Resenha: Um Mundo Brilhante - T. Greenwood



Título: Um Mundo Brilhante
Autor: T. Greenwood
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 336
ISBN: 9788563219411

Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.


Imaginem a seguinte situação: Você acorda num dia de neve, vai buscar o jornal e encontra um jovem caído em frente a sua casa, com o rosto cheio de hematomas, sangrando, sem roupas quentes (vale lembrar que estava nevando) e inconsciente. É isso que acontece com o professor de história Ben Bailey. Sem saber exatamente o que fazer e reconhecendo o rapaz que costuma frequentar o bar em que ele trabalha, mas que ele recorda que não bebe nada alcoólico e gosta de jogar bilhar, ele chama sua noiva Sara que é enfermeira e uma ambulância com a esperança de que ainda possa salvá-lo.

Ben se envolve mais com o ocorrido do que imaginava e decide verificar se o rapaz conseguiu sobreviver indo ao hospital. O passado de Ben é triste, ele perdeu membros de sua família quando era novo e nem sua noiva sabe do seu passado, por isso ele odeia hospitais. Lá ele conhece Shadi, irmã do rapaz e  descobre que o rapaz, Ricky, morreu e de alguma forma ele sente uma conexão com ela, pois os dois sabem o que essa perda significa em suas vidas.

Depois de conversarem, os dois resolvem investigar a morte de Ricky, que cada vez mais parece ter sido um crime racial, pois ele era índio. As autoridades não estão dando a mínima para o caso, dizendo até que ele estava bêbado, provavelmente caiu e bateu com a cabeça, mas os dois sabem que isso não seria possível, pois ele não bebia nada alcoólico.
- Não, não está tudo bem. É como se as coisas estivessem mudando entre nós, e eu não quero sentir raiva o tempo inteiro. Quero voltar a ser como éramos no começo. Meu Deus, o que aconteceu? [Pág. 78]
Ben e Shadi se aproximam cada vez mais e o noivado de Ben e Sara fica por um fio (na verdade ele já não é feliz com ela faz tempo) e com isso ele resolve dizer de uma vez a sua noiva que não quer mais se casar com ela e corre para os braços de Shadi. Depois de dormirem juntos e ao voltar para casa, Sara avisa a Ben que ela está grávida e tudo desmorona para ele, que fica num dilema enorme.
“[...] Ele costumava amar Sara. Seu sangue e sua pela reagiam à Sara da mesma maneira que faziam atualmente quando ele se permitia pensar em Shadi. Mas, com o tempo, aquele sentimento que ele tinha em relação a Sara perdeu a intensidade e a pujança. Suavizou-se. Às vezes parecia estar totalmente ausente. E se aquele esmaecimento era possível, talvez os sentimentos que tinha por Shadi pudessem desaparecer também.” [Pág. 199]
O livro é dividido em 5 partes: Mundo vermelho, mundo azul, mundo amarelo, mundo preto e branco e o mundo brilhante. Cada um com o foco um pouco maior em determinados acontecimentos. Os capítulos são curtos, o que eu achei ótimo. É narrado em 3ª pessoa.

Gostei do inicio da trama, da investigação e tudo mais, mas não gostei de Ben, ele não me cativou e depois que ele resolveu trair Sara, com quem ele estava junto há 6 anos, para ficar com alguém que ele mal conhecia, só piorou. Mesmo ficando claro que ele não se sentia feliz com o noivado, eu não achei certo o que ele fez. Sara nem Shadi me cativam muito também.

Apesar disso quando vai chegando ao final do livro não consegui parar de ler, fiquei naquela agonia querendo saber o que iria acontecer em seguida. Embora não tenha gostado dos personagens principais, gostei do livro!

Será que o mistério de quem cometeu o assassinato será resolvido? Será feito justiça por esse crime? Com quem Ben ficará? Para descobrir, leiam Um Mundo Brilhante.


Beijos, Andresa.


25 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro. Achei a capa dele linda, a história parece boa. Só a sinopse dele me deixou doida para lê-lo. 

    ResponderExcluir
  2. VOu te confesar que lendo algumas resenhas, ainda não tinha entendido direito a história. Agora, depois que vc explicou melhor, rs, eu achei beem interessante, parece falar das dúvidas humanas e das decisões que essas dúvidas nos levam a tomar...
    bjs

    http://milkshakespeareandcompany.blogspot.com
    @maira_wn

    ResponderExcluir
  3. Assim que vi a capa de livro, me apaixone, nem sabia ainda do que se tratava o livro, mas foi amor a primeira vista rsrsrs 

    lendo agora a resenha eu tenho certeza de que vou gostar do livro.. adoro um suspense , romances complicados ,e pode parecer bobeira, mas gosto de livros que se passam num clima frio, com neve... enfim preciso lê-lo o  mais rápido possivel !! 


    Bjinhusss !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu estou louca para ler esse livro, a capa é maravilhosa e a sinopse me deixou bem curiosa. Contudo, fiquei com medo de ler porque você não gostou de nenhum dos personagens principais, e eu sei, como é horrível ler um livro com personagens chatos e pouco atrativos...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Anna Carolina Schermak Alves17 de fevereiro de 2012 às 17:02

    Eu adorei a leitura do livro, apesar de muuuuitas vezes querer chutar a cabeça do Ben pelas coisas que ele fazia. 
    Também não gostei nem da Shadi nem da Sara. 
    Gostei da sua resenha, muito bom ler sua opinião.

    www.pausaparaumcafe.com.br

    ResponderExcluir
  6. o livro parece bastante interessante, e já li algumas resenhas positivas sobre ele.
    Espero poder lê-lo logo haha. Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Adoro um livro de mistério,adoro livros com capítulos curtos a leitura flui mas rápido.Parece ser interessante ,a resenha tá legal.Se fosse comprar pela capa ,não compraria ,ela até e legal mas parece mas daqueles filmes de final do mundo rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Estou muito ansiosa pra ler esse livro, sempre fiquei interessada pela sinopse dele e seduzida pela capa rs
    O que me preocupei na sua resenha foi com a parte que vc cita a traição. Não me dou muito bem com personagens traidores... vamos ver rs

    Bjs,Kelwww.itcultura.com

    ResponderExcluir
  9. A sinopse nao me chamou atenção e Dps de ler a resenha, me desanimou ler totalmente.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - O Atlas Esmeralda (John Stephens) http://bit.ly/w66Q90

    ResponderExcluir
  10. O livro parace ser muito bom ! E a capa é linda ! Quero esse livro na minha estante ! Ainda não deu pra eu comprar porque ainda não chegou na minha cidade ! Bem vou aguarda ! Beijos !

    ResponderExcluir
  11. Acho que é a primeira resenha mais completa que eu leio desse livro e acho que ainda não estou preparada para ele. Ainda estou na fase da literatura fantástica, então acho que não estou pronta para essa dose de realismo. Quem sabe mais pra frente eu me anime.

    ResponderExcluir
  12. A sua resenha é a que mais me explicou sobre a historia do livro e gostei de saber o porque de tudo acontecer! Não sabia essa questão da investigação e parece tão interessante!E é difícil gostar do livro sem gostar do personagem principal mas deve ser por conta da narrativa em 3ª pessoa!

    bjs
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  13. Estou com o livro aqui pra ler só que ainda vai demorar um pouquinho. Este é um livro que não tenho a mínima ideia do que se trata e prefiro que seja assim até eu iniciar a leitura *-*

    Beijocas, Thais Priscillahttp://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não li ainda nenhuma resenha sobre o livro, e me surpreendi com essa. Espero que, quando ler eu goste dele! Mesmo apesar dos personagens não terem te agradado tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. olha a sinopse do livro é meio confusa, mas depois que li sua resenha entendi melhor... 

    mesmo assim não me empolguei com o enredo... e ainda mais depois de saber que o personagem não é mto empolgante... 

    quem sabe mais pra frente eu não dou uma oprtunidade pra ele...

    Adorei sua resenha.... ela ficou mto boa... 

    bjus

    ResponderExcluir
  16. Bem pelo o que a resenha passa parece ser um livro muito bom mais a sinopse não me chamou muito atenção nao parece ser do tipo que eu leio. mas a resenha passa uma imagem melhor e com mais suspense e epectativas do livro.

    adorei a resenha ♥

    ___________________________
    @noellepink 
    http://blogcrazygirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar desse livro, mas não fazia a menor ideia do que se tratava sua historia. Li algumas resenhas (adorei essa, com informações que não achei antes) e fiquei curiosa e interessada nesta historia. Uma vez ouvi dizer que a unica certeza que temos na vida é a de que um dia iremos magoar aqueles que amamos. E acho que é bem parecido com o tema do livro, e por ter essa ligação com fatos reais de nossas vidas esse livro fara parte da minha lista. 

    ResponderExcluir
  18. Parece bem interessante o livro, 
    um suspense daqueles que prende o leitor.

    ResponderExcluir
  19. Após a leitura da resenha, estou ansiosa para lê-lo. Gostei de como o livro é dividido.

    ResponderExcluir
  20. Fiquei toda arrepiada ao ler a sinopse e a resenha. Preciso ler esse livro. É com certeza uma estória de emoção e encontro consigo mesmo.


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Ah... esse livro eu quero ler. Já tinha lido a sinopse antes e já entrei em várias promoções para ganhar o livro! A trama do livro parece ser bem envolvente e parece ser uma leitura que você só larga quando chega na última página do livro!!! UHUUU...

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha, já tinha ouvido falar no livro, mas não tive oportunidade de ler ainda...rsrsrs. Vou marcar aqui na lista de leituras futuras....rsrss

    ResponderExcluir
  23. Eu vi esse livro numa livraria e a capa me atraiu logo de cara (ela tem brilhinho, achei tão fofo) e queria comprar mais aí lembrei que estava sem dinheiro 'rs. E também a sinopse não me animou muito, também não me identifiquei com Ben (e olha que eu li só a sinopse hein? Imagine lendo o livro todo). Gostei da trama do livro (o assassinato que poderia vir a ser feito por preconceito), mais acho que não é um livro que eu compraria pois ficaria desgostosa com o personagem principal.

    ResponderExcluir
  24. Luciane Herbst Valim21 de agosto de 2012 às 22:02

    A história parece ser meio comum demais - noiva, nova paixão, gravidez...A princípio eu não compraria o livro, mas por causa da resenha fiquei curiosa...As mudanças acontecem quando menos esperamos e guardar segredos faz muito mal, é um fantasma que assombra a vida!

    ResponderExcluir
  25. Já li várias resenhas sobre esse livro, e quase todas falam que o livro é bom, mas não é nada excepcional. Comentam também sobre o quantos as personagens são muito "fracas". Eu até que achei a história interessante. Leria sem problemas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails