Especial:Invasão masculina- Artigo de Alex Basto

 Coluna: Os vampiros na literatura
Autor: Convidado especial do Leituras e Fofuras- Alex Bastos
Ano: 2010
Postada por: Dany Welch

Olá caros amigos e leitores, após meu computador morrer no fim de semana , perde varias resenhas e o video do correio >.< ), meu adoravél irmão transformou meu pc em um vampiro pois reviveu ele do mundo dos mortos. 


É com muito prazer, que eu Dany Welch apresento essa coluna especial feita pelo meu nerd-amigo querido Alex Basto, um texto interessante e bem construído e com uma pesquisa historica/literária bem feita sobre os Vampiros na literatura. Espero que gostem assim como gostei do artigo.







Alex Bastos é o idealizador da revista FantaZine. Estudante de Farmácia, apaixonado por livros, filmes e seriados dos mais variados estilos. Gosta de escrever e publica seus contos no blog Site:www.melancolicomundo.blogspot.com
Email: alexbastos@rocketmail.com







Coluna especial- Os Vampiros na Literatura



O poema de Heinrich August Ossenfelder, O Vampiro, escrito em 1748 é o primeiro registro literário de vampiros.
Em 1819 foi publicado o conto The Vampyre, por John Polidori o qual trazia Lord Ruthven, baseado na personalidade de Lord Byron. No conto Lord Ruthven tem que matar três noivas em vinte e quatro horas para poder ficar um ano na Terra, sem ser arrastado para o Inferno.
Já em 1872, o irlandês Sheridan Le Fanu lançava o livro In A Glass Darkly, do qual o conto mais conhecido é “Carmilla”. Nesta história Laura conta-nos os acontecimentos ao encontrar Carmilla, uma jovem de sua idade que Laura recorda ter visto doze anos antes. Depois disso, as duas começam uma amizade, com fortes insinuações lésbicas. E Carmilla, literalmente começa a se alimentar de Laura.
Varney, o vampiro - ou O Banquete Sangrento- do autor James Malcolm Rymer foi uma série de panfletos que foram publicados em forma de livro no ano de 1847.



  Apenas em 1897 surgiu o mais famoso vampiro que se tem notícia. Drácula, escrito por Bram Stocker.
Stocker usou como base para sua história a vida de Vlad III, O Impalador. No livro Jonathan Harker vai fechar negócios com o Conde Drácula no seu castelo. Quando Drácula finalmente chega em Londres, com seus caixões de terra ela vai atrás de Wilhelmina Murray, noiva de Jonathan. O professor Van Helsing é responsável por caçar Drácula, com seu conhecimento de ciência, ocultismo e superstições.



Eu sou a lenda, do autor Richard Matheson trouxe em 1954 um futuro apocalíptico no inimaginável ano de 1976. Nele o solitário Robert Neville vive cercado de vampiros...

A Hora do Vampiro do aclamado Stephen King foi escrito em 1975. O livro acompanha a chegada do escritor Bem Mears à pequena cidade de Jerusalem’s Lot e a praga que começa a assolar os seus moradores.


Em 1976 Anne Rice, em Entrevista com o Vampiro implantava uma filosofia que antes não era incorporada com os personagens imortais. E essa linha de escrita não se modificou com os livros seguintes; Seguiram O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados, A História do Ladrão de Corpos, Memnoch, O Vampiro Armand, Merrick, Sangue e Ouro e por aí vai...
Neles você verá o relacionamento de dois vampiros de personalidades opostas, Lestat e Louis.
Os críticos colocam a culpa da transformação literária vampírica tanto em Anne quanto em Chelsea Quinn Yarbro. Chealsea criou o que pode ser chamado de terror histórico com o lançamento do seu livro Hotel Transilvania, em 1978. Na sua série Saint-German, com mais de 30 títulos já lançados ela nos conta a história de Ragoczy Saint-German, um vampiro que acompanha o desenvolvimento da História da humanidade.


Depois das duas autoras os livros sobre vampiros viraram uma epidemia, de um lado leitores sedentos, de outra autores com idéias promissoras.



 Em 2000 o autor Darren Shan iniciou a série A Saga de Darren Shan, hoje a série já foi finalizada com 12 volumes, o primeiro deles é Circo dos Horrores. Nela o jovem Darren Shan se vê como um meio-vampiro.







  Em 2001 Charlaine Harris dava o pontapé inicial na série The Southern Vampire Mysteries com o lançamento de Morto até o Anoitecer. Nele somos apresentados à garçonete Sookie Stackhouse, ela mora na pequena cidade de Bon Temps e tem o dom de ler pensamentos. Recentemente foi desenvolvido um sangue sintético, que possibilita aos vampiros ‘saírem do caixão’. Não vamos esquecer que os mistérios não podem ser resolvidos logo de cara porque Sookie não consegue ler os pensamentos de Bill, o primeiro vampiro que aparece na sua cidade.


Em 2005 Elizabeth Kostova lançou o calhamaço O Historiador, reacendendo a história de Drácula. No livro uma jovem encontra na biblioteca do pai cartas destinadas “Ao meu caro e desventurado sucessor”.


  Também em 2005 a explosão de vampiros tomou conta das livrarias com a série da novata Stephenie Meyer. O livro Crepúsculo tornou-se um sucesso ‘chick lit’ vampiresco ao trazer a jovem Isabella Swann e seu vampiro resignado Edward Culler, um vampiro vegetariano que consegue ler pensamentos, menos é claro, os de Bella. A série seguiu com os volumes Lua Nova, Eclipse e Amanhecer.
A autora anunciou um livro único, com um fim alternativo para Isabella e Edward chamado Forever Down, que foi dado para sua irmã. E o livro Midnigth Sun, que não foi finalizado, nele podemos ler os 12 primeiros capítulos do livro Crepúsculo narrados pelo ponto de vista do vampiro Edward.


  De novo, em 2005, o escritor Scott Westerfeld lançou o livro Vampiros em Nova York – Os Primeiros Dias onde Cal Thompson é infectado por um parasita. Mas ele se torna apenas um portador do vírus. Ganha visão noturna, olfato aguçado, força e agilidade, mas fica livre de se tornar um peep - criatura terrível mais conhecida como vampiro. Em 2007 saiu a continuação, Vampiros em Nova York – Os Últimos Dias.





  Em 2007 Richelle Mead lançou o primeiro livro da série Academia de Vampiros. A personagem principal da série é Lissa Dragomir, uma princesa real de uma família de vampiros.





 
 Ainda em 2007 Phyllis Cast e Kristin Cast começaram a contar a história de Zoey, uma garota de 16 anos que será transformada em vampira e freqüentará a escola House of the Night. Os três primeiros livros foram lançados no Brasil pela editora Novo

Claro que tem muito mais, mas a matéria vai virar um rolo antigo da Bíblia...


Vampiros Made In Brazil

Provavelmente você imaginou que nesta parte eu iria digerir todos os livros de vampiros lançados no Brasil para depois você sair dando uma de intelectual comentando sobre todos eles com seus amigos. Errou.
Abaixo está a lista alfabética dos autores e as obras, espero que você tenha consideração com a ótima qualidade que cresce cada vez mais em nossas terras e compre alguns livros. Boa diversão!



André Vianco: Os Sete, Sétimo, Bento, Vampiro Rei I, Vampiro Rei II, O Turno da Noite I – Os Filhos de Sétimo, Turno da Noite II – Revelações, Turno da Noite III – O Livro de Jó.






  Giulia Moon: Vampiros nos espelhos e outros seres obscuros, Luar de Vampiros, A Dama-Morcega e Kaori- Perfume de vampira.








 Juliano Schiavo: O silêncio das mariposas






Martha Argel: O vampiro de cada um, Relações de Sangue, O vampiro da Mata Atlântica.










 
Nazarethe Fonseca: Kara e Kman, Alma e Sangue – O despertar do vampiro, Alma e Sangue – O Império dos vampiros.









Kizzy Ysatis:
Clube dos Imortais e Diário da Sibila Rubra











  Coletâneas: Amor Vampiro, Meu amor é um vampiro, Necrópole – Histórias de Vampiros, Território V e os fanzines Adorável Noite.






Depois deste breve e incompleto passeio pela vida e morte de vampiros em papel e tinta me despeço... Calma. Ninguém criou um filtro solar para vampiros?! Vou correr antes que mais alguém pense nisso!

***
Espero que tenha gostado desse tour sobre vampiros na literatura nacional e internacional. Essa nova coluninha irá acontecer toda vez que alguem tiver algo interessante para acrescentar.  Sigam o nerd fofo do Alex que conheci em uma discussão no twitter sobre a inexistência de nerd lindos hauhauaha 

Bites, Dany

4 comentários:

  1. Muito legal, os vampiros tomaram conta do mercado mesmo, mas para mim Anne Rice sempre será a rainha neste quesito...

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu to muuuuito visiada em vampiro vou colocar vários na minha lista,

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei amei o post *-*
    Vou dar uma visitinha no blog do Alex!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails