Resenha: Filho do Hamas - Mosab Hassan Yousef




Livro: O Filho do Hamas
Autor: Mosab Hassan Youself com Ron Brackin
Editora: Editora Sextante
Ano: 2010
Resenha feita por: Dany Welch

Sinopse:

A HISTÓRIA REAL DE UM FILHO DO HAMAS QUE SE TORNOU ESPIÃO ISRAELENSE, SE CONVERTEU AO CRISTIANISMO E AJUDOU A COMBATER UMA DAS MAIORES ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS DO MUNDO.
Desde a infância, Mosab Hassan Yousef viveu nos bastidores do grupo fundamentalista islâmico Hamas e testemunhou as manobras políticas e militares que contribuíram para acirrar a sangrenta disputa no Oriente Médio. Por ser o filho mais velho do xeique Hassan Yousef, um dos fundadores da organização, todos acreditavam que ele seguiria os passos do pai.
Às vésperas de completar 18 anos, movido pela raiva e pelo desejo de vingança, Mosab decide assumir um papel mais ativo no combate a seus opressores e acaba sendo preso e levado para o mais terrível centro de interrogatórios israelense.



Olá meus amigos, hoje vou resenhar um livro que me surpreendeu e quebrou alguns preconceitos que eu tinha sobre a cultura islã e palestina e sobre essa guerra que perdura há anos. O livro “Filho do Hamas” é uma biografia escrita por Mosab Hassan Yourself com auxilio de Ron Brackin. Neste livro você irá conhecer um pouco sobre a cultura Islã, as suas brigas com a palestina, uma analogia com a relação bíblica entre Sara, Hagar (que teve um filho de Abraão e foi expulsa por Sara que ainda esperava o filho da promessa), sua atual condição financeira, cultura e social daquela região e como os E.U.A. Intervêm no Oriente Médio.

O livro se inicia com a descrição da captura de Mosab e sua tortura. Contudo a sua narrativa é aleatória, em alguns momentos é citado sua infância, sua relação com seu pai, seu ídolo, e sua família, em outros momentos sua atual condição financeira e social. Após uma explanação geral, a linha narratória é linear mostrando interação no Islamismo e sua evolução neste e a transformação de sua vida quando fatos que lhe ocorre lhe modificam para sempre.

Apesar de uma temática diferenciada o livro me surpreendeu, quebrou alguns preconceitos arcaicos que herdamos da invasão cultural americana e seu preconceito contra a religião islâmica. Nessa região há terroristas, há homens bombas, contudo há pessoas inocentes enganadas por seus lideres religiosos, conduzidos a acreditar que o que acontece é o certo. Muitos inocentes morrem a cada dia por uma ideologia falida, e para o mundo são considerados terroristas, sofrendo esses preconceitos.

E você considera toda a população do Oriente Médio terrorista?



13 comentários:

  1. Parece ótimo mesmo, adorei!
    Gostaria de ler, por isso vou anotar o nome e colocar na lista de futuras leituras.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro muito interessante apesar de naum ser muito o meu estilo de leitura.
    Ótima resenha!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    Porém, não por preconceito com a religião, o tipo do livro não me atrai muito. Quem sabe um dia eu crie mais interesse!

    Beijinhos
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha dani.
    Confesso que tenho um pouco de preconceito com a cultura islâmica, mas muito se deriva pela minha falta de conhecimento mesmo.
    Achei interessante o livro.
    ;D

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha *-*
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Uma professora da minha faculdade usa ele como livro-base, mas preferi pegar a matéria com o marido dela, mais focado em política e economia mundial. Vai entender. hahahaha

    Quero muito!

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha!!

    Mesmo não sendo o tipo de livro que eu gosto...achei ele super interessante...até o Beto ficou com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro bastante interessante, hein?
    Com certeza vou procurar lê-lo!
    beeeeijo

    ResponderExcluir
  8. Legal a sua resenha, mas não me atraiu muito. Prefiro o mundo da fantasia...

    ResponderExcluir
  9. Espiões? Culturas de outros países? Isso tudo em um livro?
    Eu já suuuper-amei!!! Quero na minha estante! Já está na minha lista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de biografias, principalmente sobre o oriente medio.São bastante esclarecedoras ja que para nós é tao dificil enterder certas coisas, diferenças culturais que existem por lá.Não é facil viver em lugares como estes. Bjkss

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros que falam de culturas diferentes, acho uma forma ótima de lazer e aprendizado ao mesmo tempo.
    Obrigada pela resenha, parece ser um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  12. Me chamou a atenção o livro, é uma forma de enxergamos o Oriente Médio com os olhos de alguém de lá e não com os olhos amricanizados que a maioria tem

    ResponderExcluir
  13. Os conflitos são religiosos, cada um defende o seu deus. Ou seja, brigam por coisas que não existem.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails