Resenha: A Oportunista de Tarryn Fisher

Título: A Oportunista 
Série: Amor e Mentiras #1
Autora: Tarryn Fisher
Editora: Faro Editorial
Ano: 2016
Gênero: Romance 
ISBN: 978-85-62409-61-5
Páginas: 252
Classificação: 5 de 5
Sinopse: A busca pelo grande amor pode te levar longe demais... Olivia Kaspen acaba de descobrir que seu ex-namorado, Caleb Drake, por quem era obcecada, perdeu a memória. Com uma incrível habilidade de tirar proveito das situações, ela acredita estar diante de uma segunda chance para ter Caleb de volta. E para que seu plano dê certo, Olivia precisa manter sua verdadeira identidade e seu passado sórdido em segredo. