Resenha: Pergunte ao Pó de John Fante

Título: Pergunte ao Pó 
Autor: John Fante
Gênero: Romance
Editora: José Olympio
Páginas: 208
Ano: 2015
Classificação: 4 Estrelas de 5.
Sinopse: História do alterego do autor, o escritor Arturo Bandini. Filho de imigrantes, Bandini é um jovem pretenso a escritor que se sente excluído da sociedade. Ele quer escrever sobre a vida e o amor, mesmo não tendo muita experiência sobre ambos, e se apaixona por uma linda garota. O romance se passa na Los Angeles da década de 1930. Fante é um dos mais importantes nomes da literatura americana e seus livros influenciaram a geração beat e muitos escritores, entre outros, Charles Bukowski.

Olá, pessoal. Tudo tranquilo? Esse é um livro que influenciou a geração beat de Jack Keourac (On the road) e o beberrão Charles Bukowski. Pessoas mais interessadas em viver a vida do que nas consequências disso. 

Aqui vamos acompanhar Arturo Bandini, alter ego de Fante, que acabara de se mudar pra Los Angeles. Bandini acredita ser o melhor escritor do mundo por seu único conto publicado: O cachorro que riu. Vive desse conto, ao receber dinheiro por ele e se apresentar para as pessoas como escritor do mesmo. 

A trama se passa na década de 30, em meio a Grande Depressão Econômica dos Estados Unidos. Essa localização histórica é trabalhada sutilmente por Fante. No quarto alugado entre bloqueios criativos e falta de dinheiro para se alimentar, Bandini tenta melhorar o seu conhecimento de mundo.

No decorrer da história, do ir e vir de Bandini do hotel ao café, saída com prostitutas, percebemos toda a imaturidade do protagonista, gastando todo o seu dinheiro de forma infantil com roupas que ele nem usará. Todas essas idiossincrasias de Bandini são bem construídas ao longo do texto por Fante. 

Confesso que gostei muito mais de Bandini do que de Sal Paradise, protagonista de Jack Kerouac em On The Road. Fante a meu ver é mais escritor que o seu influenciado tornando Pergunte ao pó muito mais interessante de ser ler.

Recomendo. 

Sobre o escritor: John Fante nasceu no Colorado em 1909. Frequentou a escola, em Boulder, e o Ginásio Regis, um internato jesuíta. Frequentou também a Universidade do Colorado e o Long Beach City College. Fante começou a escrever em 1929 e publicou seu primeiro conto em The American Mercury em 1932. Publicou inúmeros contos em The American Monthly, The American Mercury, The Saturday Evening Post, Colier’s, Esquire e Harper’s Bazaar, Seu primeiro romance, Espere a primavera, Bandini, saiu em 1938. No ano seguinte lançou Pergunte ao pó. (Retirado da orelha do livro). 

P.S.: Livro recebido de parceria com o Grupo Editorial Record.

No mais, até a próxima resenha. 

Um comentário:

  1. Rafael!
    Livros que retratam os anos 30 e a depressão econômica dos EUA deve ser muito instrutivo.
    Gosaria de ler.
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails