronto que vai mudar o destino de sua civilização. Com ritmo arrasador, ação constante e uma história de amor épica, Caminhos de sangue é uma aventura grandiosa ambientada em um mundo futurista e violento.

Gosto bastante de distopias, e é claro que eu estava curiosíssima para ler Caminhos de Sangue, primeiro livro da trilogia Dustlands da autora Moira Young e publicado pelo Brasil pela Intrínseca.

Caminhos de Sangue foi um livro que me surpreendeu bastante. Apesar de ser bastante comparado ao livro Jogos Vorazes de Suzanne Collins, e de em certos momentos haver alguma semelhança, no geral são livros diferentes.

Saba é uma jovem de dezoito anos, irmã gêmea de Lugh. Apesar de teram nascido no mesmo dia, no solistício de inverno, eles são bastante diferentes. Lugh é loiro, olhos azuis, Sabe é morena, e possui olhos castanhos. Lugh é luz, Saba escuridão. Apesar de serem fisicamente bem diferentes, os dois partilham algo em comum: o amor que um sente pelo outro.
Eles vivem na Lagoa da Prata, um lugar quase deserto e com condições bastante precárias, com o pai, um homem que sabe ler as estrelas, e Emmi, a irmã mais novinha e quem Saba culpa pela morte da mãe.
De repente, três homens aparecem na Lagoa da Prata, a mando do Rei, e levam Lugh embora. A vida de Saba muda completamente e ela esta disposta a enfrentar tudo e todos, custe o que custar para resgatar Lugh, o irmão que ela tanto ama.

O livro é narrado em primeira pessoa por Saba, uma garota forte, determinada e bastante corajosa.

A escrita de Moira Young foi uma grande surpresa para mim. Como Saba e a grande maioria dos personagens nunca estudaram, a narrativa é bastante informal, e muitas vezes nos deparamos com palavrinhas como "tava", "entendeno", "fazeno", etc. Eu estranhei muito o estilo de escrita da autora no início do livro, mas no decorrer da história acabei me acostumando. Apesar de ser diferente, a narrativa flui bem, é envolvente, prende o leitor desde a primeira página e o ajuda a se conectar com a história.

Apesar de ser um livro distópico, pouco conhecemos do mundo criado pela autora.  Além de ser ambientado no futuro, algumas pistas nos vão sendo dadas pelo caminho. Espero que o mundo em que Saba vive seja melhor explicado no segundo volume, pois estou curiosa para conhece-lo mais um pouco.

Eu gostei bastante dos personagens, acho que foram bem construidos. Eu adorei a Saba, ela é uma protagonista muito forte, determinada, focada no objetivo, e também um pouquinho teimosa. Emmi, a irmã caçula, foi uma personagem que também me surpreendeu. Apesar de aparentemente frágil, ela  possui em si uma grande força e coragem. Também adorei o Nero, o corvo de estimação da Saba.

Os caminhos que Saba terá de percorrer para resgatar o irmão aguarda várias surpresas, algumas bem desagradáveis, mas em nenhum momento o desenvolvimento da história me cansou, muito pelo contrário, fui completamente arrebatada.

Álem de estar recheado de açãó do início ao fim, também há um romance intenso e cativante entre Saba e Jack. achei muito forte a química entre o casal.

É um livro maravilhoso, intenso e indicado para quem gosta de fortes emoções.

E é claro que eu estou ansiosa pela continuação, Rebel Heart, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

O Lugh nasceu primeiro. No solistício de inverno, quando o sol fica bem baixinho no céu. Depois fui eu. Duas horas depois. Isso já diz tudo. O Lugh vai primeiro, sempre primeiro, e eu venho atrás. E assim tá bem. Assim tá certo. É assim que tem que ser.

6 comentários:

  1. Estou muito curiosa para ler esse livro.
    Gosto de distopias e pela resenha parece ser um livro bem legal.
    Legal saber que no meio dos problemas que Saba vai ter que enfrentar ela ainda conhece alguém. Gosto de romance nesses livros.
    Bjins.

    ResponderExcluir
  2. É ótimo, né?? Beijo!! :**

    ResponderExcluir
  3. Leia, vale mesmo a pena! :D Beijo :*

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Fiquei bem curiosa em ler o livro pela capa e sinopse quando vi no Skoob. A história parece ser bem interessante mesmo! Legal ver a união entre irmãos colocada num livro.


    Beijos,
    http://secretsofbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Claro que adorei a resenha, só me deu mais vontade de ler..
    é nessas horas que gostaria de ganhar na mega sena para poder comprar todos....

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails