Resenha: Teus Pés Toco Na Sombra e Outros Poemas Inéditos de Pablo Neruda

Título: Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos 
Autor: Pablo Neruda
Gênero: Poesia
Editora: José Olympio
Páginas: 144
Ano: 2015
Classificação: 4 Estrelas de 5.
Sinopse: Um dos maiores acontecimentos da Literatura nos últimos 30 anos, Teus pés toco na sombra reúne 21 poemas inéditos, encontrados recentemente nos arquivos de Pablo Neruda. Datilografados ou escritos à mão em cardápios ou prospectos de companhias aéreas, os poemas neste livro são um precioso acréscimo à obra completa do autor, pois foram escritos por um período de três décadas, tocam todos os temas centrais de sua poesia e vão do poema curto até outros de grande fôlego e extensão. O poeta e diplomata chileno Pablo Neruda é, sem dúvida, uma das mais altas vozes da poesia de todos os tempos. Prêmio Nobel de Literatura, já foi traduzido para dezenas de idiomas no mundo inteiro e é presença garantida em qualquer lista das maiores personalidades literárias do século XX.

Olá, pessoal. Tudo tranquilo? Poesia! Todo mundo já ouviu falar de Pablo Neruda. Tem até citação em música do Chico Buarque: Devolva o Neruda que você me tomou e nunca leu. 

Poesia, no geral, é um dos gêneros literários que mais tenho dificuldade em ler, seja por falta de costume ou por interesse. Dificilmente coloco poetas em minhas metas literárias. Porém, desde o ano passado eu tenho buscado evoluir nesse sentido. 

Essa edição bilíngue é uma ótima pedida para quem quer se aventurar por esse belo terreno. Ao decidirem publicar esses poemas inéditos temos a oportunidade de vislumbrar um pouco mais da maestria de Neruda.

Confesso que nem todos os poemas me agradaram. Acredito que seja uma questão de gosto. Mas o primeiro “Teus pés toco na sombra” é de uma beleza e singeleza impar:

“Tus pies toco en la sombra, tus manos en la luz, 
y en el vuelo me guían tus ojos Aguilares”. 

Gostei bastante do livro. A introdução e prólogo são assertivos em nos situar sobre o trabalho de Pablo Neruda e dificuldades de tradução. 

Sobre o escritor: Nascido e morto no Chile (Parral, 1904 – Santiago, 1973), Pablo Neruda tem sido, sem dúvida, uma das mais altas vozes da poesia mundial de nosso tempo. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1971. Neruda é uma das principais vozes da poesia Mundial. 

P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.
P.S.1: Vamos colocar mais poesia nas nossas metas? 

No mais, até a próxima resenha.

2 comentários:

  1. Rafael!
    além de adorar poesias, amo Pablo Neruda e gostaria de ler esses poemas dele.
    Tenho um livro dele em miniatura e é a coisa mais fofa!
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.”(George Lord Byron)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Ah,poesia é tão bom~
    Preciso colocar mais na minha lista de leitura.
    Essa edição do Neruda não tinha visto.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails