Resenha: Todos os Nossos Ontens de Cristin Terrill

Título: Todos os Nossos Ontens
Autora: Cristin Terrill
Editora: Novo Conceito
Gênero: Distopia, Romance, Viagem no Tempo, Young Adult
Ano: 2015
Páginas: 352
Classificação: 4 de 5
Sinopse: O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo? Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse? Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem? Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo...

Em Todos os Nossos Ontens temos duas histórias paralelas. Primeiro conhecemos nossa primeira narradora, Em. Sua história se passa no presente, onde ela e seu amigo Finn estão presos e são torturados pelo “doutor”, que está atrás de alguns documentos importantes que aparentemente ela sabe onde está. Sua jornada realmente começa quando eles conseguem escapar e voltam no tempo numa missão suicida (e não é a primeira vez que eles fazem isso). Do outro lado, somos levados a 4 anos atrás e conhecemos Marina, ela é a narradora da vez e vive uma vida boa, é rica, um pouco mimada e completamente apaixonada pelo melhor amigo James. Sua vida começa a mudar quando algo inesperado acontece na vida de James e ela fará de tudo para ajuda-lo. Em algum momento, os caminhos de nossos personagens se cruzam e é aí que as coisas se complicam e ficam interessantes.

"O tempo está vindo nos pegar, está vindo depressa."

No futuro onde o enredo se passa, uma mente brilhante criou uma máquina do tempo com o intuito de ajudar e melhorar o mundo, mas o que foi criado para ajudar acaba se tornando uma perigosa arma na mão daquele que o criou e foi transformado pelo poder. Em e Finn vão lutar contra o tempo e fazer de tudo para que a máquina não seja construída.

Apesar de vários livros do gênero lançados hoje em dia, essa obra é incrível, eletrizante e inovadora. Ao longo da leitura somos surpreendidos mais de uma vez e não só os personagens, mas a história foi muito bem construída e trabalhada. A escrita de Cristin Terrill é clara, tem um pouco de detalhes, mas na medida certa.

Ele é narrado em primeira pessoa por Em e Mariana e os capítulos se alternam entre seus pontos de vista. E não demora a encontramos ação e para as histórias se mesclarem. Verdades vão surgindo e o desenvolvimento dos personagens é notável. Um livro cheio de reviravoltas e mistério! Um ponto super positivo é que é livro único, ou seja, nada de esperar eternamente pela continuação. 

Todos os Nossos Ontens é o tipo de livro que não queremos largar, porque sempre tem alguma revelação interessante e tudo o que queremos saber é como a história vai seguir, o que vai acontecer dali pra frente e o livro te prende de uma forma muito boa. 

É uma história incrível, de tirar o fôlego e a cada nova descoberta, ficamos mais ansiosos e interessados no que vem a seguir. O desenrolar da trama foi muito bem feito e a maneira como as histórias se cruzam foram muito bem construídas. A leitura nos prende do início ao fim. 

Eu tive um único problema com a leitura. Mais precisamente com o final do livro. Eu estava achando ótimo desde o início, estava super empolgada com tudo, personagens, enredo, o caminho que estava tomando, mas aí no último capítulo a coisa meio que desanda e eu fiquei confusa com a forma como terminou. Não sei explicar e nem posso falar muito pra não dar spoiler, eu apenas posso dizer que não curti muito o final, mas essa foi a única coisa que me incomodou durante todo o livro. 

Eu definitivamente recomendo para todos os gostos!


Um comentário:

  1. Confesso que ainda não consegui lê-lo, mas pelo que vi da história até agora, me encantou muito e me deixa a cada vez mais ansiosa para poder conhecer essa história tão incrível.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails