Resenha: Antes que eu vá - Lauren Oliver

Título: Antes que eu vá
Autor: Lauren Oliver
Editora: Intrinseca
ISBN: 9788580570595
Ano: 2011
  Páginas: 360

Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

Fazia um tempo que eu já estava de olho nesse livro, por vários motivos:
1) A capa é muito linda;
2) Esse livro recebeu bastante críticas positivas lá fora; 
3) Tinha muita curiosidade para ler algum livro da Lauren;
e foi  por esses motivos que Antes que eu vá foi um dos livro mais aguardados do ano pra mim.

O livro conta a história de Samantha Kingston, uma garota que está no último ano do ensino médio e que junto com as três melhores amigas, Lindsay, Ellody e Ally, são as garotas mais populares e mais cruéis da escola Thomas Jefferson.
E no dia dos namorados, 12 de fevereiro, em uma noite chuvosa, Sam sofre um terrível acidente de carro e morre. Porém, ao contrário do que imaginava, ela começa a reviver o seu último dia várias vezes, e aos poucos ela vai percebendo as consequências das próprias ações, e a cada novo último dia, tenta fazer diferente.

Apesar da grande expectativa que eu tinha em relação a esse livro, ele me surpreendeu! Eu adorei a história, e achei genial a forma como a Lauren o escreveu! :)

Cada capítulo representa um novo ultimo dia na vida da Sam, e apesar da protagonista reviver o mesmo dia várias vezes, a história não se torna nem um pouco repetitiva ou cansativa. A cada novo capítulo eu ficava extremamente curiosa para saber o que é que a Sam iria fazer de diferente, e como é que isso iria afetar o desfecho final da história.

Um dos temas centrais do livro é o bullying, e a forma como ele afeta a vida tanto de quem sofre, como de quem o pratica. O livro também aborda o álcool e as drogas na adolescência, mas se eu pudesse resumir Antes que eu vá em apenas uma palavra: transformação.

Os personagens são bem reais. A Sam foi uma personagem com quem eu me identifiquei bastante, pois no fundo, muita das atitudes dela são justificadas pela fato dela querer apenas uma única coisa: aceitação. (e quem é que não busca aceitação?) A Lindsay também foi um personagem que eu gostei muito, apesar de todas as maldades que ela cometeu. E a Izzy e o Kent conquistaram meu coração!! <3

Foi lindo ver a tranformação da Sam, as mudanças de atitude e as descobertas. Quem dera que todos pudessem ter uma segunda chance, ou uma terceira, ou até mesmo uma quarta... :)

Sem dúvida, um dos melhores livros publicados no Brasil em 2011! 
Recomendadíssimo!! :)

Beijinhos,

 

 





 




49 comentários:

  1. Parabéns pela resenha, Rê.
    A capa é mesmo linda e todo o enredo é bem interessante. Fiquei bastante curiosa e já o coloquei na minha lista de desejos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Verdade que você gostou tanto assim?? Eu li umas resenhas negativas e fiquei com um pé atrás pra ler esse livro...
    Acho a capa tão bonita...
    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. quero ler este livro, acho que o tema bullying vem sendo discutido muito ultimamente e precisa ser falado mais!
    adorei a capa!
    fiquei curiosa para saber agora se a Sam morre ou nao no final depois de morrer tantas vezes rsrsrs!

    valeu pela dica

    ResponderExcluir
  4. Quero demais ler o livro e sua resenha só contribuiu com essa vontade!
    Amo quando um livro surpreende, mesmo com a gente criando expectativas quanto a ele!
    E, como você, também tenho vontade de ler pelos mesmos 3 motivos que você citou!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Vir varias resenha falando muito bem do livro e fiquei com vontade de ler apesar de que no final tenho um presentimento que vai ser triste mas verdadeiro,mesmo assim quero muito ler.

    Jayane
    Ps:estou tendo problemas com a minha conta do google.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ser um pouco cliche não vi ninguem dizendo algo de ruim do livro, mas é bom e ao mesmo tempo ruim pois eu fco meio desconfiada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Achei legal o plot do livro mas por favor me responda... Final feliz? [Não precisa me responder por aqui me manda um e-mail ;p]

    ResponderExcluir
  8. Não sei porque não sinto vontade de ler esse livro. Não gostei da capa, não assisti a serie. Mas, quem sabe num outro momento estarei mais receptiva. Bjkss

    ResponderExcluir
  9. Uma segunda chance...o pior é que as vezes até temos, mas acabamos cometendo os mesmos erros.
    Mas quanto ao livro, já li alguns que tinham o mesmo tema e amei. Essa capa é tudo de bom. Preciso dele. Bjks

    ResponderExcluir
  10. Eu quero MUITO, MUITO, MUITO ler esse livro!

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Re!! No momento estou super enjoada de livros teens... Esse é certoo que vou deixar passar. Estou mais para Isabel Allende no momento... :p
    Bjooo!

