Conhecendo o autor - Enderson Rafael

Venho hoje apresentar pra vocês mais um maravilhoso autor. O simpático, Enderson Rafael. Autor do livro Todas as estrelas do céu. 




Enderson Rafael. Nascido em Florianópolis, Enderson Rafael tem 29 anos e é Comissário de Bordo.

Formado em Comunicação Social pela ESPM-Rio, lançou seu primeiro livro em 2006, “Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes”.

Em 2010 lança seu primeiro romance, ‘Todas as Estrelas do Céu’, escrito aos 19 anos.

Twitter do autor: @endersonrafael
Twitter do livro: @todasasestrelas
Site: Site
Skoob Skoob
Editora: 2AB
Onde Comprar: Aqui

Conhecendo o autor: Enderson Rafael
Campanha de incentivo aos autores brasileiros.


· Qual o seu nome completo, quantos anos você tem e onde você nasceu?
Enderson Rafael, 30 anos, Florianópolis.

· Qual a sua comida preferida?
Italiana, churrasco, sushi, mexicana... ih, tem tanta coisa.


· O que gosta de fazer nos tempos vagos?
Jogar Flight Simulator;-)

· Um fato engraçado que tenha acontecido contigo que possa compartilhar com todos os leitores.
Uma leitora comprou meu livro na Bienal e quando ofereci uma dedicatória ela não acreditou que eu era o autor!



· O que existe de mais importante na vida para você.
As pessoas que eu amo.

· Quando você descobriu essa sua veia de escritor e como isso aconteceu?
No colégio, escrevendo redações. Com o tempo, percebi que eu queria escrevê-las mesmo se não valessem nota!



· De onde veio à inspiração para escrever seus livros?
Vem do meu mundo, dos cenários que vejo, das pessoas e histórias que conheço. O escritor tem que enxergar o que todo mundo vê mas ninguém percebe, e transmití-lo de uma forma interessante e mágica.



· Você já tem algum outro livro esperando publicação?
Tenho, mais dois pelo menos. E já está vindo o terceiro. Mas o próximo da fila é o romance "Três Céus", que se passa na aviação e mostra os bastidores da vida de três tripulantes.



· Você sempre sonhou em ser um (a) escritor (a)? Fale um pouco da sua experiência como autor (a) e do processo de publicação.
Não tinha essa ambição clara pra mim, mas hoje desejo muito conseguir viver só disso um dia. Escrever pra mim é algo natural, que me dá muito orgulho e prazer. Publicar é um desafio imenso, convencer uma editora a investir milhares de reais num texto seu é algo desafiador, e depois que ela investe, mostrar a ela que valeu à pena, é ainda mais complicado. Mas o retorno dos leitores, sobre o que acaharam do livro, e todo o carinho que recebo, isso é gratificante, um trabalho bem feito é sempre gratificante.



· Você tem alguma outra atividade profissional além de escritor (a)? Como ela influencia no seu trabalho?
Sou redator publicitário de formação, e trabalhei anos com isso. Mas hoje sou comissário de voo. A mobilidade que tenho e o tempo livre - como folgas durante a semana ou períodos de descanso durante o dia - me dão vantagens enormes, tanto pra matéria prima da escrita como para o trabalho de publicação e divulgação do livro. Mas é uma profissão extenuante, e ter disposição pra sair do avião e trabalhar nos livros é algo que exige dedicação e disciplina.



· Como foi mergulhar no mundo dos livros e quais autores do estilo influenciaram?
Gosto muito de Saramago, Carl Sagan, Chico Buarque. Eles provavelmente me influenciam, mas em um nível que eu não percebo. Minha meta é sempre escrever algo que ninguém tenha escrito, e isso inclui me despir de influências conscientes. Dificilmente leio algum livro enquanto estou escrevendo outro. O mundo dos livros é fascinante, é um universo de meandros da alma humana, do melhor que podemos ser. Um misto de sentimento e conhecimento do qual tenho orgulho de fazer parte, e um caminho seguro e delicioso para a imortalidade. Depois que eu me for, meus livros ficarão.



· Você já tem algum livro previsto para ser lançado? Se sim, poderia adiantar algo sobre esse novo projeto? Teria alguma previsão de lançamento? Haverá noite, tarde de autógrafos?
Meu próximo livro é o "Três Céus", mas ele ainda não tem previsão de lançamento, mas apostaria no início de 2011. Participo do projeto Novas Letras, na Saraiva. Dia 1o de outubro estarei na Saraiva do Iguatemi, em Fortaleza, às 19h, e dia 2, também pelo grupo, na Saraiva do Pátio Paulista, 17h, em São Paulo. Todos estão convidados!



· Do que se tratam seus outros livros? Quais são seus próximos projetos? Fale um pouco sobre eles.
"Três céus" é um romance que mostrará os bastidores da aviação através das vidas de três tripulantes - um comissário, uma comissária e um comandante, que estão em momentos distintos da vida e da carreira. O final do livro, a exemplo de "Todas as estrelas do céu", é surpreendente, mas claro, é bem diferente, e bem mais longo também.



· Você pesquisou ou utilizou referências de outros livros, seriados ou filmes para compor o seu livro?
As referências utilizo muito nos meus livros de não-ficção, pois eles pedem muita pesquisa e fontes confiáveis e pertinentes. Mas nos meus livros de ficção, busca escrever o que ninguém escreveu antes, então, dificilmente há referências claras neles.



· Como foi o processo de criação do livro?
Geralmente você tem um insight. Aquela ideia do argumento do livro, sobre o que ele será, vem num relampejo, de algo que você viu, às vezes até de um sonho. Dali em diante, é trabalho. É sentar é escrever. Não tem dia ruim, é disciplina e trabalho. O texto flui.



· Conte um pouquinho da história do seu ultimo livro lançado para gente.
"Todas as estrelas do céu" conta a história de dois irmãos, Carol e Leandro, ele adotado, ela filha biológica de um casal de classe média. É uma família bem estruturada, normal, até que um belo dia, no auge da adolescência, os dois irmãos que sempre se deram muito bem, percebem que há algo mais no que sentem um pelo outro. A partir daí, uma série de conflitos, internos, depois entre eles, e por fim, com a família e sociedade, se desenrolam. A paixão de Carol e Lê é uma história de amor honesta, ágil, e que caminha para um final inesquecível.



· Como surgiu o título do livro e quando você começou a escrever a história já tinha um título estabelecido?
O "Todas" começou sem título definido. Os capítulos tinham nome de estrelas, mas o livro ainda não. Com alguma semanas de escrita, Carol faz um poema para Leandro entitulado "Todas as estrelas do céu". Gostei do título, e o adotei para o livro.



· Quanto tempo levou para você fazer esse livro?
Para escrever, foram cerca de 5 meses. Mas era meu primeiro livro, hoje faria mais rápido. Para publicar, aí foram dez anos até fechar com uma editora, e mais um mês e meio até o livro chegar às livrarias. Em menos de seis meses do lançamento da primeira edição deve sair a segunda. O livro está sendo um sucesso!



· Os personagens principais são inspirados em pessoas conhecidas ou partiu de um ideal criado por você?
Há ambos os casos. Tem muita gente interessante que conheço e cujas caracterísiticas, físicas e psicológicas, são adotadas em alguns personagens. Muitas vezes até tem muito de mim nos personagens também; isso funciona melhor do que inventar simplesmente, pelo menos pra mim.



· O livro tem uma boa aceitação entre os leitores. Como você se sente em relação a este sucesso?
É muito gostoso ver que um livro rejeitado por tanto tempo pelas editoras está encantando leitores em todo o país. É o tipo de resposta que eu preciso para saber que estou no caminho certo para escrever mais e melhor. O "Todas" só foi publicado graças à reação dos leitores que receberam algumas das 300 cópias gratuitas do manuscrito, e ele só chegará com toda a força que merce às livrarias se os leitores pedirem e procurarem pelo livro. O mercado editorial pertence ao público, não a nós, autores, editores e livreiros.



· Poderia dar algumas dicas para os jovens que estão ingressando no meio literário?
Perseverança e profissionalismo. Aprendam a escrever bem, coisas que tenham boas perspectivas comerciais - livro é negócio pras editoras e livrarias, precisa dar lucro - e apresentem as obras de maneira profissional, com qualidade, para as editoras. O mercado brasileiro é pequeno e exigente. Faça por onde, e não desista fácil.



· Qual sua dica para quem quer seguir a carreira de escritor?
Trabalho, trabalho e trabalho. E ainda assim, não é garantido.



