Resenha: Uma Praça em Antuérpia de Luize Valente

Título: Uma Praça em Antuérpia 
Autor: Luize Valente 
Gênero: Romance Histórico
Editora: Record
Páginas: 364
Ano: 2015
Compare preços
Nota: 5 Estrelas de 5
Sinopse: "Um romance histórico pertinente e comovente – e contado com uma admirável fluência de escrita." – Richard Zimler Após sua estreia literária com O segredo do oratório, sucesso de público e crítica, Luize Valente volta a mergulhar, de maneira ainda mais surpreendente, na história de uma família de migrantes em Uma praça em Antuérpia. Com domínio da narrativa, que vai e volta do ano-novo de 2000 em Copacabana para os anos da eclosão da Segunda Guerra na Europa, Luize reconstitui a desgraça imposta pelo nazismo aos judeus, razão pela qual muitos deles viriam fazer a vida no Brasil. Reunindo sensibilidade pelo drama humano e extensa pesquisa histórica, Luize retrata a chaga do nazismo na miudeza do cotidiano, na intimidade das famílias alemães e europeias, com bárbaros desdobramentos em Portugal, no lar de Clarice e Olivia, de onde a narrativa parte para ganhar o mundo e o Brasil. Acompanhamos a fuga de Clarice e seu marido, o pianista judeu Theodor, por grande parte da Europa, sempre um passo à frente da perseguição nazista, fuga que leva parte da família a cruzar o oceano. Como se não bastasse essa narrativa de tirar o fôlego, Luize presenteia o leitor com um final emocionante e totalmente inesperado.

Olá pessoal, tudo tranquilo? Vamos de romance histórico e Segunda Guerra Mundial? Eu sou um leitor aficionado por esse gênero. Conheci o estilo por causa do Bernard Cornwell e fui fisgado. Então, sempre que possível leio-o. 

A Luize Valente é uma escritora, jornalista e documentarista brasileira. Acredito que esse seja o segundo romance dela e que obra! Sinceramente, eu não esperava um livro desse calibre, com essa qualidade quando comecei a lê-lo. 

A trama do livro é sobre duas irmãs gêmeas, Clarice e Olivia, muito unidas. Elas nasceram matando a mãe e cresceram com o rancor do pai (Manuel) apaixonado pela mulher morta. Criadas no interior de Portugal, Elas foram educadas pela sogra de Manuel que tomou para si o zelo pelas meninas. O tempo passa, as moças crescem e se casam. Olivia com Antônio e Clarice com o pianista, judeu e comunista Theodor Zuskinder. Porém, no meio do caminho estoura a Segunda Guerra Mundial. Bem, não vou entrar em mais detalhes sobre a história em si. 

Geralmente, obras sobre a II Guerra Mundial tratam sobre o drama dos soldados. Entretanto, o drama mais poderoso é o do civil no meio daquele terror. Quando se analisa A Segunda Guerra Mundial pode-se perceber até quatro tipos de guerra:

I. A Guerra dos generais, dos políticos, dos estadistas, das estratégias e decisões;
II. A Guerra dos soldados, do matar ou morrer, da defesa da nação;
III. A Guerra do Civil, perdido no meio do conflito, tentando sobreviver;
IV. A Guerra do perseguido pelo nazismo.

Dentro do tópico IV encontravam-se os judeus, poloneses, ciganos, negros, homossexuais. O drama humano vivido durante a segunda guerra é algo que transborda no livro. 

A Luize Valente é dona de narrativa poderosa. Em certos momentos eu tive a impressão da forma de escrita dela parecer um pouco a do Ernest Hemingway (Guardada as devidas proporções, é claro). Ela conseguiu com que eu me apegasse e torcesse pelos seus personagens. As descrições durante a guerra são primorosas, em certos momentos são concisas, em outros são poéticas. A riqueza de detalhes históricos é incrível, torna verossímil o drama humano. As idas e vindas durante a narrativa ajudam a recuperar o fôlego. 

Dentro de 364 páginas, ela consegue tratar de paternidade, fraternidade, humanidade, antissemitismo, judaísmo, totalitarismo, perseguição, amor, guerra. Confesso que eu ainda estou deslumbrado com a escrita dessa mulher. Preciso, urgentemente, ler O Segredo do Oratório (o outro romance dela).

Sobre a capa: Parece ser uma colagem de imagens. Uma estatua e as torres de um prédio, do outro lado: a foto de uma criança em pé com a mão segurando no berço, embaixo: parte de um papel, pode ser um documento. Achei a capa confusa. 

P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.
P.S.1: Luize Valente foi a melhor descoberta até agora desse ano. 

No mais, até a próxima resenha. 


9 comentários:

  1. Oi, Rafael!
    Adorei a sua resenha. Esse livro já estava na minha lista e você conseguiu aguçar muito, muito muito a minha curiosidade. Preciso que julho chegue urgentemente para que eu possa lê-lo.
    Eu também sou fã dos históricos.
    Você já leu A segunda Pátria, do Miguel Sanches Neto? É meio que nessa linha aí de segunda guerra e se passa no Brasil. É meio que um cenário alternativo, no sentido de twentar mostrar como se o nazismo tivesse vindo de uma maneira bem forte para o brasil, e eu achei sensacional. Fica a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Tamara. Fico feliz que você tenha gostado da resenha. Ah, obrigado pela dica (é sempre legal trocar esse tipo de informação). Vou procurar sobre A segunda pátria.

      Abraço

      Excluir
  2. amei conhecer o livro, adoro esse tema, romance histórico e segunda guerra mundial juntos acho que nao tem como nao gostar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o autor consegue concatenar as ideias e tem uma narrativa boa, também acho difícil não gostar.

      Abraço

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafael, tudo bem? Ainda não conhecia a autora, nem o livro,mas ao conferir sua resenha fiquei interessada na historia, pois apesar de gostar de livros deste gênero, já faz algum tempo que não leio nada parecido e me bateu aquela vontade de poder ler um um livro com esta temática, ainda mais com esta resenha positiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim e contigo? É um ótimo livro. Vale muito a pena. Espero que aprecie a leitura.

      Abraço

      Excluir
  5. Noossa, que história!!!
    Além de ter guerra (amoooooo livros de guerra), ainda as meninas tem que conviver com uma culpa que nào é delas.
    Deve ser um livro bem forte, pesado mesmo, porém, interessantíssimo!!
    Já vou procurar ele também!!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. O livro tem uma ótima história e é super bem escrito. Espero que você curta o livro.

      Abraço

      Excluir

Related Posts with Thumbnails