Batalha de Capas: Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Faltando poucos dias para a estreia mundial do filme de Jogos Vorazes vamos fazer uma Batalha de Capas especial do livro. Eu e a Andresa estaremos na pré-estreia do Rio de Janeiro no dia 22/03 e contaremos tudo a vocês depois! Se ainda não leu a resenha que o L&F fez cliquem AQUI. Cliquem nas imagens para ampliá-las. Que os Jogos Vor... ops, que a  Batalha de Capas comece!

EUA: Capa simples e cheia de significado. Segundo o que disseram no evento de Em Chamas no Rio de Janeiro, o tordo (Katniss) está nesta zona que representa a arena. A cor preta deve representar o luto pelas várias mortes (eu acho). Tem também a versão do filme da capa, em que o tordo pega fogo, relembrando a cena clássica da Garota Quente (vlw Rocco pela tradução de filme pornô) ou Garota em Chamas na tradução de Em Chamas e A Esperança. Linda demais.

EUA

Brasil: Mesmo modelo da capa americana exceto a tradução do título que virou "Jogos Vorazes". Até concordo que "Jogos de Fome" ia ficar estranho mas faz  mais sentido para a história do que o vorazes.

Brasil

Espanha/México: Mesma capa dos EUA mas mudaram o tom de cinza dos aros ficou mais forte e o título e nome da autora são cinza em vez de branco perdendo destaque. Pelo menos traduziram o título ao pé da letra mas no geral não gostei muito.

Espanha/México

Portugal: Mesma capa dos EUA mas poluíram bastante o layout com um monte de textos. E essa citação da Stephanie Meyer é dispensável. Veja bem, eu gosto da série Crepúsculo mas já tem muitos livros com citações dela, me parece que é a única autora do mundo que faz citações. Até que o  título "Os Jogos da Fome" ficou bom. Mas sonoramente (e com menos estranhamento) Jogos Vorazes ficou bem melhor.

Portugal

Bulgária: Mantiveram a capa dos EUA mas mudaram a fonte e a cor do título. Não gostei desse cinza.

Bulgária

Finlândia: Mesma capa dos EUA mas mudaram a fonte do título e do nome da autora, além de acrescentar uma espécie de textura nas pontas da capa. Podia até dar certo se não fosse o título que não ficou em harmonia com os outros elementos da capa.

Finlândia
Reino Unido: Lá teve 2 versões da capa, uma com a Katniss e outra com o Peeta. Até que o desenho dos dois ficou bom e a fonte do nome também. Mas compraria só o livro com a Katniss. Tipo eu sou #TeamKatniss, nada de #TeamPeeta.

Reino Unido

Holanda: A capa dos EUA realmente fez sucesso porque vários países a adotaram. Mas tinham que estragá-la pintando o fundo de azul escuro e metalizando o título?

A outra versão da capa da Holanda ficou bonita mas me lembrou na hora um romance do tipo livraria. A Katniss se esconder na selva é válido mas cadê o clima tenso da arena? Essas folhas laranjas do outono me lembra tardes com piquenique, romance, ou seja nada a ver com o livro.

Holanda

Polônia: Mesma capa dos EUA, só que o nome da editora "Media Rodzina" podia ficar no cantinho e não em cima do desenho. E reparem que eles colocaram uma linha vermelha em cima do nome da autora tampando a citação original em inglês.

Polônia

República Tcheca: Capa igual a dos EUA exceto pelo título diferente. Isso em vermelho acho que é um subtítulo. Até que não ficou tão ruim o título em azul claro mas esse vermelhão "Aréna Smrti" ficou feio.

República Tcheca

Turquia: Capa dos EUA adaptada. Deram uma clareada no Tordo e o logo da editora em cima do desenho não ficou bom. Mas comparado com outras até que está razoável.

Turquia

Itália: Realmente não compraria os livros da Itália porque a cada Batalha só tem capas feias. Dessa vez eles pegaram um bestante, escreveram o título numa fonte legal com o tordo do lado. Preciso mesmo dizer que ficou feio?

Itália

Lituânia: Katniss se escondendo na selva foi uma boa idéia e o conjunto ficou bonito. Tirando o sangue que ficou meio falso eu gostei da ousadia de mudar a capa.

Lituânia

Capa Árabe: Nem me pergunte de que país porque eu não achei. Logo que vi esa capa pensei na Katniss em uma danceteria à noite. Acho que tentaram passar a idéia dela presa na arena como uma gaiola mas não funcionou para mim.

Capa Árabe

Japão: Eles e sua mania de transformar capas de livros em mangás. Essa ficou muito ridícula e ainda ficou parecendo com Os Cavaleiros do Zodíaco (que amo mas não tem nada a ver com Hunger Games). Totalmente sem noção.

Japão

Suécia: Katniss se escondendo numa camuflagem. A idéia foi boa mas esse título estilo jogos de videos game não ficou bom. A outra versão da capa ficaria melhor no livro Em Chamas. Ficou bonita mas esse logo da lua se destaca demais por causa da cor.

Suécia

Grécia: Eles destacaram bem o tordo e o título abaixo. A textura cinza cria um clima sombrio. Até que gostei.

Grécia
Rússia: Golpe baixo colocar na capa logo essa linda cena do filme do casalzinho Katniss e Peeta. As #TeamPeeta piram vendo essa capa. Mas Jogos Vorazes NÃO é romance. Quem compra isso pela capa deve esperar algo como A Última Música. Que propaganda enganosa.

Rússia

China: Katniss e Peeta correndo pela arena. Lindo demais. E o tordo sobre a cabeça deles simbolizando sua luta pela vida. Muito bonita.

China
Macedônia: Esse tordo está lindo mas essa Katniss com pose de Exterminador do Futuro quando chega nu a Terra ou Rihanna no clipe de Umbrella. Ficou péssimo.

Macedônia

Coréia: Segue a linha da capa dos EUA mas mudou o título pra um fonte bonita até. Mas essa grande faixa dourada no livro estragou o efeito.

Coréia

Sérvia: Por que tem esse grupo de 5 pessoas na capa? É Jogos Vorazes não Jogos da Amizade. Tá certo que alianças foram feitas mas não passa o clima do livro esse grupinho de amigos de acampamento. E é muito parecida com as crianças que aparecem na capa do livro Gone.

Sérvia

Tailândia: Essa capa me lembrou aqueles vídeo games antigos em que os personagens eram feitos de pontinhos. E essas 2 flechas de índios querem dizer o que? Tá a Katniss atira flechas mas qual o significado disso nesta capa em geral?

Tailândia

Romênia: Outra capa totalmente diferente. Essa Katniss está com cara de velha e esse símbolo JF ficou bem feio. Todo esse brilho sai desse broche por que?

Romênia

Resultado:

Melhor Capa: EUA. Tudo começou com essa capa simples, linda e limpa. Todas os outros foram atrás e a copiaram merecidamente!

A capa mais Bizarra: Japão. Eu amo mangás mas capas de mangás são para mangás, não um livro comum.

OBS.: Gente, são mais de 30 capas diferentes de Hunger Games, para não ficar um post gigante dei preferência para as mais diferentes da original. E a maioria dos países mantiveram a capa dos EUA com algumas modificações.


Beijos, Érica Marts

23 comentários:

  1. a melhor é mesmo a dos EUA. a do filme, então, meldels. Não sei se é pq estou muito acostumada, mas não consigo aceitar as capas da HG com fotos e pessoas. Ela é tão perfeita e clean só com o Tordo!! As outras parecem não ter nada a ver!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho q as melhores capas são as que tem o símbolo, não entendo essa mania de pessoas nas capas =/

    Andy_Mon Petit Poison
     POISON ABOUT - Debutando #3 http://bit.ly/AzRQUL

    ResponderExcluir
  3. Também achei a capa dos EUA a melhor. Não sabia dessas coisas de significados, mas até que faz sentido! A capa do filme também está linda! 
    Beijoos

    http://weheartmake-up.blogspot.com/ 

    ResponderExcluir
  4. As capas são lindas ! Eu gostei muita da italia ! deu um ar de suspense ! Mas a metade das capas se basea na capa ddo eua !  Eu gostei muito da capa do japão no estilo manga ! E a da Russia tambem ficou muito lindaaaa ! ameia todas ! otimo post !

    ResponderExcluir
  5. capa 2 dos EUA com certeza é a melhor. OLHA QUE LIIINDA *0* eu quero um livro assim! Bem que a do Brasil podia ser assim né gente? Sou viciada com essa imagem. Até tenho ela de fundo no Chrome de tão louca que sou com essa imagem! *0* linda!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você quanto a dos EUA se a melhor, mas não tenho tanta certeza sobre a mais bizarra. A do Japão até que passa, mas a da boa e a do exterminador do futuro... E essa da Itália parece coisa de terror, nem chegaria perto. 

    ResponderExcluir
  7. Acho bem bacana essa comparação entre as capas. A dos EUA é a melhor, na minha opinião. Essas que têm pessoas ficaram estranhas (acho que é falta de costume ...), principalmente a da Romênia ... nada a ver.

    ResponderExcluir
  8. Hey Erica! 
    A maioria das capas segue mesmo o padrão da capa dos EUA, que sem dúvida é a mais linda! E que bom por isso, né?


    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Essa série é muito boa!! Recomendo a todos!
    Realmente, a melhor capa, mais simples e significativa é a dos EUA, que inspirou a maioria das outras. Mas pra mim, a mais bizarra foi a capa Árabe. Não ficou um efeito bom, e parece que ela está entrando numa casa noturna, não em um campo de batalha.
    Bom, essa é a minha opinião. Beijão, e até mais!

    ResponderExcluir
  10. territoriodascompradorasdelivr9 de março de 2012 às 21:40

    Nossa , são muitas capas mesmo, essa eu não sabia.
    Muito bom o post, mostrando todas as capas.
    Adorei.


    Território das
    garotas         


    @territoriodg


    Bjss *-*           


    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
     

    ResponderExcluir
  11. Está perfeito essa sua matéria sobre as capas de JV! Gostei da do Reino Unido e da China. A capa árabe ficou horrível!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a capa italiana *.*
    a minha preferida rs
    beijão

    @K_Alencar http://achoquecresci.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ja tinha visto batalhas de JV mas esta é a mais completa! Vc achou tudo que pé capa... esse é um caso de livro que acho ate meio sem graça pra batalha pq a maioria dos paises acabou usando a capa original e embora ela tenha significado, acho sem graça.. tipo, qnd eu não sabia nada da historia e via a capa, não tinha vontade de ler! rs Mas sim, acho ela apropriada!
    Por exemplo, amei a capa da Russia (amo capas com gente, e ainda mais casal), mas ela nem passa a vibe certa da historia! rs a da China achei bem conveniente e gostei mesmo!
    A da macedonia é bem weird.. eu hein... Rihanna em Umbrella, ta certa!
    Lituania parece capa da serie Delirium #prontofalei

    Ai, ansiosa pelo filme!
    bjsss

    ResponderExcluir
  14. A melhor é dos EUA ,mais achei linda a da Lituânia ,um livro com esta capa eu compraria!!!
    BJS

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu cantinho e te convido a conhecer o meu também. Eu prefiro as capas dos EUA e da Lituânia.
    Beijos
    Ca
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa..que linda a capa mais elaborada dos EUA...

    Gostei tbm da da itália e Reino Unido.

    Não li ainda..mas tô louca pra ler :) 

    ResponderExcluir
  17. A maioria das capas ficou meio sem graça, sem criatividade nenhuma, mas eu amei a da China! Muito bonita mesmo! E a dos EUA também é espetacular, simples e chique! A do Japão ficou engraçada, e concordo que, para mangás, tem que ter capa de MANGÁS, e para livros, capa de LIVROS.  haha :P E não sabia que tinha tantas capas diferentes, muito bacana!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Dentre todas essas capas, gostei mais das capas do EUA, a ÚNICA adaptação que por mim ficou boa da primeira capa deles foi a do Brasil (parabéns Rocco!), também gostei da capa da China e Lituânia (linda demais, omg). 


    Ufa, que post grande ein? E ri muito com Jogos da Amizade e as comparações com a foto da Rihanna em Umbrella, UHAUHAUHAHUA

    Adorei! 

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei do fato da capa brasileira ter sido igual a americana.
    Pra mim, a melhor de todas é a capa americana da versão do filme.
    E a mais estranha é a da Tailândia, a foto daquelas flechas ficou muito parecida com o portão que tinha na casa da minha vó, só a cor que era diferente.

    ResponderExcluir
  20. A melhor realmente foi a dos EUA... mesmo com todo mundo copiando de uma forma meio torta ...

    a da China tb ta bem legal...a Holanda e a Russia tentando transformar em romance o livro tb foi meio tenso... agora o que é aquela capa árabe... se pelo menos eles tivesse posto uma traça na guria... mas parece meio Cristiane F. ... enfim 

    tem umas capas meio nada ver... mas acho que essas superaram

    ResponderExcluir
  21. Tipo eu acho que por gostar muito de mangá achei a capa do japão tão bonitinha, agora a da Itália me lembra filme de terror, levei um susto kkk, a Tailândia foi a pior capa na minha opinião.

    ResponderExcluir
  22. a fo japão ficou bem bizarra mesmo nada haver com Jogos Vorazes e eu tb prefiro Jogos vorazes a jogos da fome !

    ResponderExcluir
  23. Esse post já é bem velhinho mas eu vou comenta-lo agora. hehe


    Eu gostei bastante da capa brasileira. *-*
    Em geral, todas as capas são bonitas somente com exceção a uns pequenos detalhes como cores, fontes etc.
    Tem umas capas bem diferentes porém lindas.


    Eu achei a capa japonesa interessante. não que tenha ficado bacana...
    A capa mais feia é a Árabe. Aquilo não tem nada a ver com Jogos Vorazes. e-e
    Das capas diferente a que eu mais gostei foi a do Reino unido. Acho que eu compraria ambas versões. xD (como se eu fosse rica, né?)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails