Resenha: Uma Chama Entre As Cinzas de Sabaa Tahir

Título: Uma Chama Entre As Cinzas
Série: Uma Chama Entre As Cinzas # 1
Autora: Sabaa Tahir
Editora: Verus
Gênero: Fantasia, Young Adult, Distopia, Romance
ISBN: 9788576863502
Ano: 2015
Páginas: 432
Compare preços
Classificação: 5 de 5
  
Sinopse: Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.

Sabe aquele livro que lhe tira o fôlego e você acha que vai acontecer uma coisa, mas acontece outra e você se surpreende?

"Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar." 

Laia é uma menina que vive com os avós e o irmão e que fará de tudo para salvar aquele que ama. Sua maior qualidade é a determinação e ela se torna escrava e sofre diversos castigos para salvar a única pessoa que lhe restou. Elias é um soldado, moldado para ser um guerreiro e para não se importar com nada. Seu sonho é ser livre, mas uma vez que você é escolhido para ser um Máscara, seu destino está selado, ou aceita ou morre. A maior qualidade dele é a coragem.

"Você é cheia, Laia. Cheia de vida e sombras e força e espírito. Você está em nossos sonhos. Você vai queimar, pois é uma chama entre as cinzas. Esse é o seu destino. Ser espiã da Resistência é o que menos importa em você. Isso não é nada."

Quando os adivinhos afirmam que a linhagem do atual Imperador está se encerrando e as Eliminatórias para coroar um novo Imperador será disputada entre 4 estudantes Máscaras, Elias terá que fazer uma escolha que mudará sua vida. Enquanto isso, Laia se junta aos rebeldes para resgatar o irmão e ela vai sofrer as consequências que o plano criado por eles vai lhe custar.

Os personagens secundários são uma coisa a parte. Helene, melhor amiga de Elias, tem bastante destaque, é forte e bem leal ao Império. Muitas coisas nela eu não gostei, mas outras já me agradaram. Temos Izzi, uma das escravas da comandante, que tem uma história triste e acaba se tornando amiga de Laia. Temos alguns dos rebeldes que também se destacam, como Keenan, mas que não foi muito explorado.

"Uma esperança tão tola pensar que, apesar de ter sido criado para a violência, eu poderia um dia me livrar dela"

A narração é em primeira pessoa, alternando entre os pontos de vista de Laia e Elias. Tem ação do início ao fim e quanto mais lemos, mais queremos ler, é instigante, é sofredor, é triste, é violento, épico, visceral, cruel e ficamos torcendo pelo bem estar dos personagens, que sofrem bastante ao longo da trama.

"A vida é feita de vários momentos insignificante. Então um dia, aquele único momento aparece pra definir cada segundo do futuro. Tais momentos são testes de coragem, de força." 

O livro é envolto de fantasia, mistério, surpresas e parece uma mistura de Jogos Vorazes com Guerra dos Tronos num ótimo sentido. E eu que odeio comparar sagas, admito que não quero comparar, mas que tem um toque das duas sagas misturado aos elementos que citei, isso tem. E isso não é uma coisa negativa, pelo contrário, ter esses elementos e essa semelhança com alguns pontos dessas sagas é algo que engrandeceu muito a história. Não importa se você não gosta nem de uma nem de outra saga que citei, esse é um livro a parte e mesmo usando alguns elementos parecidos, é original de sua maneira. E vale muitooooo a pena ser lido. Recomendo para todos os tipos de leitores!

Minha única crítica é com um romance, que é bem pouco explorado, mas que achei sem sentido acontecer. Mas independente disso a leitura se tornou favorita e 5 estrelas.

Levem em conta que eu tive uma dificuldade enorme pra conseguir falar qualquer coisa sobre esse livro e como podem ver acima, ainda tenho problemas para falar sobre ele, mas eu não pude deixar de falar porque esse é um livro que deve ser lido e espero ansiosa o próximo capítulo dessa série.  



5 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Passando aqui novamente depois de um tempinho. Esse livro está na lista de futuras leituras desse ano pelo tanto de comentários positivos que recebi sobre ele. Minhas amigas leram e adoraram, elegendo a história como uma das melhores do ano passado. A premissa é instigante e diferente de tudo que já li. Uma pena que o romance tenha ficado sem sentido na obra, mas é um livro que sinto que vou gostar da narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. uma ótima resenha
    quando eu li 'O livro é envolto de fantasia, mistério, surpresas e parece uma mistura de Jogos Vorazes com Guerra dos Tronos num ótimo sentido' eu quase pirei aqui kkkkkkkkkk
    vcs fazem um ótimo trabalho aqui
    "Você é uma chama entre as cinzas, Elias Veturius. Você vai brilhar e queimar, devastar e destruir. Você não pode mudar isso. Não pode parar." foi pro status do whats já que meu status é só assim kkk
    o ultimo foi uma frase de TMI

    ResponderExcluir
  3. Voce falou que teve dificuldade pra falar qualquer coisa desse livro mas penso o contrario,vc fez um ótimo trabalho
    E o livro deve ser lindo,estou doidaaaaaaaaaaaaaaaaaaa pra ler ele por inteiro

    ResponderExcluir
  4. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito fantasia e romance, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece mesmo ser excelente.

    ResponderExcluir
  5. Recebi esse livro essa semana e estou querendo muito ler, mas tenho alguns que estão na espera já faz algum tempo. Gostei muito da sua resenha e digo que adoro livro de fantasia e que se mistura com sagas então, dá uma ótima leitura.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails