Resenha de Jogos Vorazes - Suzanne Collins



Livro: JOGOS VORAZES
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Tradução: Alexandre D'Elia
ISBN: 9788579800245
Páginas: 400

Sinopse:

The Hunger Games acontece em um período não identificado do futuro, em uma nação conhecida como Panem, isso tudo após a destruição da América do Norte. Panem consiste em um rico distrito, o Capitol, e ao redor desse há outros doze distritos mais pobres.
Como castigo por uma rebelião anterior contra o Capitol, a cada ano um menino e uma menina de cada distrito, com idades entre doze e dezoito anos, são selecionados por sorteio e forçados a participar do Hunger Games, um evento televisionado onde os participantes, ou “tributos”, devem lutar até a morte em um arena ao ar livre, até que apenas um permaneça.
A história segue a vida de Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que se voluntaria a jogar o 74º Jogo no lugar de sua irmã mais nova, Prim, quando essa foi escolhida para participar dos Jogos. O rapaz Peeta Mellark também foi escolhido para participar do Jogk, sendo este do mesmo distrito que Katniss, ele já salvou a vida dela dando o próprio pão, quando a família de Katniss estava passando fome. 
 


O mundo de Katniss é muito mas muito diferente do mundo em que vivemos. Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um adolescente e uma adolescente para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente, sim, até a morte! O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.
Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes.
Katniss é contra toda essa crueldade, mas será que ela sairá por cima nos jogos? Será que ela conseguirá superar os outros jogadores ou até mesmo seus criadores?

Eu ouvi um monte de novidades sobre o livro de Suzanne Collins. Ouvi principalmente que The Hunger Games foi, ou ainda é o melhor livro do ano. Mas isso não foi bom, foram muitas informações, coisas, novidades, possibilidades, lidas em muitas resenhas deste livro. E sabe o que significa e acontece quando aparece esse monte de zumbido? Algo super decepcionante! O livro não é ruim, mas criei uma imensa expectativa diante de tudo que li, vi e ouvi.

Adorei os personagens. Katniss é uma heroína fantástica e os outros personagens são muito interessantes. Mas o que mais gostei neste livro, foram os momentos de romance e ação ininterrupta. Eu gostei demais e achei fascinante a imagem futurista criada pela autora, foi um paralelo entre o misterioso e o assustador.

Para alegria de todos, e principalmente a minha, já que espero muito que os próximos modifiquem minha visão da história, esse é apenas o primeiro livro de uma Trilogia \o/


Enfim, tentar definir o livro em simples palavras é muito complicado, ele tem: aventura, romance, suspense, futurismo, ação..., mas depois de pensar demais no que enfim eu poderia descrever Jogos Vorazes, cheguei à conclusão que defini-lo é simplesmente dizer: pura adrenalina!





Boa Leitura!!!

32 comentários:

  1. Eu tenho q ler, falam tanto desse livro... Vamos ver oq vou achar.

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Hey pq tem dois campos para comentar? lerdinha do jeito que sou, fiquei meio cnfusa rs

    Ah eu adorei a resenha, quero tanto ler este livro, mas tenho medo de ler livro que espero d+, normalmente me decepciono, não que o livro seja ruim, é que alimento expectativa d+ sobre ele.
    Vai ser uma trilogia?!?!?! \o/ isso é bom, adoro continuações, fico tão triste qdo acaba um livro que eu gostei e não tem uma continuação, o lado ruim é que lá vou eu gastar mais do que devia rs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro, mesmo com tanta propaganda não me decepcionei!
    Foi sem duvida um dos melhores de 2010 ;)
    beijocas
    Livros e blablabla
    Ps: Os marcadores chegaram, mas o carteiro deixou na chuva, perda total *chora* =(

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro...Já está aqui em casa e na lista há algum tempo...
    Adorei a resenha.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo, então não li oq vc escreveu rs

    ResponderExcluir
  6. Não acredito que até hoje não li esse livro >.< Mas é a mais pura verdade... Ainda assim estou doida para ler =)

    ResponderExcluir
  7. Gostei, mas não amei...
    Vou esperar p/ ver se no 2 melhora.
    De repente é assim, o 1 é meia boca, mas dps a coisa vem com td...rs

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  8. Ouvi tanto coisa desse livro, que já nem sei mais o que pensar =S
    Vou ler por dois motivos: eu blogueiro LINDO colocou O spoiler em uma resenha, que por infelicidade eu li e agora sei como termina o livro =S e vou ler também, porque gosto desse livros com "visão futuristas".
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Fica complicado a gente decidir se ler ou não o livro, tem varios comentarios positivos mas aí tenho medo de ficar na espectativa e me decepcionar hahaha.

    ResponderExcluir
  10. Todos falam muito bem desse livro,então tenho muita vontade de ler!! Vou esperar dar uma super promo e poder comprar pq ele e bem carinho neh rsrssr

    ResponderExcluir
  11. Hum... estou lendo Jogos Vorazes e gostando... vamos ver no que dá...

    Bjoos
    Sam
    UP BOOK

    ResponderExcluir
  12. Ganhei esse livro de Natal do maridão pq ele sabia que eu estava doida por ele. Só que ainda tenho muitos livros pra ler antes... :~ Mas acredito que não vou me decepcionar, hein. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito ler esse livro. Achei a proposta bem bacana e estou numas de ler ficção cienttífica agora... (acabei de ler os 2 primeiros da série FEIOS e publiquei a resenha no blog da "A Fábrica" - (pra quem se inrteressar http://bit.ly/fugFw5).

    Mas divago... Então, li outro dia um poema que faz parte do livro que foi autotuned com uma música que eu acho que é do Yiruma (como vc pode perceber, não pesquisei mt sobre a música) mas pesquisei sobre o livro e o fato de que (Surprise surprise) vai virar livro.

    Hollywood tá pegando o caminho fácil no que diz respeito a roteiro né? Mas divago de novo.

    E a resenha ficou super! Já me senti assim com livros que são super bem recomendados... Meu lema: mantenha as expectativas neutras e não vai ter decepções... Calvin style =)

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oiii.

    Todo mundo fala desse livro, mas acho tão caro!
    Com certeza vou acabar lendo-o!

    BJão!
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Hey!

    Tem promoção rolando lá no meu blog!

    Promoção: Nós Amamos Vampiros!

    VAi lá e participa!
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. ja ouvi tanto sobre este livro e diversas opiniões mas pra falar a verdade ele ainda não esta na minha lista de cabeceira então vamos aguardar.Mas achei a resenha bem legal.

    ResponderExcluir
  17. Eu achei esse livro o máximo, mas concorodo que quando ouvimos falar muito bem de uma coisa acabamos nos decepcionando. Então de tou uma dica: não leia nada sobre os próximos livros =D

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu super preciso desse livro! Ele deve ser mara e já me disseram que a historia é emocinante, não só a aventura e romance, mas também a propria historia das sociedade, as questoes politicas.

    ResponderExcluir
  20. JV, como já dito, é muito legal, *tirando os jogos*.
    Acontece mais ações antes de depois dos jogos, do que durante. Isso é meio decepcionante.
    Acho que o ponto forte do livro é a política da Capital, a preparação e o encerramento, com a deixa para Catching Fire. Simplesmente fenomenais.

    Beijos!
    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Para mim Jogos Vorazes foi a melhor leitura de 2010, sem dúvida! Uma história super autêntica e muito bem escrita. Me senti dentro da arena com eles o tempo todo e adorei a maneira como o relacionamento da Katniss com o Peeta.

    Estou muito ansiosa por Catching Fire. Pensei em comprar a versão america pra ler logo, mas como meu primeiro volume é nacional, achei melhor esperar e ficar com a coleção bonitinha...rs

    Agora é só esperar e torcer!

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  22. Pois é... eu tenho medo de me decepcionar com esse livro. Todo mundo fala tanto nele, que é o melhor de 2010 coisa e tal... Mas, tenho minhas dúvidas.
    Foi isso que aconteceu com Cidade dos Ossos.
    Todo mundo amou e eu acabei não gostando porque estava com muita expectativa...
    Adorei a resenha, super sincera! :)
    Vou receber esse livro através do grupo Livro Viajante lá do Skoob. Enquanto ele não chega, tenho que me contentar com as resenhas...
    Bjss!

    ResponderExcluir
  23. Jogos Vorazes alcançaram minhas expectativas, mas não superou elas...
    Mas é um ÓTIMO livro, mas também acho que falaram demais desse livro.

    Ótima resenha, amei de verdade *-*
    Li ela depois que resenhei esse livro no blog :D

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  24. Ixiii,
    vc é a primeira que vejo falar 'mal' de JV! Eu nem queria ler esse livro, mas é tanto burburinho q me interessou, agora tenho que saber o porquê...haha, mas realmente qnd se cria mt expectativa pode acabar sendo decepcionante... E eu nem sou fã de sci-fi...

    ResponderExcluir
  25. Kramba todo mundo fala desse livro e eu ainda não li XD
    Quero lê-lo em breve, mas no momento ele vai fikar pro final da minha lista pq tenho mts livros pra ler ainda, tá sinistro hehehe

    Mas parece ser ótimo moesmo!
    bjs

    ResponderExcluir
  26. Vejo tanta gente falando nesse livro, que acabei me interessando.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Podem me matar, mas eu não me interessei pela história, não tenho vontade de ler esse livro, não HAHAHA Talvez com o filme, quem sabe?

    --
    Maeva
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  28. Ahh quero muito, muito, muito ler esse livro.. acho que a historia - pelas resenhas que li- muito interessante, diferente, algo com ação!

    ResponderExcluir
  29. Nunca ouvi falar desse livro, ¬¬, atrasada eu!
    Gostei bastante da estória, muito bem elaborado todo o conflito do livro. Ótima resenha (:

    ResponderExcluir
  30. Fiquei aflita só de ler a resenha... Pretendo ler o livro, mas só quando estiver num clima de pouco stress

    ResponderExcluir
  31. quero taaaaanto ler esse livro!
    A história é muito criativa, e com certeza chama atenção ;D

    ResponderExcluir
  32. Já li inúmeros elogios a respeito dessa série, tenho muita vontade de ler os livros, mas como tenho uma enorme lista de livros desejados vou deixar essa série para o futuro.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails