Resenha de A menina que não sabia ler - John Harding

Título original: Florence and Giles
Autor: John Harding
Editora: Leya
Páginas: 288
Ano de Lançamento: 2010
ISBN: 9788562936111
Sinopse:


Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo.
Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possí­veis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delí­rios de uma jovem com muita imaginação?


Harding alimenta tudo o que podia fazer você sentir pena da personagem Florence. Ela é praticamente uma órfã sem qualquer conforto emocional e apoio real. Ela é inteligente, mas proibida de se alfabetizar pelo seu tio, mas no final por conta própria ela consegue aprender.

A primeira professora acaba morrendo afogada quando cai do barco na primeira parte do livro, dai na segunda parte tem uma nova professora, que Florence diz ser a antiga ressuscitada.

O pior é que Giles, seu irmão, está lentamente caindo sob o domínio da governanta e esta longe de Florence.
Começa então uma aventura para fazer com essa nova mulher não rapte o seu irmão mais novo, Giles.

Eu amo narração em primeira pessoa. Há uma intimidade e introspecção que pode ser adquirida de toda uma história e estar limitada a um ponto de vista, constrói uma estreita proximidade com o destino do personagem. Eu gosto de sentir a emoção dos personagens e entender o que eles pensam e porque agem daquela maneira.

Harding faz um bom trabalho, o de arrastar você para o mundo que Florence & Giles. E como este é um conto gótico, o perigo que ela enfrenta é extraordináriamente descrito pela mesma, que conta aos outros o que está acontecendo.

Você realmente é absorvido por Florence e seu destino, que eu achei muito fácil de intender e foi muito bom continuar lendo. O único problema é a solução para o enigma que se encontra em Florence e como tudo se resolverá.

Eu quis saber se no final Harding ia puxar qualquer coisa fora e eu estava nervosa com toda a experiência. Tudo se resolve nas páginas finais. Ele definitivamente encaixa na história e no conto geral tão perturbador o suficiente para me sentir desconfortável quando lia sozinha a noite.

Eu acho que não vou olhar para os espelhos novamente da mesma maneira.


Boa Leitura!!!

27 comentários:

  1. Esses livros naum me atraem...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sorteio do livro: A Planta da Donzela, lá no meu blog.

    O link é este aqui: http://migre.me/3Iyrp

    Se quiser dar uma olhadinha, ficarei grata. (:
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da capa e fiquei doida para ler!! Que medo isso de espelho, já tenho uma certa desconfiança com eles. hauhauha
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu terminei de ler esse livro semana retrasada!! Achei super interessante... gostei do seu contexto meio gótico!! Ameiiii e super indicoo!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente a narração em primeira pessoa dá um tom diferente ao livro e pode determinar a história.

    Aqui, acho que foi essencial para a história. Como só temos o ponto de vista de Florence, nunca vamos saber a história real, apenas as conclusões dela a partir do que acreditava.

    Beijos,
    Dri Ornellas
    http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Sou doida para ler este livro, mas ainda não comprei. Isso do espelho é sinistro rs

    bjo

    ResponderExcluir
  7. Ah eu adoro a cpa desse livro, sempre dou uma paqueradinha nele qdo vou comprar algum outro livro.
    Eu prefiro bem mais a narração em primeira pessoa, parece que te da mais intimidade com o livro. Adorei a resenha, parece muito bom, embora eu sempre paquerava ele pela capa, nunca peguei pra ler nem a sinopse, olha só vc me abrindo os olhos de novo =)

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Puxa...
    Eu gostei da história do espelho ^^

    Já me aconteceu de mudar a opinião sobre certas coisas, como celular, tv ou até ir ao banheiro só XD por causa de um livro ou filme... Creio que o autor que consegue fazer isto com a gente é O Cara!

    Gostei da resenha ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oiii

    Estou louca para ler esse livro!
    Todo mundo fala super bem dele.

    Adorei sua resenha

    Bjo
    Clícia
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo tá falando e lendo esse livro. Eu quero comprar pq achei bem interessante a resenha dele.
    Beijos

    http://deliriosdesalome.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Adoro esses estilos de leitura...
    Faz tempo que quero ler, mas to com uma fila enorme, então fica só na vontade, mas a resenha tá ótima..da vontade de lar gar tudo e pegar o liro pra ler...
    Valeu...rsrsrs...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  12. Criar histórias é comigo mesmo. Trabalhar a imaginação e viajar neste universo é perfeito. Amei tb a capa, chamou-me atenção e convidou a mergulhar na paixão e salvação pelas historias.
    Bjs
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com
    @replithgirassol

    ResponderExcluir
  13. Meninaaaaaaaaaaa!

    Agora quero ler esse livro!
    Super curiosaaaaaa!

    Beijão!

    Ah, tem promoção no blog, vc viu? Passa por lá!

    ResponderExcluir
  14. Já tive uma fase em que adorava ler esse tipo de livro... Hoje em dia, nem tanto.

    --
    Maeva
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  15. Eu li esse livro até uma parte e depois abandonei, achei muito chato e olha que não sou de abandonar livros. Acho que até hoje só abandonei 2 e este foi um deles...Bjksss

    ResponderExcluir
  16. Vi esse livro no submarino nessa semana e fiquei com vontade de comprar, mas em seguida li uma resenha negativa e agora, com a sua, acho que não vou curtir.

    Beijocas,
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  17. Oio amor, aceita parcerias?
    sou do www.letrasdesonhadoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler esse livro, já faz quase um mês. Esperei muito para lê-lo, e me surpreendi, gostei pra caramba, pena que o final não é tão contentador, acho que ficou muitas perguntas no ar, tipo, por que o tio de Florence a proibira de ler? Quem era seu tio? Sei lá, achei o final incompleto, mas apesar disso, gostei muito da estória, ótima criatividade o autor tivera.

    ResponderExcluir
  19. Olá, queria saber se você aceita parceria?

    tudonaestante.blogspot.com

    Beijos e Abraços

    ResponderExcluir
  20. Bá, não conhecia esse livro, adorei a resenha, fiquei muito interessada, parece ser bem legal. Adoro esse tipo de livro e a capa é bem bonita.

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Tive uma impressão boa e ruim desse livro. Pensei em comprar uma vez q eu o vi baratinho, mas fiquei em dúvida. Talvez um dia eu o leia XD

    ResponderExcluir
  22. O enredo é muito bonito, e se a trama for bem contada, tem tudo pra ser um grande livro...
    Bj

    ResponderExcluir
  23. sinceramente,não gostei muito do livro,achei meio chatinho.
    Teve algumas cenas,que eu realmente fiquei curiosa para saber o que iria acontecer depois,mas aí voltava naquele ritmo chato novamente.
    Quem sabe se eu ler ele outro dia de novo,eu mude meus pensamentos sobre ele,mas a primeira impressão que eu tive foi essa '-'

    ResponderExcluir
  24. Gostei do livro....agora tenho coragem de comprar. pq percebi q é o estilo literário q AMO

    ResponderExcluir
  25. Por incrível que pareça, apesar de sempre olhar para esse livro quando vou fazer compras, nunca tive uma vontade louca de lê-lo. Também nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Mas depois de ler sua resenha fiquei aqui com muita vontade de ler, ele parece muito com A menina que roubava livros (livro que está no meu top 10 dos prediletos). Com certeza comprarei!
    Beijos!

    P.S.: Apesar de você ter dito que ele tem um contexto meio gótico, eu achei a capa dele tão light que nunca poderia ter imaginado que ele fosse meio dark...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails