Sinopse: Num e-mail enviado por engano,
começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi
Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento,
responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi
Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de
revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de
boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração
mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a
curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares
numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis
impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um
encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o
marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem
um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à
transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova
vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um
relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia
de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob
roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.
Olá a todos! Olha eu aqui de volta, desculpem a demora
no retorno mas é que, como a protagonista do livro @mor, a maravilhosa Emmi,
estive bastante enrolada... Mas o mais importante é que cá estou!
Eu li a sinopse da obra do Daniel Glattauer
e de cara fiquei super curiosa. Quando comecei a leitura, e vi que toda a
narrativa do livro consistia em troca de emails, me encantei mais ainda... É um
tema tão atual, e o Daniel escreve de forma tão criativa, bem humorada,
sarcástica, inteligente... É viciante, você só quer largar o livro depois de
descobrir como acaba essa aventura. Eu li em três horas!!! São somente duzentas
páginas, e você fica tipo: O quê? Acabou? É só isso? Eu quero mais da Emmi e do
Leo! Mas vale muito a pena, você só deseja mais do que é perfeito, certo?!
Como explica a sinopse, tudo começa com um
email da Emmi enviado por engano para o Leo... Mas só depois de outro email, é
que se inicia a “relação”...
Nove meses depois
Sem assunto
Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
É o que lhe deseja Emmi Rothner
Dois minutos depois
Fw:
Cara Emmi Rothner, nós mal nos conhecemos ou não nos
conhecemos absolutamente. Contudo, agradeço pelo seu afetuoso e muitíssimo
original e-mail coletivo! É preciso que a senhora saiba: eu amo e-mails
coletivos, enviados a um coletivo ao qual eu não pertenço.
Sds, Leo Leike
E assim, por meio de respostas sarcásticas e muito bom
humor (e algumas vezes a falta dele) eles iniciam essa “relação virtual”. Leo
está se recuperando do término de uma relação... e Emmi é uma mulher casada,
não somente casada, muito bem casada, relação sólida, dois filhos... Enfim,
eles criam uma espécie de “amizade” onde eles falam sobre tudo e sobre nada, no
decorrer do livro é que vão saber coisas pessoais um do outro, a princípio só sabem
em que cada um trabalha, sobre suas vidas profissionais, nada a mais... O que é
interessante e do meu ponto de vista, incrível, é que o autor nos revela isso
possível, somos tão carentes que nós podemos falar com o outro e sobre o outro
sem precisar falar exatamente nada significativo ou realmente falar...
Três dias mais tarde
Assunto: Falta algo Caro Leo, quando
você fica três dias sem me escrever, duas coisas me ocorrem: 1) Sinto saudades.
2) Falta-me algo. Ambas não são nada agradáveis. Faça algo a respeito!
Emmi
O livro fala basicamente de “relações”, virtuais,
reais, namoros, casamentos, amizades... e gira em torno do tal encontro, o
grande dia, eles vão realmente se encontrar?!
No dia seguinte
Assunto: Encontro
E aí, Leo, vamos
nos encontrar? Tenho todo o tempo do mundo. Bernhard foi passear com as
crianças por uma semana. Estou sozinha.
Cinco horas e meia
depois
Re: Ei, Leo, o gato
comeu sua língua?
Cinco minutos
depois
Fw: Não, Emmi. Estou
pensando sobre o assunto.
Dez minutos depois
Re: Isso não pode
significar nada que preste. Eu sei exatamente sobre o que você está pensando.
Leo, por favor, vamos nos encontrar! Não vamos perder o que pode ser talvez a
última oportunidade razoável pra isso. O que você arrisca com isso? O que você
tem a perder?
Dois minutos depois
Fw: 1) Você. 2) A mim.
3) A nós.
E todos os “diálogos” acontecem de maneira bastante
“intensa” no decorrer de todo o livro, isso é natural, pois são trocas de
emails, e quem nunca ouviu a velha frase: escrevo melhor do que falo. Ou, sou
melhor com palavras escritas... E por aí vai! Isso acontece, pois por meio da
escrita há raramente pudores, somos mais livres, menos puritanos, mais
invasivos e corajosos, afinal, estamos atrás do papel ou do muito comum hoje em
dia: computador e seus afins...
Estou bebendo a
nós. Já estou um pouco bêbado. Mas não muito. E agora é a sua vez de novo,
escreva pra mim, Emmi. Escrever é como beijar, só que sem os lábios. Escrever é
beijar com a cabeça. Emmi, Emmi, Emmi.
Fiquei encantada como o Daniel consegue abordar de
forma sucinta as relações humanas, como o ser humano hoje vivencia isso, como
ele se relaciona de forma informal e distante com o outro, como revela suas
carências, como consegue se conectar com o desconhecido... Em tempos que a vida
virtual virou “modinha”, que a rede social no celular é mais importante que o
bate papo real que está rolando na mesa do bar...
O que é mais interessante, é que o autor nos diz: Sim!
Isso é sim possível! Apaixonar-se pelo desconhecido...! A tensão sexual é
gritante e salta nas páginas do livro... Você sente, espera, se frustra, torce
juntamente com eles...
Emmi, eu preciso
saber como é o seu cheiro. Eu tenho a sua voz em meus ouvidos, agora eu preciso
de seu cheiro em minhas narinas. Sério, Emmi: venha até aqui. Eu pago o táxi.
Não, você não quer que eu faça isso. Tanto faz, alguém vai pagar o táxi.
Hochleitnergasse 17, apartamento 15. Venha até aqui! Ou eu devo ir até aí? Eu
também vou aí! Só quero sentir seu cheiro. Só beijá-la. Sem sexo.
É uma “relação”
complexa, na verdade, fisicamente inexistente, só existe no lugar mais
importante do ser humano, a mente! É uma loucura de emoções...
Eu de repente tenho
novamente vontade de conhecer uma mulher de uma maneira podre de conservadora:
primeiramente eu a vejo, daí ouço a sua voz, então sinto seu cheiro, depois
talvez eu a beije. E em algum momento posteriormente eu por caso escrevo um
e-mail para ela. O caminho inverso, que nós trilhamos, foi e é incrivelmente
excitante, mas não leva a lugar algum. Preciso tirar um bloqueio da minha
cabeça. Durante meses eu vi Emmi em cada mulher bonita que passou por mim na
rua. Mas nenhuma delas podia se equiparar à verdadeira, nenhuma podia competir
com ela, pois a verdadeira eu tinha longe de qualquer lugar público, isolada da
sociedade, separada, somente pra mim, no computador.
É o tipo de
história que não posso dar mais detalhes com a certeza de que darei spoilers...
Então, leiam! Garanto que não irão se arrepender... É muito bem escrito, com as
nuances certas e essenciais em qualquer leitura...
Quatro minutos
depois
Re: Mas Leo, isso é
arriscado. Eu não faço ideia se vou gostar do jeito que você beija. Como você
beija? Mais pra firme ou suavemente, mais pra seco ou molhado? Como são seus
dentes, afiados ou achatados? Quão agressiva e ágil é a sua língua? Ela parece
um plástico duro ou uma espuma? Ao beijar, você deixa seus olhos abertos ou
fechados? (Ok, isso pouco importa no caso da degustação no escuro.) O que você
faz com suas mãos? Você me toca? Onde? Com quanta força? Você fica bem calmo ou
respira alto e faz sons com a boca? Então, Leo, me diga: como você beija?
Três minutos depois
Fw: Eu beijo do mesmo
jeito que escrevo.
Bem, é isso, eu amo
esse livro, pois foi uma grata surpresa, ele é inteligente, de leitura fácil e
leve, como eu costumo dizer, não é uma leitura obrigatória, mas satisfatória!
Ah! Ele tem
continuação, que é muito importante para o desfecho de @amor, o segundo livro é
“Emmi e Leo – A sétima ond@” Em breve tem resenha dele também por aqui...
Então até breve!
Beijo, beijo,