    ResponderExcluir
  12. Sem duvida esse é o livro que eu mais quero ler. Eu amo essa capa, ela faz eu ter mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  13. Uau!
    Parabens!
    Mas agora vai ter que me dar o livro! kkkkk Fiquei com mais vontade ainda de ler
    ja estava louca para ler, pq amei a sinopse e a capa desde a primeira vez que vi.
    A historia e mt interessante e bem diferente...
    As frase que vc botou sao as melhores, pq sao mt lindas. Li um trecho do livro, no evento que teve aqui em Curitiba desse livro.
    Perfeito!
    Quero mt ele, mas o preço nao ajuda... :(
    bjim

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei bastante dele, mas nem é o + aguardo p/ mim.. Mas foi bom ler coisas q fogem do sobrenatural ;)

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  15. Posso começar a chorar agora? rs
    Cada vez que leio uma resenha deste livro me dá vontade de chorar, o desejo loucamente! \o/
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da resenha e posso dizer que me convenceu a ler o livro.
    EU n tinha gostado nada da capa e apesar d ler muitas resenhas positivas n entendi muito bem a historia e n me interessei.
    Mas agora comecei a gostar e acho q pode ser uma boa leitura.
    Beijinhos e parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  17. Eu QUERO muito ler esse livro!!
    Eu pensei em comprar em inglês, mas qndo fiquei sabendo que seria lançado aqui pela Intrínseca, decidi esperar! :)
    Adorei sua resenha!! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Re! Gostei muito mesmo da sua resenha, esse livro já ta no topo da minha listinha e não vejo a hora de poder te-lo! Fico imaginando como seria bom se tivessemos uma segunda chance pra algumas coisas na vida! Bjo!

    ResponderExcluir
  19. A resenha ficou muito boa, eu imagino como seria acordar novamente no mesmo dia, tendo uma segunda chance de fazer as coisas de um jeito certo! Quero muito ler esse livro! Bjo!

    ResponderExcluir
  20. Hey, Rê!

    Já estou com esse livro aqui e estou doida pra ler! Parece mesmo ser ótimo!

    Beijinhos e ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  21. So o titulo desse livro ja faz a gente querer lê-lo a qualquer custo! XD

    ResponderExcluir
  22. Podia ter um sorteio desse livro ne?! *-*
    kkkkkk
    E a segunda vez ja que leio sua resenha e tou completamente encantada com a historia, com os personagens e a maneira que vc descreveu os perosnagens principalmente a personagem principal.
    *_*
    mt linda a historia. Mas acho que por um lado é bom não termos todas essas chances de mudar uma atitude, pois como se diz, muitas vezes é errando que se aprende. :)
    bjim

    ResponderExcluir
  23. Eu gostaria de ler esse livro porque estou na expectativa desde antes de ser lançado aqui no Brasil e ele parece ser bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu amei este livro, eu peguei emprestado de uma amiga, e fiquei apaixonada por ele.
    A capa é muito fofa, a sua resenha ficou bem parecida com o que achei também,
    Amei a irmazinha da protagonista, ela é muito fofa, ver o que a protagonista fazia cada dia, as mudanças que iam acontecendo,
    a personagem da Lindsay, eu odiei, não acho que pessoas como ela, mudem(muito raro, conheço, e continuam assim até adultos, so mudam de vitimas rs).

    ResponderExcluir
  25. O Kent, é um dos personagens masculinos mais fofos que eu vi esse ano, eu queria um final diferente, eu queria que ela tivesse tido a oportunidade não so de mudar algumas coisas, mas de viver elas...
    Fiquei com muito dó do menino, quando achou que ia ficar com ela, ela ...
    Uma pena, mas o livro é um dos mais lindos que eu li esse ano, adorei, agora preciso comprar o meu,
    beijos.

    ResponderExcluir
  26. Esse livro é lindo no seu todo...a capa, a história!!!!!!
    Doida para ler ele!!!!

    bjus

    ResponderExcluir
  27. Hummm... Achei o livro muito interessante, e como você, pelos três motivos... Já havia visto uma resenha positiva sobre o livro, e apartir daí me interessei bastante...

    Sua resenha está muito boa, e me deixou mais curiosa, viu?

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Ai.Meu.deus pq eu acho que esse livro vai me fazer chorar muito? #mimimi

    Amei sua resenha, ela só me deixou ainda mais curiosa e ansiosa para ler o livro. Ainda mais pq vc disse que já esperava uma leitura positiva e ela se monstrou ainda melhor né? Quero muiiito ler.

    Parabens pela resenha, beijos

    ResponderExcluir
  29. A capa deve seer muito bonita pessoalmente, queria ter a oportunidade de ver e ler tbm!

    Gosto de livros onde os personagens são "reais", não com atitudes mirabolantes em q o autor cria, qeru muito ler o livro!!!!

    ResponderExcluir
  30. Adorei sua resenha , estou curiosa demais pra ler esse livro , gosto muito quando os personagens sao obrigados a "crescer " ou existe uma lição de vida a ser passada , e esse livro parece ter muito isso , quem é que nao quer ter uma segunda chance ?? Adorei a resenha e quero muito ler esse livro .

    ResponderExcluir
  31. Nhaaaai....Adorei essa resenha, muito criativa e interessante...me deu muita vontade de ler este livro!
    beeijos

    ResponderExcluir
  32. Estou lendo o livro e amando... Lauren escreve magistralmente mesmo... me sinto a Sam, cansada, confusa, amedrontada com o amanhã que é sempre o hoje e sempre será o ontem.... gente que livro é esse??

    ResponderExcluir
  33. Desde a pré estreia do livro me vejo,com muita vontade de ler.
    Vi muitas resenhas Positivas sobre ele, e sinto que realmente é um grande livro...
    Sua resenha só me deixou com mais vontade ainda de le-lo...
    Bjins

    ResponderExcluir
  34. Esse é um tipo de leitura que eu aprecio, apesar da temática ser séria. Você comentou que o acidente aconteceu no dia dos namorados, 12 de fevereiro. Não seria 14 de fevereiro o Valentine´s Day?

    ResponderExcluir
  35. Não conhecia a autora, mas desde o início achei essa capa linda.Poxa morrer bem no dia dos
    namorados.Ela viverá o último dia várias vezes..interessante agora que eu quero ler ainda mais..E ébom ver o amadurecimento da personagem..As vezes segunda, terceira
    chances pode ser necessário..Muito boa a resenha!

    ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Nossa, to super querendo o livro! Ele me chamou a atenção pela capa, e fiquei com mais vontade de ler depois de saber como é a historia.. (:

    ResponderExcluir
  37. Nossa esse livro é lindo, parece meio trágico, e Sam reviver várias vezes não fica repetitivo?Quero muito ler esse livro que me interessou bastante.
    A capa mesmo simples está linda e chama a atençao por ser delicada, ameii.
    Bye, Mahn.

    ResponderExcluir
  38. Assim como você, eu estava super ansiosa em relação a esse livro. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas a cada resenha que leio a minha vontade só aumenta.
    Uma boa história sobre superação sempre nos faz parar e pensar na nossa própria vida e a forma como nós a conduzimos. Quero muitooooo ler Antes que eu vá!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Eu quero há muito tempo ler este livro.
    Esse olhar na capa é tão intrigante, fico só imaginando como a história deve ser.
    Eu já li muitas críticas positivas a respeito desse livro. Eu só tenho medo de ficar cansada revivendo o mesmo dia várias vezes. No entanto deve ser interessante a sensação de déjà vu. Que ansiedade =D
    Até +

    ResponderExcluir
  40. Esse livro é realmente lindo!!São muitos assuntos sérios que são abordados no livro como,por exemplo,drogas,sexo,álcool,etc..E a mensagem é para ser pensada sempre...devemos repensar sobre as nossas atitudes sempre...antes que seja tarde demais!
    Bjs!!!
    http://www.cacholaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. AH eu to MUITO ansiosa para ler esse livro, fora que a temática me interressou bastante, tem muita resenha super positiva sobre ele e eu to super interessada !

    curti a sua resenha, bem completa :D

    ;*

    ResponderExcluir
  42. qnd li a resenha me emocionei, sempre temos essa vontade de refazermos os nossos atos. Fiquei m ansiosa! Mal vejo a hora de lê-lo.

    ResponderExcluir
  43. Eu estou com os mesmos motivos que você para estar de olho nesse livro...
    A sua resenha tornou-se um deles agora (:

    ResponderExcluir
  44. Adorei a resenha,me convenceu a ler o livro

    ResponderExcluir
  45. LEIA POR FAVOR:
    ESSE LIVRO MUDO MEU MODO DE AGIR,APRENDI A FALORIZAR CADA SIMPLES COISA,CADA ABRAÇO,CADA BEIJO TUDO.APRENDI QUE A MORTE PODE ACONTECER QUALQUER HORA E POR CAUSA DISSO DEVEMOS APROVEITAR CADA DIA COMO SE FOSSE O ULTIMO E PENSAR MUITO ANTES DE AGIR E ENFRENTAR OS PROBLEMAS DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL.
    TALVEZ NÃO ACHA UM AMANHA PARA VOCE.
    LEIA ESSE LIVRO.

    ResponderExcluir
  46. E um livro emocionante, onde nos prende na leitura e nos dá vontade de ler ate o final no mesmo dia.

    ResponderExcluir
  47. A resenha esta otima ! O livro parece ser bem interessante ! Beijos

    ResponderExcluir
  48. Sua resenha me deixou com vontade de ler este livro! Parece ser um livro muito emocionante. Comprarei assim que puder! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  49. Idalina Bordotti25 de maio de 2012 16:06

    Estou louca pra ler este livro, está em meus desejados a algum tempo e ainda não tive oportunidade =/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails