Resenha: O Leão Ferido de Mia Sheridan

Título: O Leão Ferido 
Série: Signos do Amor
Autora: Mia Sheridan
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Ano: 2016
ISBN: 978-85-8041-489-9
Páginas: 232
Classificação: 3  de 5
Sinopse: Cada livro da coleção Signos do Amor é inspirado nas características de um signo do Zodíaco. Esta história se baseia na mitologia de Leão e fala sobre as segundas chances que a vida nos dá. Leo se apaixonou por Evie quando os dois ainda eram crianças, no lar adotivo temporário em que viviam. No futuro difícil que parecia guardado para ele, a única certeza de seu coração era que nada jamais o afastaria daquela garota. Mas, na adolescência, ele foi adotado e teve que se mudar para outra cidade. Durante oito anos eles ficaram afastados contra a vontade e, nesse tempo, Leo precisou superar muitos obstáculos – sobretudo os problemas criados pela mãe adotiva – para se tornar o homem que merecesse Evie e pudesse finalmente buscá-la. O reencontro, porém, não foi fácil e Leo teve que se esforçar para se reaproximar de Evie, reconquistar seu amor e, com sua ajuda, deixar para trás toda a tristeza de uma infância de abandono. Em O Coração do Leão, Evie narrou seu lado desse romance. Agora, em O Leão Ferido, é a vez de Leo contar tudo o que lhe aconteceu e revelar o desfecho dessa história de amor.

Hey leitores! Como vocês estão, muitas leituras?!

Eu, estou me atualizando nas resenhas, pois pretendo ir à Bienal do livro em São Paulo, e também farei outra viagem depois, ou seja, vou ficar uns 15 dias ausente, praticamente sem ler e sem resenhar... Então se der tudo certo, vai ter "surra de resenha", como dizem por aí, rs... Vamos lá?! 

Recebi da Editora Arqueiro o terceiro livro da série Signos do Amor (A Sign of Love), O Leão Ferido (Leo's Chance, é o título original), da Mia Sheridan. 

Aqui no Brasil ele foi lançado como o terceiro livro da série, no original ele foi o segundo livro, estou esclarecendo pois muitas pessoas perguntam, mas como eu sempre digo, apesar de ser uma série, essa informação é irrelevante, são histórias singulares, elas não se entrelaçam em nenhum momento. Eu acredito que a autora quis lançar como uma, simplesmente pela relação com os signos do zodíaco, cada livro é inspirado nas características de um signo, O Leão Ferido, assim como o primeiro livro, O Coração do Leão (resenha aqui) por exemplo, remete, é claro, ao signo de Leão. 

O leão ferido é a mesma história de O coração do leão, sendo que pelo ponto de vista do mocinho, o Leo. Eu confesso que gostei bem mais desse, que do primeiro narrado por Evie. Acho que saber dos reais motivos por trás das atitudes do Leo, foi bem mais confortável na leitura deste. Mas antes que pensem que é somente uma releitura, saibam que além das passagens que conhecemos só que pelo pov (point of view) do Leo, também temos em detalhes, as motivações dele, que é o que ansiamos por saber no livro anterior.

Se você ainda não leu o primeiro livro, não leia esta resenha, contém spoilers do livro anterior. 

Como diz a sinopse, Leo se apaixonou por Evie quando os dois ainda eram crianças, no lar adotivo temporário em que viviam. Na adolescência ele foi adotado e teve que se mudar para outra cidade. Eles ficaram afastados contra a vontade de ambos, por oito anos. Em O leão ferido, Leo nos conta todos os obstáculos que precisou superar, sobretudo os problemas criados por sua mãe adotiva, até finalmente poder encontrar Evie.

Como soubemos no livro anterior, não foi um reencontro fácil, Leo teve que usar de "artifícios" para se aproximar de Evie, para tentar reconquistá-la, e simultaneamente tentar superar todas as tristezas, traumas... o horror de seu passado conturbado. 

_ Ei, Doutor.
_ Sim - diz ele, voltando a me encarar.
_ Meu nome é Leo. Meu nome de verdade, quero dizer. Não sou Jake. Sou Leo.
(Pág.11)

O que eu mais amo nas histórias da Sheridan, é o que eu já cansei de falar nas resenhas anteriores dos livros dela, ela foca tanto nas emoções humanas, e as descreve com tanta exatidão, com uma riqueza de detalhes, que é impossível não se envolver ou emocionar. 

Eu sempre espero que os livros narrados por protagonistas masculinos, sejam menos, digamos, emocionais. Pode ser um preconceito de gênero, me perdoem (ou me julguem), mas eu sempre penso que os homens têm mais dificuldades em expressar suas emoções. Com Leo, é o oposto. Ele é tão emotivo, tão cru, tão intenso... Tão Leo! Eu só queria colocar no colo e dizer, "SIM! Você vale a pena, Leo!".

Você lutou por outras pessoas durante toda a sua vida, Leo. Apesar de ninguém jamais ter lhe ensinado como fazer isso ou ter lhe dito que era uma atitude corajosa e nobre. (Pág.218)

Eu poderia falar mais dessa história, mas o gostoso é descobrir todos os segredos que a envolvem, sem querer correr o risco de spoilers, vou me abster, rs...

Vocês sabem que não sou muito fã das capas dessa série, acho que elas nunca ficam a altura das histórias, quando olho as capas, penso em romances clichês, mas nãooo, as histórias da Mia Sheridan são muito mais do que isso, são autênticas, emocionais, belas, intensas... e merecem sim ser lidas. Então, não julguem o livro pela capa (como cansei de ver por aí), deem uma chance, vai valer a pena. 

Fora isso, tradução sem erros, páginas amarelas, diagramação, fonte adequadas, como em todos os outros livros da editora Arqueiro. 

Como eu disse na resenha de O coração do leão, em O leão ferido, Sheridan teve a oportunidade de enriquecer a história. É exatamente isso o que acontece. Então, se você leu o primeiro livro e achou que ficou faltando algo, leia este. Super recomendo! 

Melhor quote...
Você vale a pena. (Pág.224)

4 comentários:

  1. Não canso de dizer que a autora acertou em cheio com essa série, mas achei desnecessário outro livro pra contar a mesma história. Pq não um único livro com narrativas alternadas? E olha que adoro saber o que todos os envolvidos pensam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Jois! É a melhor maneira de saber o que ambos os protagonistas pensam...
      Ainda assim, se puder, dê uma chance! Eu amei!

      Bb,
      Lili

      Excluir
  2. Estou amando essa série, curtindo muito a escrita da Mia Sheridan, cada livro melhor que o outro, ansiosa já pelos outros Signos do Amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, eu também estou ansiosa! Sheridan realmente tem o dom...

      Bb,
      Lili

      Excluir

Related Posts with Thumbnails