· Em sua opinião, qual é a importância da literatura na vida das pessoas?
A literatura nos faz mais inteligentes, mais cultos, mais preparados para atos que vão de votar nas eleições a conversar na mesa do café da manhã. As pessoas ficam mais preparadas para tudo, entendem melhor suas crenças, suas oportunidades, seu valor. Nossa existência aqui é curta, e por mais que a ignorância traga um tipo de felicidade, a inquietação do conhecimento traz a liberdade. Só quem pensa profundamente nas questões que o cerca e tem poder de decisão sobre elas, é livre. Duas coisas que o país não precisa é de gente que só cumpra ordens e de subversivos gratuitos. A literatura ajuda a equalizar as coisas.



· Muitos blogs estão divulgando obras nacionais através de resenhas, campanhas, entrevistas e sorteios. O que você acha desta iniciativa?
Acho essencial para que os autores nacionais consigam, em breve, romper a barreira das livrarias e editoras. A blogsfera literária é a vanguarda do mercado editorial no país, dita e antecede as tendências. É absurda a penetração de obras estrangeiras no Brasil. Na verdade, ela chega a ser sufocante ao ponto de poucos escritores brasileiros conseguirem se sustentar, enquanto os escritores estrangeiros escrevem cada vez mais e melhor, por poderem se dedicar só a isso.



· O que você acha das campanhas em prol dos autores brasileiros?
Acho válidas e importantes, mas temos que sair da internet e chegar às livrarias. O grande público leitor compra pela lista dos mais vendidos e não lê blogs literários, infelizmente.



· Por que você acha que existe este preconceito com os livros de autores nacionais?
É uma questão histórica, talvez, colonialista, de achar que tudo que vem da metrópole é melhor. Mas assim como a múscia rompeu isso há decádas, e o cinema vem rompendo aos poucos, na literatura estamos entrando numa nova fase. Acho que temos um mercado editorial à beira de uma revolução, com as mídias digitais e com a literatura brasileira contemporânea, e muito em breve, grandes mudanças acontecerão, movidas pelo público. O apoio dos blogs à literatura nacional é a ponta do iceberg.



· Qual foi seu primeiro livro?
"Todas as estrelas do céu" foi o primeiro escrito, em 1999, mas o primeiro publicado foi "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes", pela Editora Novas Ideias, em 2006.



· Há rumores que o mercado está estafado com o tema “vampiros”. É um tema que fascinou e virou febre entre os jovens. Em sua opinião, isso ajuda ou atrapalha na divulgação de livros com outros temas?
Pois então, dizem que agora a moda são os anjos. Eu, que sempre escrevo sobre temas distintos das modinhas, acho que isso mostra uma imaturidade de leitores, editores e autores. Mas essa é minha opinião, nem todo mundo pensa assim. Sempre falou-se de vampiros, sempre falou-se de anjos, bruxos, e todo o tipo de coisa. Mas o cerne da questão é que estes livros, de "Harry Potter" a "Crepúsculo", de "Fallen" a "Hush Hush", só fizeram sucesso por causa das relações interpessoais que contém, e não pelo sobrenatural ou pela magia. O sucesso de "A Batalha do Apocalipse", que mistura mitologia grega com História, e dos livros de Nicholas Sparks, são uma luz no fim do túnel das modinhas.



· Agora algumas perguntinhas rapidinhas para o leitor te conhecer melhor:



a) Um livro: "Bilhões e Bilhões"("Billions and Billions", Carl Sagan)
b) Um (a) autor (a): José Saramago
c) Uma música: "Luíza", Tom Jobim
d) Um (a) cantor (a) /banda: Los Hermanos/Coldplay
e) Um filme: "Simplesmente Amor" ("Love Actually")
f) Um (a) ator/atriz: Ricardo Darín/Susan Sarandom
g) Uma pessoa: meu pai, sempre
h) Uma frase: "A superstição é mais injuriosa a Deus que o ateísmo" Denis Diderot
i) Um momento marcante: todos os muito felizes ou muito tristes.



· Poderia deixar alguma mensagem aos leitores do blog? Seus contatos e onde comprar seu livro?
Obrigado a todos que se interessam pelo que escrevo, pois é pra vocês, e pra mais ninguém, que escrevo.



Aqui, neste link, há alguns dos lugares onde meus livros estão à venda, muitas vezes em ótimas promoções: www.todasasestrelasdoceu.com.br e clique em "Onde Comprar". Nas grandes livrarias vocês também encontram o "Todas as estrelas do céu" e "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes".



· Deseja encerrar a entrevista com mais algum comentário?
Obrigado a vocês do blog pela atenção e pelo apoio! Espero vocês nos eventos do "Todas" e do Novas Letras pelo Brasil!


Quero agradecer ao Enderson Rafael pela gentileza de conceder esta entrevista ao Blog Leituras & Fofuras. Além de ser um autor de talento, é uma pessoa atenciosa e simpática.



Galera, dêem mais oportunidades aos autores brasileiros. Leiam, conheçam, divulguem, tem muita gente boa e que atende a todo tipo de público.



Aproveito também para agradecer o carinho dos leitores que estão sempre no Blog.
Essa entrevista é pra vocês!


15 comentários:

  1. Adorei a entrevista.
    O Enderson para mim é um exemplo de perseverança e talento. (e simpatia, claro) rs
    Adorei o "Todas" e acredito que seu sucesso está apenas começando.
    Tenho certeza que Ende e seus romances voarão bem alto deixando uma bela e permanente marca em nossa literatura nacional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Legal é sempre bom conhecer novos autores!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Pelo que acompanho em blogs e pelo twitter, o Enderson parece ser uma super pessoa, muito querido e especial. Estou morrendo de vontade de ler o Todas, mas tenho que conter as despesas no momento. Está na lista, a hora dele vai chegar! hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista! Dia 10 aqui em Brasília vai ter um evento em que ele e a Fernanda França vão estar! Não vejo a hora de conhecê-los!
    O Enderson sempre faz twitcam e tal, parece ser uma pessoa muuito legal! :))
    Beijão!
    Gabi, A Bookaholic World

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lilia! Cara, essa foi a maior entrevista que já respondi:-) Gostei muito, mto completa! Obrigado a vc pelo espaço, pelo carinho, e à galera que está lendo e comentando:-) Beijo enorme pra todos!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista.
    Estou lendo o 'Todas', comecei tem 30 minutos... Espero gostar mesmo da história. :)

    MUITO sucesso ao Enderson! \o/

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  7. Ameeeeei a entrevista!
    Já li o "Todas" e é um livro maravilhoso. Quase me fez chorar no final. E para uma pessoa que não chora, esse quase é muito!
    Além disso, o Ende é um amor de pessoa. Já tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente no Novas Letras do mês passado, e, se Deus quiser, verei-o de novo este mês no Pátio Paulista! Eeeeee! \o/

    Muito sucesso a ele a todos os escritores brasileiros! \o/

    Beeeijos
    Vivi
    The Bookaholic Princess

    ResponderExcluir
  8. O Enderson parece ser muito gente boa!
    Eu já to há um tempo louca pra ler Todas as Estrelas do Céu, já que achei o tema, a história e tudo o mais, bastante interessante.
    Morri de rir com a garota que achou que ele não fosse o escritor e achei super legal ele dizer que se inspira no que há ao seu redor.
    Eu escrevo assim também. Aí cresce aquela esperança de que, se ele conseguiu, eu vou conseguir também. Tanta gente consegue, né?
    E meu orgulho de adoradora de escritores nacionais vai crescendo

    ResponderExcluir
  9. Nossa que legal, eu não sabia que ele era comissáriod e bordo!
    O livro dele está sendo super falado. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  10. O Enderson parece ser muito gente boa. Já tinha ouvido sobre o livro dele e estoulouca pra ler Todas as Estrelas do Céu. ótima entrevista.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a entrevista! Acho que todos os brasileiros deveriam prestigiar mais nossos autores.
    Putz sempre sonhei ser comissária de bordo kkkkkk pena q~ue a minha altura não ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  12. Li algumas resenhas de Todas as Estrelas do Céu, e ja estava me interessando em comprar, com a entrevista me deu mais vontade ainda.

    Ótima entrevista.

    ResponderExcluir
  13. adorei a entrevista
    ele é um fofo neah
    eu ja assisti uma Twitcam com ele
    o livro dele é MUITO bom *-*
    bjokas flor

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana essas entrevistas! =)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails