Resenha A Batalha do Apocalipse

Livro: A Batalha do Apocalipse
Autor: Eduardo Spohr 
Editora: Verus Editora
Ano: 2010
Resenha por: Mariana Cataldi
Sinopse:Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.


Olá! Minha resenha é sobre um livro que ultimamente tem causado um grande impacto no cenário literário nacional, A Batalha do Apocalipse do Eduardo Spohr. 
Eu já o conhecia através do site Jovem Nerd, acompanhei o lançamento desse livro pelo selo NerdBooks, mas nessa época não tive oportunidade de comprá-lo, pois a verba estava curta, rs. Pois bem, só pude adquiri-lo depois em parceria com a editora Record.

O que você sabe sobre o reino espiritual e os anjos?
Esqueça. Em A Batalha do Apocalipse tudo que você considera satisfatório e “real” sobre o outro mundo deixará de ser uma simples ideia para se tornar uma incrível e empolgante aventura.A bíblia diz “Deus criou o universo em 6 dias, no sétimo descansou.” Bom, e se o sétimo dia ainda estivesse sendo vivido?
Esse é o tema principal do romance de estreia do carioca Eduardo Spohr.

Com uma série de abordagens sobre uma épica batalha que está para acontecer e uma narrativa “tolkeniana” de tirar o fôlego, Ablon (beijomeligabenhê;*), um antigo general dos exércitos celestes e atual herói renegado dessa jornada, nos remete a história do mundo, viajando através do tempo desde a poderosa e imponente Babilônia até a magnífica e soturna cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.

Em sua jornada na então chamada Haled (o mesmo que a Terra, para nós meros mortais), Ablon conhece uma feiticeira, a qual logo se encanta e cria laços de amizade muito fortes. Shamira, a feiticeira de En-dor, logo se apaixona por este misterioso e bravo guerreiro. O mesmo também se apaixona secretamente por ela. Porém ao invés de viverem esse amor, os dois, sabendo de suas missões, apenas continuam sendo amigos durantes séculos. E torcendo para que um dia haja paz e os dois possam viver esse amor impossível.

Eduardo Spohr, conseguiu de uma forma singular mesclar mitos e fatos históricos, em uma narração fantástica. Não posso deixar de apontar que, não é uma leitura fácil, para quem não está acostumado com um estilo "tolkeniano" de leitura, com bastante descrição e detalhes, poderá achar a leitura massante. 

Um outro ponto fraco do livro, para mim, foi o final. Achei que ficou um pouco confuso. Eu tive de ler três vezes as ultimas páginas só para poder tentar entender realmente o que aconteceu. E continuo achando que algo ficou em aberto. 

Porém, o livro possui aspectos muito bons que te prende à leitura do inicio ao fim. Dando aquele gostinho de quero mais a cada final de capítulo. Desde a ação ao drama, uma viagem mística maravilhosa. 

Vá ler A Batalha do Apocalipse e descubra o céu e o inferno, veja as lutas sangrentas, sinta a paixão surreal de dois amantes desconexos e viva o momento final de nosso tempo.

Super recomendo. ;)

44 comentários:

  1. Ja estou com ele aqui na minha lista! Vou devora-lo!!! Rs

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada nesse estilo, não sei se iria gostar muito, mas só lendo pra saber neh hehe.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  3. Excelente a resenha! O final, como o Eduardo tem uma proposta de épico mítico para o livro (minha interpretação), os leitores ficaram com uma leve sensação de final aberto, mas não é. Como nas lendas Arturianas, o desaparecimento do famoso Rei nas brumas de Avalon, o final de ABdA nos remete a este tipo de final, onde o leitor refletirá sobre o que aconteceu durante a narrativa e poderá interpretar com o que absorveu o final épico mítico da história.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Parece um livro muito bom eu quero muito ler, com a sua resenha mais...

    http://luanarodriguesfarias.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Bem pela sua resenha o livro parece bom em parte e se torna massante em outras, o que pra mim significa que le-lo só daqui um tempo...rsrs...mas saiba que te adimiro por sua sinceridade, adorei...beijokas elis!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Depois de assistir a um seriado que abordava o mesmo tema que esse livro passei a gostar bastante dessa coisa de apocalipse. Essa luta entre o ceu e o inferno sào bem interressantes. Gostei da dica e vou adicionar a minha lista de desejos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa já ouvi falar muito bem desse livro. Apesar de ver outros comentarios sobre partes cansativas, mas sua resenha me fez ter vontade de comprar logo.
    Pena que a lista tá enormee =S
    Espero terminar o mais rápido possível para finalmente ler este livro! :)


    bj;*

    ResponderExcluir
  8. to muito afim de ler esse livro, mas ele anda caro demais pra comprar =P sem contar que eu sempre demoro um bocado pra ler livros que envolvem batalhas, e prefiro fazer isso quando tenho tempo sobrando, então, é melhor esperar as férias chegarem.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Nossa quero muito ler esse livro mas se depender da minha grana isso ainda vai demorar...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu estou louca para ler esse livro!
    De verdade mesmo...
    e já faz algum tempo! Hauhsaushaus.

    beeeijo

    ResponderExcluir
  12. OK. Não resisti e li uns trechinhos da resenha >_<
    Não quis ler tudo porque ainda não li o livro e gosto da expectativa e da surpresa *-*

    Mas do pouco que vi gostei e fiquei com mais vontade de comprar o meu LOGO!

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  13. Pela resenha e pelos comentários o livro não parece ser tão original.
    Também não estou aqui para falar mal, claro que não. Não li o livro ainda, então posso estar errado.
    Mas tenho curiosidade em ler. Para ver se ele narra como SK.
    Obrigado pela resenha.

    Se puder, conheça e siga grupocosmonautas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu fico com o pé atrás com livros que criam sobre histórias bíblicas. Pra mim, é o que está escrito ali e pronto, então acho que eu não conseguiria aproveitar bem a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    Apesar de não ser meu genero preferido para livros,
    Goste da muito da esenha. Fiquei realmente interessada!*-*

    Vou procurar na livraria.

    Quando ao meu blog de filmes! Obrigada pelo comentário. E elogio!

    Também tenho um blog literário adoro poesias!
    http://elainecrespo.blogspot.com/ vai lá fazer uma visita quando tiver tempo.:D

    Amei aqui estou seguindo!!

    Linda quinta!!

    Beijos
    Elaine

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Apesar de não ser meu genero preferido para livros,
    Goste da muito da esenha. Fiquei realmente interessada!*-*

    Vou procurar na livraria.

    Quando ao meu blog de filmes! Obrigada pelo comentário. E elogio!

    Também tenho um blog literário adoro poesias!
    http://elainecrespo.blogspot.com/ vai lá fazer uma visita quando tiver tempo.:D

    Amei aqui estou seguindo!!

    Linda quinta!!

    Beijos
    Elaine

    ResponderExcluir
  17. Acho que mesmo ouvindo falar o tempo todo desse livro, a sua foi a primeira resenha que li inteira. Não gosto muito de ler resenha antes de ler o livro, mas dei uma olhada para ver do que se tratava mesmo! E gostei! :)
    Gostei bastante, fiquem muito curiosa pra ler!
    Mas a fila tá tão grande, que vou economizar meu dimdim e comprar só quando eu terminar de ler todos que tenho aqui. ahiahiahiai

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  18. Oi, muitas pessoas falam muito bem deste livro, e que ele é emocionante, uma amiga proxima o tem vou ver se pego com ela para ler.

    ResponderExcluir
  19. Depois de tantas criticas bem recomendadas estou super curiosa a respeito desse livro!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu quero muito ler esse livro!
    Meu maior medo em relação a ele é que um tema tão extenso não seja bem explorado porque a proposta é muito boa, mas também é bem grande né?
    Gostei da resenha e quem sabe eu possa comentar depois de como amei o livro? hahah

    Bjos!

    ps.: Lilia, o Leituras e Fofuras não estava ainda porque não ajeitei todos os links, mas com certeza está entre os que leio! ;] Tem muitos e a página fica muito comprida! Mas estarei sempre aqui acompanhandoooo, pode deixar!

    ResponderExcluir
  21. To morrendo de vontade de ler esse livro, adorei sua resenha!
    Minhas amigas estão lendo meu livro sobre anjos e falam que está ótimo e sempre me pedem mais capítulos, mas, quando leio resenhas ou o próprio livro (sobre anjos, nacionais ou não) olho pros meus capítulos e penso: ESSE LIVRO ESTÁ UMA M*RDA! ahahahaha mas falo que todo mundo pensa a mesma coisa das coisas que escreve, hahaha..

    Mil beijos.
    @mariaclarabruno
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. nossa to loka pra ler esse livro...adorei a snopse dele, gosto de historias assim

    ResponderExcluir
  23. Vou começar a ler esse livro agora... espero gostar =)

    ResponderExcluir
  24. Não sei se pegaria para ler..

    mas acho q ia gostar.. isso de mesclar mitos e fatos históricos é o máximo.. anda me atraindo muito esse tipo de leitura..

    beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Meu primeiro contato com ele, foi através do marcador, que me deixou pasma.

    Adorei sua resenha! Muito intrigante, acho que faz qualquer um querer correr para lê-lo.

    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  26. Há muito tempo tenho vontade de ler o Batalha do Apocalipse, tanto que ele está no meu criado-mudo desde agosto! Mas sempre que penso em começar a lê-lo, uma outra leitura me chama a atenção (que coisa feia, Viviani).

    Mas a cada resenha que leio ou a cada vez que ouço falar dele, a vontade de ler ressurge, embora sempre nos momentos em que não posso pegá-lo para ler! Hahaha xD

    Adoreeeeei a resenha, Mari. Acho incrível os livros de autores brasileiros estarem ganhando tanto espaço na nossa literatura. :D

    Beeeijos
    Vivi
    The Bookaholic Princess

    ResponderExcluir
  27. Nossa, que legal. Adorei sua resenha. sabe o que seria legal de vc colocar nas próximas resenhas, o número de páginas e algum link de onde tem para vender.

    bjinhus

    ResponderExcluir
  28. Quero muitooooo ler esse livro.
    Adoro histórias que especulamos que seria o fim do mundo (seja filmes, séries, livros...).

    Além da capa ser linda, sombria e misteriosa.

    Bye

    ResponderExcluir
  29. Rá ótima sinopse.
    Esse deve ser um bom livro, creio eu, além de ser estrangeiro, que são os melhores livros, este é especial, digamos desta forma, até porque sua história é diferente das demais já lidas, foca um assunto que há muito tempo vem sendo discutido "o fim do mundo", tenho certeza que esse livro leva o leitor muito mais além do que ele pode ir.

    ResponderExcluir
  30. Eu já estava curiosa sobre o livro ai li a sua resenha e me deixou borbulhante para ler. Agora mesmo ele não sai da listinha.

    ResponderExcluir
  31. Já estava louca para ler, mas agora com essa resenha me deu mais vontade de ler esse livro hahah.

    ResponderExcluir
  32. Hey ^^

    Lendo sua resenha confesso que me empolguei de fato, já tinha visto a capa que é simplesmente linda + achei que seria mais um sobre "anjos"... e passei batido.
    Parece algo com ar mais adulto e por isso gostei, tenho que ler.

    Xoxo

    :: Loma

    ResponderExcluir
  33. Nossa! esse livro parece ser bem diferente!
    aiusiuasu! já ta na minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
  34. Oi, a Verus é um selo de alguma editora maior?!
    Amei a sua resenha. Eu amo livros assim: coisas sobre o Apocalipse, livros futurísticos, etc. Mas o melhor de tudo é que o escritor é brasileiro!!! OMG! É um dos livro naiconais que mais despertaram minha curiosidade! Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Já li resenhas sobre estes tipos de livros mas nunca os tinha lido realmente...Mas agora!!!!!
    Quer MUITO ler, e a resenha foi muito bem feita!!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  36. Huuum, não gosto de livros massantes, mas falam tão bem deste que eu preciso ler urgente! rsrs
    Já li livros massantes, mas gostei, apesar de q as partes cansativas dá a maior vontade de passar :P

    ResponderExcluir
  37. O Eduardo Spohr é realmente uma promessa da literatura brasileira. A batalha do apocalipse ja é de fato um sucesso.

    ResponderExcluir
  38. Excelente resenha!! Eduardo Spohr junto com outros autores estão revolucionando o mercado editorial aqui no Brasil. Tenho muita curiosidade em ler "A Batalha do Apocalipse" parece ser um livro daqueles que não podemos deixar de ler.

    ResponderExcluir
  39. Ja coloquei na minha lista para a próxima compra =)

    A resenha ta ótima

    ResponderExcluir
  40. Estava louca para saber mais sobre o livro, adorei a resenha! Mas, continuo em dúvida... Vale a pena comprar? Bjss

    ResponderExcluir
  41. Achei mega interessante quando fala na sinopse que a batalha do apocalipse não é apenas uma história, é uma jornada do conhecimento. E é a mais pura verdade. Ainda não o li, mas pelo desenrolar da resenha foi isso que pude ver. A batalha final entre céu e inferno, entre anjos e demônios, será o resultado do destino do universo. Eu amo histórias que são ficção mais tem um teor realista. Dá mais vontade de ler...

    Ameiiiii muito a resenha!
    Já se encontra em minha lista de leitura! =D

    Cheeiro^^

    ResponderExcluir
  42. Eu acompanho o Eduardo Spohr desde a época do Jovem Nerd, com o lançamento do livro pela Nerdbooks, escutei os audio dramas e são fantasticos, quero muito o livro. Espero ganhar a promoção.

    ResponderExcluir
  43. Esse livro parece ser ótimo!
    E me anima o fato de ele ser de um autor brasileiro, acho legal!
    Estou louca pra ler.
    adoreeeeeeei a resenha *o*

    Nayanne - a bookaholic World =)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails