Resenha: A Perversa de Tarryn Fisher

Título: A Perversa 
Série: Amor e Mentiras #2
Autora: Tarryn Fisher
Editora: Faro Editorial
Ano: 2016
Gênero: Romance, Drama 
ISBN: 978-85-62409-61-5
Páginas: 252
Compare preços
Classificação: 4 de  5
Sinopse: Leah Smith finalmente vive um momento muito especial. Conquistou aquele que considera o “homem da sua vida”, mas não está completamente feliz. Leah se sente insegura, como se fosse sempre a segunda opção e sua vida atual, como um castelo de cartas, pudesse desabar a qualquer momento... E, mais do que sentir, ela sabe que Caleb nunca a olhou com aquele brilho especial que dirigia a Olivia. Então, se por um lado se sente vitoriosa, por outro, percebe quanto é desgastante e trabalhoso manter a sua conquista. Agora, oficialmente casada com Caleb, ela vai até as últimas consequências para manter unidos os pedaços de uma vida construída por segredos, mentiras e trapaças. E, quem sabe, amor. Mas não é assim que devemos fazer para lutar por quem amamos?

Eu não era uma garota de compromissos. Até que Caleb me rejeitou - aí me tornei uma. (Pág. 66)

Hey, gente! Como prometido, voltei pra falar de A Perversa, e se vocês recordam da resenha de A Oportunista, sabem que eu amei. Tenho um carinho, uma empatia enorme por essa história. Tarryn Fisher pode partir meu coração quantas vezes quiser! 

Ps: se você ainda não leu A Oportunista, não prossiga com a leitura dessa resenha, contém spoilers do primeiro livro. 

Falando de A Perversa, eu confesso que tenho um certo preconceito com sequências de livros com a mesma história, mesmo sendo sob o ponto de vista dos outros personagens. A verdade é que acho desnecessário, pra mim, sobra. Não gosto da sensação de histórias maravilhosas sobrarem, o bom, é quando falta, e A Oportunista deixou essa sensação, de que ficou faltando alguma coisa, assim prefiro. 

Por outro lado, essa trilogia não se trata disso, é uma história original. E por mais que ainda tenhamos muito o que desvendar do passado deles, ainda tem muito do futuro pra descobrir, o que pra mim, na época que li, foi uma surpresa.

Essa história nos trás tantas vertentes, tantas camadas invisíveis, que é impossível não ficar curioso com a trajetória desses três personagens memoráveis. 

E foi movida por essa curiosidade que, eu tive que ler tudo. E acreditem, valeu a pena cada página. Ainda temos muito a desvendar sobre Olivia, Leah e Caleb. E sim, diferente do que eu achava, A HISTÓRIA AINDA NÃO ACABOU...

Tenho feito um bom número de coisas para manter esse homem. Mentido e trapaceado. Tenho sido sexy e dócil, feroz e vulnerável. Tenho sido tudo, exceto eu mesma. (Pág. 11)

Leah é a protagonista desse livro, ela é literalmente (ou seria infortunadamente?) uma perversa. Em A Oportunista, eu tive sentimentos mistos em relação a Leah, em A Perversa, adivinhem? Nada mudou, rs... É possível sim entender seus motivos, mas não compactuar com eles.

Nossa "vilã", conseguiu tudo o que sempre desejou e batalhou pra ter no livro anterior. Ela tem Caleb, e tem uma filha com ele. Será que agora ela está completa e feliz? 

E assim, começa A Perversa, Leah é mãe e esposa em tempo integral. Mas ela nunca quis tudo isso, ela só queria Caleb...

Acompanhar essa trajetória sob o ponto de vista dela, é um deleite. Ela nos dá em primeira mão, em uma narrativa crua, densa, emocional, torturante... sim, chega a ser um pouco torturante a sala vip dos pensamentos sem filtro da Leah, até porque, ela não é uma mulher de muitas palavras, mas com uma torrente de pensamentos loucos, grandes e pequenos iguais a ela.

Leah é insegura, mimada, egocêntrica, um tanto vazia (palavras como empatia ou amor ao próximo nem existem em seu vocabulário), mas acreditem, ela tem motivos reais para possuir tais adjetivos. 

Acredito que uma das maiores decepções, é constatar que somos a segunda opção na vida de quem amamos. E Leah, nunca foi a primeira opção de ninguém, sim, é triste.

Deveria ser um momento terno, mas ele a olha com tanto amor que eu sinto o ciúme dar um pequeno aperto pronunciado em meu coração. O ciúme é algo forte e eu me contorço sob seu toque, incomodada por perceber isso. (Pág. 8)

O que eu mais gosto na escrita da Fisher, é que a cada livro, ela nos faz esquecer tudo o que achávamos que sabíamos sobre seus personagens. Então, se puderem, não julguem, leiam de coração e mente aberta.

Leah merece todos os clichês, e também prêmios por originalidade. Mas como assim? Exatamente isso, querido leitor. Ela, por vezes me lembra vilões de quadrinhos, e outra tantas, me deixa de queixo caído com suas loucuras audaciosas. Um fato inegável, é ser praticamente impossível não ter sentimentos fortes por ela, como se fosse alguém real, nós amamos odiar Leah, amamos vê-la se dar mal, e temos compaixão profunda ao compartilharmos de sua dor... É, eu sei, ou melhor, não faço ideia de como Fisher obtém êxito nessa proeza, rs...

Em A Perversa, aparecem novos personagens, e outros do livros anterior são melhor explorados. Temos muitas surpresas, então, atenção, não percam nada. 

Uma vez, antes que Caleb e eu nos casássemos, estávamos na casa da sua mãe quando Seth se virou pra mim, de repente, e disse:
- Você me lembra um reality show barato, Leah. Você é superficial e finge ser idiota por alguma razão que só Deus sabe. (Pág. 226)

Eu super recomendo A Perversa. Não, não é somente a mesma história, é a perspectiva de passado e presente, de um dos melhores personagens dessa trilogia, a mais complexa, intrigante, e perversa, com uma bagagem emocional do tamanho do seu closet etiquetado. 

Com uma habilidade singular, nesse livro, quando nos apresenta a narrativa da Leah, Fisher consegue manter o mesmo ritmo da narrativa do primeiro. Os capítulos do 'presente' são inteiramente novos e repletos de peças para o nosso quebra cabeça que é essa história, com a narração da nossa ruiva perversa preferida. Tem somente um capítulo narrado por Caleb, e nem vou me estender pra não dizer nada que atrapalhe a leitura de vocês. 

Esse segundo livro, ainda contém todos os ingredientes do primeiro, amor, paixão obsessiva, ódio, mentiras, segredos... Tem muito de Leah, sua família, mas também tem Estella (filha de Leah e Caleb), Olivia, Caleb... Caleb... Ahhh Caleb! Descobrimos tantas coisas novas... Estou louca pra falar do terceiro, próximo, e último livro da trilogia Amor e Mentiras, O Impostor. 

Nem preciso falar do trabalho impecável de edição, de gráfica, de tudo, da Faro Editorial, né?! Já tá ficando repetitivo, rs... Eles são incríveis. Gente, juro, não tô puxando saco de ninguém, quem tem acesso aos livros da editora, sabe do que eu estou falando, são lindos! Amo segurar um livro deles nas mãos. São feitos de leitores para leitores. Única explicação. 

Quanto A Perversa, eu amei tanto quanto A Oportunista. Amo livros que nos fazem refletir, que tratam com crueza e ao mesmo tempo delicadeza, as emoções humanas, nossas relações... Dito isto, só posso dizer, leiam, super recomendo! 

Melhor quote...
- Eles soltam faíscas - Cammie afirma.
Eu recuo, sobressaltada. Que diabos isso significava?
- Quando estão juntos, é como colocar um furacão e um tornado na mesma sala, você pode sentir a tensão. Eu não acreditava no clichê de almas gêmeas até que os vi juntos. (Pág. 91)

6 comentários:

  1. Oi! Esse livro parece ser diferente, quer dizer que a mocinha é a vilã? Nossa, é complicado, até porque talvez ficaremos divididos entre o amor e o ódio pela protagonista. Para piorar ela apronta e muito para ter Caleb, pelo que parece. Quero saber o final dela, depois de tantas trapaças e armações ela só pode e deve ficar sozinha. Vou correr para ler a trilogia.

    ResponderExcluir
  2. Lili!
    Mesmo sem ter lido o primeiro livro, não resisti em ler sua resenha que ficou bem explícita.
    Apesar da protagonista ser egoísta e vazia, acho que a história de vida dela deve ser avaliada e como gosto dos perfis psicológicos das personagens, gostaria demais de apreciar a leitura do livro e da série.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Ao que parece, os personagens principais são surtados. Juro que tento entender esse amor desmedido, obsessivo, extremo, mas não consigo. Já no primeiro livro achei tudo muito tenso.

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu amo essa capa, não li a resenha por que estou lendo o primeiro livro e fiquei com muito medo de pegar um spoiler, mas enfim estou adorando, ela é diferente de tudo o que já li, de uma maneira positiva.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  5. Li o livro anterior A Oportunista!! Leah Smith foi bem sacana com a Olívia, ela é muito má, mas por outro lado, o Calebe é um frouxo!! Ele poderia ter se livrado da Leah e perdoado a Olívia!! Agora vamos conhecer a história da perversa Olívia!! Ansiosa para ler!!

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Não li o livro anterior e nem esse, claro. Mas a premissa é bem interessante. Sua resenha está ótima, muito bem explicada e motivadora a leitura. Não é muito meu estilo de leitura, mas se surgir uma oportunidade, vou ler. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails