3 livros para os apaixonados por personagens históricos

Para quem gosta de história, a leitura de certos livros é irresistível. É o prazer de saber como foram outras épocas, como as pessoas se comportavam, o que e como faziam as coisas, somado a uma trama que nos prende. Romances históricos nos trazem vislumbres de costumes, paisagens, guerras, acordos e tantas outras coisas de uma forma bem melhor do que ler nos livros de história. Ou melhor ainda, nos incentivam a ir descobrir como eles retratam o que acabamos de ler. É entrar em um novo mundo e saber que, ao menos, boa parte dele realmente existiu desse jeito. Além disso, a maioria dos autores coloca no final do livro as datas, os fatos que realmente ocorreram e o que foi ficção, o que é mais uma forma de estar informado. Então, para aqueles que como eu amam romances históricos, indico três livros com personagens fortes, incríveis e reais.


1. A Rainha Normanda - Patricia Bracewell.


Este é o primeiro livro de uma trilogia (inclusive esperando ansiosamente os próximos) sobre Emma da Normandia, uma jovem de 15 anos que se torna rainha da Inglaterra no ano 1000 d. C. De repente ela se vê jogada em uma corte hostil e precisa aprender a sobreviver e descobrir quem são as pessoas certas e como se unir com elas. O pano de fundo é a guerra entre Dinamarca e Inglaterra, inspirado em vasta pesquisa histórica, com personagens reais e fictícios. É um livro envolvente, muito bem escrito, ótima ambientação, uma viagem até a fria e sombria Inglaterra dessa época. Apesar de ser só uma garota, Emma é uma personagem incrível e forte, que ao longo do livro vai se tornando cada vez mais mulher. Leitura obrigatória para quem gosta de romance histórico, além de ser uma época da qual não se fala muito.

2. Sissi A Imperatriz Solitária - Allison Pataki.


Este livro nos traz a rainha encantada da Áustria-Hungria, imperatriz Elizabeth. Esposa do imperador Frans Joseph, adorada e carinhosamente chamada de Sissi. O pano de fundo é a Viena do século XIX, fervilhando com intrigas e perigosas rixas palacianas. No entanto, por trás da encantadora figura de Sissi, existe uma mulher muito mais complexa, ansiando por finalmente ser livre. Este é um livro incrível, envolvente, triste e muito lindo. A pesquisa histórica é extensa e tudo ficou perfeito, desde a ambientação, até o vislumbre que temos da personalidade de Sissi, que é uma mulher maravilhosa. Vale muito a leitura.

3. Xeque-Mate da Rainha - Elizabeth Fremantle.


Mais um livro que se passa na Inglaterra, mas dessa vez na famosa corte de Henrique VIII. Após perder o marido, Katherine Parr resolve passar um tempo na corte, sua fama a precede e acaba sendo escolhida para ser a sexta esposa do rei conhecido por ter mandado guilhotinar duas de suas esposas. Aos poucos, vai aprendendo a jogar o jogo da corte e como manipular Henrique para que ele tome as decisões corretas e pense que foram ideias suas. É uma história eletrizante e muito envolvente. O segundo livro da trilogia já foi lançado. A ambientação é ótima, as descrições e os personagens históricos foram muito bem construídos, além da rica pesquisa e embasamento histórico presente. Muito recomendado.


4 comentários:

  1. Ana, desde quando me conheço por gente nunca gostei de História, sempre achei muito chato, mas eu nunca dispensava um bom livro que retratasse o período que eu estava estudando. E amei suas indicações, estou querendo ler "A Rainha Normanda" há muito tempo mas sempre adio, espero ler este livro ainda nesse primeiro semestre.

    ResponderExcluir
  2. Amei sua listinha, já li a rainha normanda e realmente é um livro apaixonante e intenso. Infelizmente os outros livros ainda não tem dada para chegar ao Brasil ( pelo menos não que eu saiba). Sissi e Xeque mate da rainha estão na minha lista de compras, até porque sou fã de romances históricos.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    É bem o que falou mesmo, nos teletransportamos para uma época bem diferente da nossa e embarcamos em uma viagem além do tempo onde os costumes, vestuários, cenários e a própria sociedade são bem descritas.
    Ao romances históricos e já anotei suas dicas.
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Vi 2 desses tres livros na livraria Leitura.A Rainha Normandia e a Cheque mate da Rainha. Divirtam se os livros são ótimos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails