Resenha: #Falsiane de Lucky Sykes & Jo Piazza

Título: #Falsiane
Autores(as): Lucky Sykes & Jo Piazza
Gênero: Chick-lit, Moda
Editora: Harper Collins Brasil
Páginas: 336
Ano: 2015
Compare preços
Classificação: 5 de 5

Sinopse: O que fazer quando a geração mais nova — mais descolada, mais ambiciosa, mais antenada — está de olho no seu cargo? É o que Imogen Tate, editora de uma grande revista de moda nova iorquina, está prestes a enfrentar. Após uma licença médica de seis meses, ela está de volta à redação, mas as coisas estão bem diferentes... Sua assistente de vinte e poucos anos aproveitou sua ausência para tentar derrubá-la do seu pedestal, roubar seu emprego e transformar a famosa Glossy em um aplicativo de celular! Avessa às tecnologias e sem sequer saber usar direito um iPhone, Imogen vai ter que correr atrás do prejuízo para desbravar o mundo virtual e provar que a experiência ainda vale muito — custe o que custar.

Imagine que seu trabalho, aquilo que você conhece e sabe que faz bem, esteja mudando vertiginosamente. De repente as coisas já não são do mesmo jeito e você não entende como isso foi acontecer. Você agora está se tornando ultrapassada e se não correr logo ficará para trás.

Só que é difícil, esse mundo novo que não estava ali alguns meses atrás. É assim que se sente Imogen Tate, editora chefe de uma das mais bem conceituadas revistas de moda do país, a Glossy. Após retornar a seu posto ao fim de uma licença por motivo de doença, ela se depara com sua amada revista às vésperas de se tornar Glossy.com. Afinal, as coisas estão mudando, tudo agora é digital, é preciso se adequar, não é mesmo? Desnorteada, Imogen vê seu mundo desmoronar aos poucos sob o olhar condescendente da encarregada por todas essas mudanças, Eve. Eve é o pesadelo de qualquer funcionário, sobretudo o da desinformada Imogen. Enérgica, fria,  cheia de métodos bastante questionáveis e jovem, principalmente jovem. O mais importante, muito antenada na tecnologia que seria capaz de elevar a Glossy a novos patamares. E a ela própria também, é claro.

“Ela estivera certa desde o começo. Eve não estava só cuidando do site.”

Enquanto defende com unhas e dentes o antigo cargo, Imogem terá que aprender sobre redes sociais, tráfico de visitas em um site, como não pagar mico no Twitter e muitas outras coisas, além de como ter sua vida de volta nessa selva de selffies, curtidas e seguidores.

“Imogen se sentia enganada como uma esposa cujo marido estivesse tendo um caso bem embaixo de seu nariz e que a levasse para jantar e a chamasse de sua protegida. Como era possível ela não ter sabido que tudo aquilo estava acontecendo com sua revista?”

Falsiane me ganhou pela sinopse. Sempre fui um tanto quanto atraída por chick-lits de moda e, nesse caso, essa premissa curiosa envolvendo redes sociais só serviu para aumentar a minha curiosidade. A escrita é em terceira pessoa, sucinta na medida certa. O ritmo é viciante, extremamente envolvente. Passei a madrugada toda lendo, sem nem perceber.

“@GlossyImogen: Oi, Twitty!
Estou aqui Tuitando.”

A história tem muitas partes engraçadas, mas também sabe ser tocante. A confusão de Imogen ao se ver tão perdida, praticamente traída por Eve, uma ex-assistente. Sua inocência muitas vezes, ela tentando se enturmar. Os sentimentos aflorados não deixaram de me comover e me fazer pensar em várias coisas. Algumas vezes as autoras dão uma leve exagerada nas situações, o que só acaba servindo como ponto positivo no todo. Inclusive, senti uma certa paródia de alguns métodos mais modernos de algumas empresas, também. Me surpreendi com alguns personagens secundários bem especiais, como Ashley assistente de Imogen e Annabel, sua filhinha. O toque humano na trama ficou muito bem construído.

Apesar das minhas ressalvas gritantes quanto a esse título, que no final se encaixa mesmo na trama, Falsiane tem tudo o que se procura em um bom chick-lit, e mais. Cenas hilárias, personagens meio malucas e uma certa reflexão sob a superfície. É leve, mas nem tanto, viciante e dinâmico. Recomendo muito para quem gosta do gênero, simplesmente impossível largar. Ficou gostinho de quero mais. Lamento por esse livro não estar sendo tão divulgado por aí, com certeza ele garante boas horas de diversão, sem contar um passeio maravilhoso para o mundo das revistas de moda de Nova York. Uma recomendação dupla para os fãs de O diabo veste Prada. Imogen é alguém tentando se adaptar as mudanças inevitáveis trazidas pela tecnologia, assim como, em menor escala,  todos nós.

18 comentários:

  1. oiee.
    um livro interessante, chick-lit que conta a história no mundo da moda tende a ser bom. E curti o fato da Imogen aprender a lidar com o mundo virtual ♥ me pareceu ótimo.
    E claro tem o título que só lendo para saber porque..

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii Aninha!

    Estou numa fase em que chick-lits estão fazendo a minha cabeça... Não conhecia esselivro, mas pela sua resenha, já fiquei louca para ler! Parabéns pelo blog, está lindo!

    Nathalia Moraes
    http://dentro-das-paginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É oficial, acho que ninguém gostou desse título. De onde a editora tirou esse #Falsiane? Se não fosse pelas resenhas eu nunca nem teria lido a sinopse dele.

    Bjs e parabéns pela resenha.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi.. Parabéns pela resenha, o livro pareceu super legal... Eu não o leria se visse apenas o titulo :/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro... e confesso que, pelo título, não compraria... mas mudei minha opinião após a leitura de sua resenha. O livro parece ótimo e já está em minha lista de leituras!
    Bjs

    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá linda,

    Vi esse livro num informativo de uma livraria nacional e fiquei intrigada com o título e agora sei do que se trata e combina bem com o enredo.

    Toda pessoa que não se adapta ao mundo tecnológico vai ficar para trás sem dó e nem piedade. Todo mundo tem que se adequar a nova realidade e como meu professor diz:" Só os melhores vivem nessa sociedade selvagem e competitiva."

    Beijos e amei sua resenha.
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Aninha, sua linda, tudo bem
    Eu gostei muito do filme O Diabo Veste Prada, se ele livro lembra um pouco o estilo do filme, acho que vale a pena fazer a leitura dele. Entretanto, pelo enredo, não o faria de imediato. Mas a dica fica anotada para ler no futuro. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Achei um pouquinho bizarro o título do livro né? kkkk "Falsiane", sério? Mas não culpemos pela tradução, a história parece boa, e até crítica. Ótima resenha.
    Abraços,
    http://chubbleeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oii
    Eu imaginava o livro bem diferente! #surpresa
    Eu não leio muito chick-lits, mas é uma coisa que quero mudar. Quem sabe uma dia leio essa história. Me pareceu bem legal!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Bem que dizem que quem vê cara não vê coração, esse título é bem engraçado e não sei se olharia duas vezes pra ele, mas sendo chick lit um gênero que adoro e pela sua resenha fiquei interessada e leria sim pra conhecer as Falsianes. haha

    Beijos.
    www.escritacolorida.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Aninha, essa é a segunda resenha super positiva que vejo desse livro só hoje e devo admitir que estou super curiosa para ler e conhecer mais dessa trama que parece muito divertida!

    Beijos

    www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  12. Que ex-assistente mais traíra, credo... se não estivesse mal intencionada com certeza ia ter situado a Imogen e ela não se sentiria tão perdida. Não é muito meu estilo de livro, mas a questão da parte humana ter sido tão bem construída acabou chamando a minha atenção, leria se tivesse oportunidade.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Que resenha legal! Adorei! Eu adoro chick lits, mas não me senti atraída por esse, não sei bem o porquê. Leria, sem sombras de dúvida, mas não no momento.
    Seu blog é maravilhoso! Já estou seguindo ;)

    ResponderExcluir
  14. Oie
    muito legal sua resenha mas o título do livro não chamou minha atenção, mesmo assim bela dica para quem curte o gênero

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ana
    Eu também acho super estranho esse título, mas, se ele faz sentido, tudo bem. Menos mal kkkk
    Adoro 'O Diabo veste Prada', mas esse livro não me chamou a atenção. Mas, que bom que ele te entreteu por horas a fio.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All Pop Stuff

    ResponderExcluir
  16. Se falar que é chick lit eu já fico feliz, adoro esse gênero e me divirto muito com essas leituras leves, e falar do mundo digital é um assunto tão atual que com certeza vou me identificar com a Imogen, afinal ela também está cercada pelo que entendi na resenha de "falsianes", rsrs, como em qualquer empresa né! Amei a resenha, é realmente uma pena que ele não esteja sendo tão divulgado, mas valeu a dica, já quero ler! Bjão! :)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Aninha!
    Não gosto muito desse tipo de leitura. Pelo menos não por enquanto, por isso não leria. Mas adorei sua resenha e o título do livro chamou atenção.

    Celly
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá :D
    Não curto muito esse gênero e por enquanto não leria esse livro. E esse título ein? Falsiane? hsuahsu êê
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails