Resenha- Sem medo de vencer -

Livro: Sem medo de Vencer
Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Editora Gente
Ano: 2005 (edição especial)
Resenha feita por: Dany Welch

Sinopse:

Roberto Shinyashiki continua absolutamente apaixonado por ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.Por que a maioria não consegue isso?
A resposta é muito simples: elas não aprendem olhar para sim mesma, e buscam as respostas na ilusões. Por que não realizam os seus sonhos? Porque não têm método para chegar ao sucesso. Escolhem errado. Os perdedores escolhem reclamar, os vencedores escolhem realizar.... Você pode escolher, decidir. Porém tem de investir sua energia e construir.


Exemplar cedido gentilmente pela Editora Gente.

Sem medo de vencer é um livro classificado como psicologia aplicada, onde o mestre psiquiatra Roberto Shinyashiki com base em seu conhecimento entre interações individuais e coletivas do ser humano, de forma prática elucidada através de exemplos do cotidiano os principais problemas que o individuo tem ao se relacionar consigo e com os outros.
O livro é dividido em quatro áreas importante da vida de um indivíduo, na primeira parte, em forma de parábola do mito grego do Rei Sísifo autor demonstra as principais características das pessoas das pessoas que se preocupam mais com os esforços do que com o exito, que não planejam suas ações, aqueles que começam alguma coisa e nunca terminam, planejam e não cumprem e entre outras características. Ele demostra no livro aquelas pessoas que não conseguem conquistas o sucesso, que se isolam de todos e no fim culpam da vida, ao invés de sim mesmo, do seus problemas e desamores. A história do Rei Sísifo e a forma por assim dizer, que ele lidava com os seus problemas e a base inicial do desenvolvimento da dissertação do livro.
A segunda parte, após o estudo da parábola é direcionada ao campo profissional, onde em onze tópicos ele descreve as principais atitudes que as pessoas tem demostrado perante a sua vida e muitas vezes agindo de forma errada e não se dando conta disso.

Muitas pessoas acabam investindo energia no plano do querer....”

Não tiveram medo de acreditar pesado para que os resultados mostrassem sua força”

O Problema, contudo, é que muitas pessoas abandonam seus projetos quando encontram dificuldade para realizá-los. Infelizmente, aceita suas limitações que surgem pelo caminho e levam uma vida abaixo de suas possibilidades e expectativas.”

A terceira parte parte é relacionado a vida amorosa, onde o foco desta é as reações que o individuo tem em relação com o amor, os seus problemas e atitudes com a pessoa amada, mostrando como superar não é algo fácil e que não existe fórmula mágica para resolver o seus problemas. Nesta área você vai encontrar textos falando sobre o medo de amar, a diferença entre sentimentos e emoções, sobre as ilusões que o individuo tem e que é direcionada de forma equivocada a outra pessoa por meio de projeção, o autor classifica e exemplifica os vários tipos de dependência, solidão e conduz a o leitor a perceber as principais atitude que prejudicam o relacionamento amorosos e como mudar suas atitudes.

Quando você precisa do companheiro, reduz o ser amado a um simples prestador de serviços. (...) No amor, quando isso acontece, o pagamento não é cobrado em dinheiro”

Lembre-se quando os seus relacionamentos não são satisfatório o problema não está no outro, e sim em sua maneira de amar.”

Sempre que enfrentamos dificuldade afetivas, gostaríamos de mudar o outro ou mudar o relacionamento”

Após resolver problema profissionais, a pessoa conseguiu estabelecer metas para o sucesso e exito, buscando o seu lugar ao sol, começou a resolver seus problemas amorosos, mudando suas atitudes, é hora de entrar na quarta parte do livro, onde o autor fala sobre a importância do transcendental. Onde por meio de exemplos cotidianos e outra parábola sobre a vida espiritual, sem direcioná-la a um religião especifica, somente mostrando a importância a paz espiritualidade e a interação do individuo e a transcendência e o divino.

Nessa caminhada, o ter e o fazer, ou seja que supõem atuação, abrirão espaço paa uma nova e mais profunda maneira de existir: o ser”

O tema abordado é interessante, muitas pessoas sabem que necessitam de acompanhamento emocional com um terapeuta, contudo não tem condições financeiras para manter uma terapia. O livro não substitui seções de terapia, entretanto pode aliviar algumas angustias e ser o primeiro passo o tratamento com um especialista.
Não conhecia o autor, falei com minha professora de ética que me falou muito bem do autor e dos outros livros dele, que já os coloquei na minha lista de livros a ler. Recomendo o livro,este me acrescentou muitas coisas e espero que vocês tenham gostado da dica. Tenham uma ótima semana.

Bite,
Dany

6 comentários:

  1. Parece bem legal. Devemos msm aprender com os nossos erros né?

    http://partesdeumdiario.blogspot.com/

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bem interessante! Gostei bastante da resenha e devo dizer que, mesmo sendo diferente do estilo de livros que leio, me deixou com vontade de ler xD
    Beijos!
    Gabi, A Bookaholic World

    ResponderExcluir
  3. Galera...tem selinho novo no Blog da Guardiã...pega lá!!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro não é meu tipo de leitura, mas parece interessante, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ah gostei, livros de auto-ajuda são sempre bons, bom..referindo-se a este livro, de certa forma concordo com a ideia do autor evidenciada, até porque realmente acho que muitas das vezes desistimos de conquistar algo por ter fracassado uma vez, sei que para realizar um sonho, um objetivo deve-se ser perseverante, pois nada se ganha da noite para o dia, mas presumo eu que devemos ter um apoio maior, como dizem "um porto seguro", sei que muitos dirão que nesta vida você está sozinho e deve enfrentar as coisas da vida com unhas e dentes, mas falando sério gente, não seria muito melhor uma ajuda extra? Tipo um apoio não físico mais psicológico? Para mim é de tamanha importância esse tipo de apoio, ainda mais quando é familiar.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser interessante e a resenha ta mto bem feita, embora não seja mto de ler livros de auto-ajuda, esse dispertou uma certa curiosidade.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails