Resenha- Marido Perfeito Mora ao Lado- Felipe Pena

Livro: Marido Perfeito Mora ao Lado
Autor: Felipe Pena
Editora: Record
Ano: 2010
Resenha feita por: Dany Welch

Sinopse:

Em O marido perfeito mora ao lado, somos apresentados a uma mulher angustiada que busca a ajuda de uma terapeuta para salvar o casamento. Mas logo percebemos que a angústia é compartilhada por outros personagens, até mesmo pelos bem casados (ou principalmente por estes, como diz um deles). Então ocorre um crime. E os terapeutas farão o papel de investigadores. Quem é o culpado pela incomunicabilidade entre homens e mulheres? Uma questão que nem Freud foi capaz de resolver, embora passemos a vida atrás da resposta.


Marido Perfeito Mora ao lado é um romance policial que se passa no Rio de Janeiro, tem sua tensão focado no lado psicológico de cada faceta dos personagens, publicado esse ano,2010, por Felipe Pena, escritor e psicologo.
Escrito com maestria que lembra as obras de Nelson Rodrigues, Agatha Christie e Scherlock Holme, a narrativa é peculiar, a obra inicia com a visão de um casal sobre a mesma situação que culmina na inevitável DR (discussão de relacionamento), essa é a porta de entrada para um personagem peculiar, a clínica de psicologia da Universidade Anglicana, onde os principais fatos acontecem ou tem uma ligação direta com ela.

O livro narra a vida dos pacientes Olga e Carlinhos,que tem problemas de relacionamentos, estes são o o casal citado anteriormente, que passa pelo processo de triagem e começa a ser atendido por um dos estagiários. Nicole,Marcus, Raquel, Karen, Samantha  são os estagiários da clínica juntamente com a supervisora desse grupo de Jurema e seu marido, que é professor de psicologia comportamental, Bibiano, são alguns dos personagens que são focados na narrativa. Sem esquecer diretor da faculdade de psicologia Pastoriza, o personagem principal,o Delegado de Polícia Rogério e dos pais de Marcus, Arlindo e Etelvina.
Na primeira página Pena nos relata quem são os personagens e quais suas relações, por exemplo, Nicole é a estagiaria mais velha do grupo, está em sua segunda faculdade e é namorada de Marcus que por sua vez é ex-namorado de Raquel.Virgínia é amante do marido de sua supervisora Jurema, o professor Bibiano.
Com essa descrição na primeira página você pode pensar que conhece todo o enredo do livro,  comecei a deduzir isso, ledo engando. Logo nas primeiras páginas um crime acontece, um dos estagiários é sequestado, Pastoriza aciona a polícia para a resolução do caso,contudo esse se complica a cada página.  É apresentado cada personagem, suas personalidades e passado, nada de uma descrição superficial, lembre-se você está lendo uma obra de um psicologo especializado em literatura, as dicotomia do temperamentos, desejos e personalidades de cada um é explorada de forma brilhante dando peso a narrativa, eles levam os defeitos e qualidades que existem em cada um de nós, sendo que tal narrativa faz de todos suspeitos. Somos todos normais ou insanos? De forma brilhante o assunto é discutido no percorrer da história.

Como disse anteriormente a narrativa é peculiar porque a cada capítulo explora um lado da história por meio de um dos personagens, em muitos capítulos esses personagens se interagem de formas diversas e instigadoras, algumas vezes porque querem outras porque o destino quis ( isto é, melhor forma de criar conflito que o Pena desenvolveu).
Outros crimes acontecem, você tenta deduzi quem é o suspeito em todo o livro, mas Pena fez um excelente trabalho amarrando sua história de tal forma que você só saberá a santa trindade da investigação, motivo, oportunidade e arma no fim do livro e acabara chocado com as revelações.
Um fato curioso é que o outro romance de Pena, "O analfabeto que passou no vestibular"  é citado no livro como uma obra real dentro do universo


Em uma de suas entrevistas Felipe pena diz:

Quero fazer o leitor virar a página. Se você disser que não conseguiu largar o livro terá feito o melhor elogio que eu posso receber. Esse será meu maior prêmio.”

Trecho retirado do Noticias do Palavrarte

Seu desejo é realizado, o livro nós prende do começo ao fim, em cada página queremos descobrir o que irá acontecer na próxima cena, ficando frustado e mais curioso quando aquilo que você pensou que iria acontecer não ocorre. Em um primeiro momento você deve pensar que os crimes que acontece no livro é o principal conflito, contudo é a personalidade de cada personagem narrado, os seus conflitos internos e externos, suas neuroses, anseios, medos, ódios que dão o brilho a narrativa e o peso.
O livro além de ser um romance é uma forma de aprendizagem de teorias e ideias de grandes pensadores, desdes os filósofos, psicólogos e históricos descrito de forma leve e até uma cultura de massa retratada em sua crua verdade que nós levar a repensar nossos conceitos. Pena cita pensamentos e ideias famosa que se perfeitamente ao contexto da história, até o meu ódio contra terapia comportamental foi abrandada com a maestria que o autor a mostra. Ele passeia pelas doenças psicológica, pelos relacionamentos amorosos que é o fato mais importante, tendo em vista que os estagiários atendem a casais e que a relações interpessoais são exploradas de forma brilhante.O título tem uma sacada genial, onde o o texto complementa o título abrangendo o campo de visão sobre a história.
Um romance policial brasileiro de excelente qualidade, o autor diz em entrevista que levou um ano e meio para escrevê-lo e na minha opinião o seu tempo foi bem gasto, onde nada do que parece é ou as vezes não na visão que você tem naquele momento.

Espero que tenham gostado a dica, esse livro entrou no meu top 10 livros da minha vida. Estou seriamente pensando em não devolver ele para a Lilia, sabe acho que ele vai se perde na minha estante juntos com os policiais  =) , mas não conta para ela.

12 comentários:

  1. adoorei a resenha
    parece ser um bom livro
    bjo =*

    ResponderExcluir
  2. Já estava de olho nesse livro... foi bom saber que você o leu e gostou!
    Um bj,
    D.

    ResponderExcluir
  3. Parece bom e eu quero ler. Mas ñ esta na minha lista obrigatória.

    www.partesdeumdiario.blogspot.com

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Esse eu queto ler parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro parece ser demais
    A capa é tão coloridinha, lindona! Na próxima oportunidade vou ler esse livro :)

    ResponderExcluir
  6. Esse livro esta na minha listinha :D
    e agora fiquei mais afim de ler ainda, beijos.

    ResponderExcluir
  7. Tenho visto resenhas super bacanas sobre esse livro.
    Eu querooooo! rs

    ResponderExcluir
  8. Tô doida pra ler esse livro desde que fizemos uma matéria, lá onde estagio, com o Felipe - assim que lançou. *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  9. Hummm,me parece interessantíssimo!!!
    Eu quero!
    http://twitter.com/bebellarosa

    ResponderExcluir
  10. Eu to louca por esse livro, apesar de não ter a história q eu imaginava ao ler o título, parece ser muito interessante! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nossa deve ser muito legal, pois pela resenha que a propósito está linda fiquei com muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  12. O Felipe foi meu primeiro contato com o Desafio Nacional, mas não li esse livro ainda! Infelizmente!! Vai ser uma otima aquisição depois de ler essa resenha.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails