Sessão Pipoca Tripla: Jogos Vorazes



Título no Brasil: Jogos Vorazes
Título original: The Hunger Games
Elenco: Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman.
Direção: Gary Ross
Gênero: Ficção Científica
Duração: 142 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Estreia: 23 de Março de 2012

Sinopse: 'Jogos Vorazes' se passa um futuro distante, depois da extinção da América do Norte, quando sua população é dividida em 12 distritos. 
Todos os anos nas ruínas de onde outrora fora a América do Norte, a nação de Panem força cada um de seus doze distritos para enviar um menino e uma menina para competir nos Jogos Vorazes. Parte entretenimento, parte tática de intimidação do governo, os Jogos Vorazes são um evento televisionado em que os "Tributos" devem lutar um contra o outro até que um sobrevivente permanece.
Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.


Andresa

Eu e Érica não conseguimos realmente assistir o filme na pré-estreia por causa de bando de mal educado que gritou o tempo inteiro, falavam spoilers e até xingavam um ao outro dentro do cinema. Graças a Deus consegui ir ao cinema de novo e numa paz maravilhosa, não havia um pio o filme interiro e aí sim pude ver a grandiosidade do mesmo!


Sei que todo mundo deve estar cansado de me ouvir falar que amo a série Jogos Vorazes, que é minha preferida e blablabla rs. Mas aviso de novo porque tenho muita dificuldade de escrever sobre o que eu amo e é por isso que até hoje não consegui fazer uma resenha dos livros. Então já aviso que não vou conseguir transmitir tudo que eu senti ao ver o filme.

Primeiramente devo dizer que o filme foi fiel ao livro. Eu tinha minhas dúvidas desde o inicio do filme e tudo que eu fazia era torcer para que não fizessem mais uma adaptação meia boca que fugisse completamente do livro. O filme tem lá suas mudanças, é claro que não poderia seguir a risca os livros, até porque não caberia tudo em 2h20min. Mas o que foi feito foi o suficiente para agradar aos fãs, algo que hoje em dia é muito difícil de conseguir em relação a adaptações. Eu saí do cinema agradecendo por isso.

A atuação está excelente! Se algum dia alguém duvidou da escolha do elenco, podem ficar tranquilos porque eles surpreendem. Jennifer Lawrence é a Katniss! Ela incorporou a personagem com unhas e dentes.  Josh Hutcherson foi uma surpresa para mim, eu realmente o vi como Peeta no filme! Woody Harrelson já era minha escolha para interpretar Haymitch desde que o assisti no filme Zumbilândia e ele não me decepcionou nem por um minuto como tal. Destaque para todo o elenco que deu um show!! Os tributos estavam ótimos, Cato, Clove e Rue principalmente. Snow, Seneca, Cinna... todos estavam muito bem em seus personagens!

Apesar de tudo ter sido ótimo, acho que quem leu os livros e principalmente quem como eu é vidrada na série sentiu falta de algumas coisas ou não aprovou completamente algumas mudanças. Eu por exemplo não gostei da mudança que teve no final do filme em relação a um dos personagens principais (que não vou dizer qual é para não perder a graça de quem não viu ou leu ainda). E acho que a parte da arena deveria ser entendida porque passou tudo muito rápido, não deu para sentir aquela agonia e sofrimento dos personagens como foi no livro, para encontrar água ou abrigo por exemplo. E uma das coisas que eu já imaginava que iria ser um problema para mim aconteceu. Como eles resolveram fazer um filme para uma faixa etária menor, as mortes foram superficiais, os cortes da câmera em praticamente todas as cenas não me agradaram porque eu queria muito ver cada uma das mortes como foi mostrado no livro e o sofrimento deles na arena.

Mas o que achei interessante é que eu senti que o filme foi um complemento ao livro de certa forma porque o livro é na visão da Katniss e o filme não tem um narrador. Podemos ver o que acontece entre Snow e Seneca por exemplo, temos uma mudança que eu adorei no filme que foi mostrar o povo do Distrito 11 se rebelando após o que acontece com Rue na arena, etc. Coisas que não tem no livro mas que eu ficava imaginando como seria e o filme me respondeu isso muito bem. Uma das coisas que não aparecem no livro e que foi uma dos melhores complementos foi mostrar os gamemakes controlando a arena, colocando fogo aqui, bestante ali, etc.

De modo geral achei o filme maravilhoso! Uma bela adaptação para os fãs não colocarem defeito e um belo filme para aqueles que não leram o livro e não conhecem seu contexto (para esses talvez possa ter ficado faltando alguma informação sobre algumas coisinhas, mas nada que faça muita diferença).

E que venha Catching Fire em Novembro de 2013! Esse eu vou contar os dias porque é meu livro preferido da série!!



Érica 


Confesso que fui ver Jogos Vorazes com o pé atrás. Tantas adaptações de livros ruins fazem isso com a pessoa (Percy Jackson etc).

Na pré-estreia não consegui ter opinião graças aos arruaceiros e garotas histéricas. Na segunda vez que fui ver a sala estava lotada e NINGUÉM FALOU UM AI que seja o filme inteiro. Eles tinham a boa educação que faltou aqueles da pré-estréia.

O filme conseguiu captar muito do livro e ser fiel a ele na medida do possível já que a própria autora foi a roteirista. Tiveram algumas mudanças em relação ao livro claro, porque é uma adaptação. De algumas eu gostei e de outras nem tanto. As mudanças boas realmente não davam para mostrar algo mais complexo descrito em várias páginas em poucas imagens.

O que eu não gostei foi a parte da arena. Podiam ter dedicado mais algum tempo a ela mostrando como foi cruel e sofrido para os tributos lutar por suas vidas. Não rola mesmo achar água em 1 minuto... E também as cenas de violência foram atenuadas porque queriam diminuir a classificação. Me passou a impressão de ser mal feito desviar a câmera quando iam matar alguém (técnica de filmagem do diretor). Se o próprio livro não é para criancinhas podiam elevar a classificação do filme e mostrar tudo de uma vez. E teve aquele detalhe importante de um personagem principal no final que odiei terem mudado.

A Jennifer Lawrence ficou perfeita como a Katniss que imaginei e deu para disfarçar a idade. Já os atores que fizeram o Peeta (Josh Hutcherson) e Gale (Liam Hemsworth) ficaram com cara de velhos. Não tinham mesmo 16 anos. O Gale nem apareceu muito e quando aparecia era com a cara de cachorrinho perdido que me lembrava o Jacob de Twilight (só que o Taylor Lautner é muito mais bonito).
Eu gostei da Effie (Elizabeth Banks), maquiagem incrível e do Caesar Flickerman (Stanley Tucci).  Aatriz que fez a Rua estava muito boa também.

Os Pacificadores me lembraram os Stormtroopers de Star Wars. E a visão das naves flutuando no céu me lembrou um OVNI de Arquivo X pronto para abduzir alguém. A cornucópia teve um design bem interessante, gostei. Eu lamentei quando Lenny Kravitz foi escolhido para o papel de Cinna e depois de ver o filme 2 vezes continuo lamentando. O Haymitch (Woody Harrelson) podia parecer mais bêbado como no livro. 

Pacificadores X Stormtroopers
E antes que me perguntem sou #TeamKatniss. Nunca fui com a cara do Peeta e o Gale me decepcionou em Catching Fire. Alexander Ludwig está muito bem como Cato. Aliás ele é mais bonito que o Josh Hutcherson, acho que deviam trocar de papéis. Saí do cinema cantando "Ai Se Eu Te Cato" porque né?

Adorei saber como os Gamemakers fazem os jogos. Era algo que tinha ficado na imaginação no livro e a Suzanne finalmente nos revelou.

Sinto que quem leu o livro vai entender melhor toda a profundidade do que foi retratado no filme, porque automaticamente vai encaixando as informações que conhece no que foi resumido em 2:24h. Mesmo assim acho que o resultado final foi bem fiel ao livro e ficou muito bom.


Que venha Catching Fire em 2013!



Renata


Jogos Vorazes foi uma das melhores leituras de 2011 e quiçá da vida. Não foi paixão à primeira página, pois o estilo de escrita de Suzanne Collins me causou um certo estranhamento. Porém, como já dizia Fernando Pessoa "Primeiro estranha-se depois entranha-se". Jogos Vorazes foi me conquistando pouco a pouco, a cada capítulo, a cada nova surpresa e ao terminar o livro estava completamente arrebatada e apaixonada pelo mundo criado pela autora.

Quando soube que iria virar filme, fiquei com um pouco de medo de não fazer juz ao livro, maravilhoso. Porém, a curiosidade foi maior e no dia da estréia estava eu no cinema como uma boa fâ girl! :)

Cinema tranquilo, nem cheio e nem vazio, cenário de uma pequena cidade. Um grande saco de pipoca e muita expectativa no ar!

No geral, gostei bastante do que vi. Embora o roteiro do filme e o livro divergirem em alguns pontos, achei a adaptação no geral muito boa.

O elenco está ótimo. E se antes eu não conseguia imaginar a linda e loira Jennifer Lawrence como Katniss, hoje já não consigo imaginar a Katniss sendo interpretada por outra atriz. Jennifer conseguiu passar exatamente a imagem da personagem que tinha na minha cabeça enquanto estava lendo o livro, forte, determinada, corajosa.

Achei a caracterização ótima, principalmente as pessoas do Capitólio com suas roupas luxuosas e vibrantes. Os cenários também foram excelentes, mostrando bem a discrepância entre os "dois mundos".

Confesso que algumas coisas não me agradaram muito, mas que nem por isso tiraram o brilho do filme.

Uma coisa que não gostei muito foram as cenas com a Rue, não que tenham sido ruins, porém o livro foi bem mais detalhado e emocionante.

Outra coisa que me desagradou também foi a parte dos jogos, na arena, que para mim aconteceu tudo muito rápido, e muitas vezes, não dava tempo para absorver tanta informação.

No geral, achei a adaptação emocionante e bastante fiel ao livro homonimo! Vale muito a pena assistir. Se você é fã da trilogia e ainda não viu, vá agora ao cinema! E se você ainda não conhece os livros, vá correndo também! Garanto que você vai adorar! :))
Boa pipoca! :*



Trailer do filme legendado



Algumas imagens do filme/filmagens (cliquem para ampliar)








20 comentários:

  1. Ok, vocês me convenceram. Vou comprar Jogos Vorazes, rs.

    Fiz uma coisa que não costumo fazer: assisti o filme sem ter lido o livro e confesso que gostei bastante. Mas tenho que concordar que as cenas das mortes foram muito superficiais. Espera algo mais, digamos, sangrento. (Estava me baseando nos comentários das pessoas no twitter e talz).

    Vou tirar a prova e ver o que acho.

    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
  2. Você acredita que ainda não fui assistir o filme?
    Quando estreiou eu estava mega doente e logo depois chegou minha semana de provas na faculdade dai já viu né?
    Mais esse final de semana eu vou sem falta \o/

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br 

    ResponderExcluir
  3. "Ai se eu te Cato" for liiife! Sou #TeamCato, ahahaha! ~le do contra~ Nossa, o Alexander tá uma coisa incrível nesse filme.
    Achei as cenas de morte deveras superficial, e não valeu a pena ser tão cuidadoso com um público que nem deve aproveitar a história como deveria. Custava um pouco mais de sangue e sofrimento?
    Nossa, chorei muito com a Prim e com a Rue. Pra mim foi ótimo, e a cena final da Rue foi fiel em vários detalhes! *-*

    A mudança final que vocês não gostarem tem algo a ver com 'perna'? 

    Beijos,
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito do livro jogos vorazes e quero muito ir no cinema para assistir o filme. Minha vontade aumentou com vcs comentando que o filme é bem fiel ao livro.
    Se tudo der certo sábado eu vou assistir!!!

    ResponderExcluir
  5. No meu caso (Andresa) é isso sim Miriam !! Esse final do Peeta não me agradou tanto como no livro que tem toda uma cena depois desse acontecimento que envolve a Katniss também! É bem mais emocionante no livro <3

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso comprar essa trilogia logo.

    Eu assisti o filme sem ter lido o livro, mas como já tinha lido várias resenhas sobre ele, acabei indo para o cinema com a base do enredo. Eu pensava que ia ser uma coisa mais sangrenta, mas eu entendo que isso foi para diminuir a classificação e assim atrair mais pessoas para o cinema.
    Eu gostei muito do filme. A única coisa ruim que eu achei foi a câmera tremida em algumas partes desnecessárias, e, durante a parte mais de ação, não dava para ver com muita clareza o que tava acontecendo.
    Mas fora esse pequeno detalhe "técnico", eu achei o filme maravilhoso!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. eu gostei bastante do filme, foi bem melhor do que eu estava esperando. achei muito legal que complementaram a história com visões que a gente não tem no livro, e mantiveram quase tudo que a história tem de mais importante (ainda não superei o fato de ela não ganhar o Mockinjay Pin e de o Peeta não ter perdido a perna)
    Também achei que a Jennifer foi perfeita como Katniss, e gostei muito do Josh e do Liam também. Eles não se adequavam ao que eu tinha imaginado, mas acabaram assumindo os papéis de uma forma muito clara pra mim :) Muitos outros atores também surpreenderam. O Alexander-Gato-Ludwig principalmente né? ahah "ai se eu te cato" MESMO

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei o filme ! Nunca vou me arrependo de ter assistido esse filme ! Vou comprar o livro pra mim !

    ResponderExcluir
  9. Oi  Desa! Nossa, eu já vi duas vezes e simplesmente amei. GOsto mais do livro mas o filme não deixa a desejar! Nao mesmo é muito perfeito, até fiz uma " homenagem" a essa nova paixão no meu blog pessoal, depois dá uma lida p vc ver o que sinto..rs  http://meninaquecompravalivros.blogspot.com.br/

    E sei que quando a gente é fã a gente quer prestar atenção e não entende um monte de histérica que não é possível que goste da história pq mal a ouve com tanto gritinho!
    Pretendo ir de novo esse final de semana: já vi 1 x com meu namorado e 1 amigo e na segunda fui sozinha! rs acho que preciso fazer q nem vc e agora ver com uma amiga! de preferência que seja tão fã como eu sou ( como nós somos..rs)
    Bjos imensos, ótimo post

    Raffa Fustagno
    http://www.livrosminhaterapia.com/

    ResponderExcluir
  10. Por incrível que pareça(grande pecado) ainda não assisti o filme :(
    Mas vou correndo comprar,bate uma nostalgia ver essas fotos,vontade de assistir. Acredito que pela imagens a adaptação está incrível.

    ResponderExcluir
  11. Oi ..

    Eu preciso muito ler a trilogia. Quero muito conhecer o mundo distópico que a autora criou, já que todos elogiam muito.

    O filme, infelizmente, será assistido por mim somente depois de eu ler, pelo menos, o primeiro livro. Mas não sei se irei aguentar até isso acontecer, rs.



    João Victor – Amigo do
    Livro


    • Administrador/Dono


    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Aaah, eu quero ver este filme! *-* Já li Jogos Vorazes e Em Chamas (embora eu vá ter que ler ambos novamente antes de ler A Esperança, já que o ambiente onde li os outros dois não foi lá muito propício... o.O), e gamei pela série, muito boa mesmo!
    Chato essa questão das mortes, mas acho que não deve incomodar muito face às qualidades da adaptação!
    Bjuss
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  13. Gente, eu ri horrores quando fui assistir ao filme pela 3° vez! 

    As músiquinhas vinham na minha cabeça, eu lembrava das piadas do grupo do facebook e ria o tempo todo. E essa sua comparação com os Stormtroopers, eu também havia pensado e ri muito disso no cinema, também. 

    Adorei o post, meninas!

    Beijos :*@mariaclarabrunowww.coffeesandbooks.com

    ResponderExcluir
  14. u não li os livros ainda e sempre prefiro ler antes de ver o filme. Sempre comparo com Código da Vinci: se eu não tivesse lido o livro antes, não entenderia quase nada. Enfim, eu não vou ver o filme antes de ler os livros, então provavelmente isso vai demorar muito ... que bom que agora vocês conseguiram aproveitar o filme!

    ResponderExcluir
  15. necessito ver o filme de novo ! fui na pré-estréia e fiquei super *o* , o filme é bastante parecido com o livro e adorei que isso tenha acontecido, pq da a sensação que vs realmente conhece a história! Tô MEGA ansiosa com o proximo filme e já to lendo o 3º livro hihihi , bjs :)

    ResponderExcluir
  16. Meninas, eu adorei o filme... gostei da adaptação... ficou bem fiel mesmo ao livro... 

    As mortes realmente passaram mto rapido, mal deu tempo de assimilar todas... e qual parte do final vc não gostou Erica... eu tenho que assistir de novo , pq não notei nada no final...=/

    ResponderExcluir
  17. Aiiiii quero muitooo assistir , que inveja boa que estou de vcs , e as resenhas só me deixaram com mais vontade ainda de assistir . 

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post, como fã de Jogos Vorazes, amo saber a respeito das opiniões alheias sobre a trilogia :D 

    Gostei muito do fato de serem três opiniões ao mesmo tempo, hehehehe. E concordo, as cenas da arena poderiam ser mais lentas, a faixa etária mais alta e o sofrimento mais expressado. 

    Um beijo!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Andressa tenho a mesma opnião que você talvez por eu ser fã de carteirinha tb kkk e naum sei se vou aguentar ate 2013 pra ver a continuação buaaaaaa poderia ser em novembro desse ano mesmo ne poxaa  e ao contrario da Erica acho 
    Josh Hutcherson lindo e acho q ele ficou perfeito no papel #
    #TeamPeeta

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails