Resenha: O Inimigo - Charlie Higson


Título: O Inimigo
 Editora: Galera Record
Autor: Charlie Higson
ISBN: 9788501089311
Ano: 2011
Páginas: 476
Compre Aqui

Sinopse: Quem tinha mais de 16 anos foi tomado por uma doença. Os que não tiveram a sorte de morrer vagam pelas ruas atrás de crianças para matar. As crianças se organizaram para fazer expedições de busca por suprimentos nas redondezas, mas achar comida é cada vez mais difícil e perigoso. Uma promessa de comida e abrigo no Palácio de Buckingham é uma possibilidade, mas para isso será necessário atravessar a cidade. Será que elas chegarão lá vivas?

Desde que eu vi esse lançamento na festa verão sobrenatural que a galera fez em 2011 eu queria esse livro! Não pude comprar na época do evento, mas finalmente consegui depois de um tempo *-*

O autor já começa o livro nos mostrando as crianças sobreviventes à doença que assolou Londres em seu “esconderijo”, um supermercado onde eles estão há mais de um ano. E já na primeira página acontece um ataque dos “adultos” com eles chamam os que foram contaminados pela doença (e possuem uma aparência parecida com um zumbi) a uma das crianças menores. Todos acima de 16 anos ou estão mortos ou estão vagando pela cidade em busca de comida (qualquer coisa que tenha vida, inclusive as crianças).
“O sangue e a imundície e os pedaços dos cadáveres. Era como a visão do inferno. Ele não quis ficar para assistir.” [Pág. 104]
Para sobreviver desde que a doença se espalhou, as crianças que perderam suas famílias, começaram a andar em grupos e assim conseguem se manter vivos. Um grupo está vivendo e se refugiando no supermercado Waitrose, com seus líderes Arran e Maxie e outro grupo liderado por Blue no supermercado Morrisons.

O livro é mais focado no início ao grupo Waitrose. Lá eles dividem as tarefas, como caça e um grupo de 4 ou 5 pessoas saem todos os dias em busca de comida, o que começa a ficar complicado depois de um certo tempo pois todos os lugares próximos já foram limpos e a cada dia que passa é mais difícil encontrar o que comer.
“Os gatos comiam os ratos e os cachorros comiam os gatos e os adultos comiam qualquer coisa que pudessem - ratos, gatos, cachorros, crianças, eles mesmos. Todo mundo estava tentando devorar os outros.” [Pág. 109]
Muitas coisas acontecem desde o início do livro, temos algumas mortes, períodos de desespero de alguns personagens, muita luta com os “adultos”, cenas nojentas e muito mais.

Eis que nesse meio, surge um menino todo esfarrapado que aparece fugindo dos adultos e encontra os meninos no Waitrose. Ele aparece para dar uma nova esperança para as crianças dizendo que há um lugar seguro em Londres para ficar, o Palácio de Buckingham, onde eles têm comida, espaço e outras crianças esperando por mais “sobreviventes”. Então os Morrisons se juntam a eles em busca desse lugar tão sonhado por todos, eles arrumam suas coisas e partem, mas no caminho eles enfrentam muitos problemas...
...Ela sempre dizia que você precisava de músicas tristes quando se sentia para baixo. “A última coisa que você precisa é de alguém tentando te animar. O que você quer saber é que alguém está tão triste como você e quer saber como você está se sentindo. Você percebe que não está sozinho.” [Pág. 409]
Muitos personagens são destaque no livro e aos poucos conhecemos suas personalidades. Mudei de opinião sobre eles ao longo da leitura. Todos tem sua importância na trama.
“Ele havia conseguido tudo o que desejara, mas, como nos contos de fada, ele descobriu que aquilo que desejara não era o que ele realmente queria.” [Pág. 412]
O que gostei é que o autor fez sua narração não só baseada em um personagem, então ao passar os capítulos podemos ver diferentes personagens contanto os fatos e o que ele está pensando. A leitura é fácil e mesmo o livro sendo grande dá pra ler em pouco tempo porque ele é tão bom que você não consegue parar de ler!!

Devo dizer que o autor não tem o menor medo de matar os personagens do livro, então preparem-se para perder personagens que vocês possivelmente nem imaginam. O livro é brutal.

Eu amei (sério, um dos melhores livros que li, definitivamente está entre meus favoritos) e estou doida pela continuação, que ainda não tem previsão no Brasil.

Felizmente eu comprei as continuações em inglês (The Dead e The Fear) no fim do ano passado e espero ler em breve e resenhar para vocês.  Definitivamente recomendo!


Beijos, Andresa


11 comentários:

  1. Nunca tinha lido nada a respeito desse livro mais depois da sua resenha fiquei com vontade de lê-lo.
    Parece ser muito bom, adoro histórias desse tipo.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei a sinopse do livro, parece ser fantástico! E através da sua resenha, fiquei mais encantada ainda por envolver uma história diferente e criativa com crianças! Mas esperarei para lançar os outros livros de continuação senão morrerei aqui de curiosidade! Com certeza, o livro vai para minha lista de livros desejados. A resenha ficou maravilhosa, viu, Andresa?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tenso, não? Ainda não tinha lido nada a respeito desse livro, mas segundo sua resenha é daqueles que não dá para parar de ler e que ficam na nossa cabeça, palpitando. Pelo visto a história é bem forte. Daqueles que tem que respirar fundo para ler. Boa indicação sem dúvida nenhuma!

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser maravilhoso ! Ja tinha visto ele no site da galera record mas nunca tinha lido a resenha ! Gostei realmente muito da resenha ! E um tipo de tema bem interessante e o melhor é que não é batido como vampiros ! adorei ! vou procurar pra mim comprar ! beijos !

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Ok espera, NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSAAAA!!! Amei tudo o que li aqui agora. Meu Deus, que livro bom esse deve ser! Me deixou morta pra ler agora.

    ResponderExcluir
  6. Nossa nunca tinha lido uma resenha sobre este livro, mesmo depois do verão sobrenatural da Galera...

    Parece ser bem legal... mas ultimamente eu ando meio saturada de zumbis... então vou deixar essa leitura bem mais pra frente... 

    mas vou passar suas recomendações pra frente... Adorei a resenha

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Desconhecia este livro.
    Ele me pareceu meio ficção cientifica e a leitura deve ser um pouco perturbadora em alguns momentos...Sua resenha faz o livro mostrar sua linguagem, gostei disso :)

    ResponderExcluir
  8. territoriodascompradorasdelivr22 de março de 2012 às 00:05

    Oi, tudo bom?


    Suas resenhas são ótimas, tentarei vir mais
    vezes quando postar.
    Esse livro deve ser muito bom!
    Mais ainda não poderei comprar, mas já ta na listinha.


    Falando da resenha, posso dizer que o livro é
    realmente intenso.


    kkkkkk


    Território
    das garotas      


    @territoriodg


    Bjss
    *-*


    Passa
    lá no blog?


    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
     

    ResponderExcluir
  9. No começão quando olhei a capa nem fiquei interessada em ler esse livro, mais depois de ler a resenha mudei totalmente a história me parece ser ótima, esse vai pra minha lista.

    ResponderExcluir
  10. Agora fiquei com curiosidade pra ler! UHASUASUASHUS


    Confesso que não aprecio muito os zumbis, mas o enredo me pareceu bom, e já que foi publicado pela Galera, já ganhou alguns pontos com relação a credibilidade...

    Bem, quando sobrar um dinheirinho né?

    Um beijo!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails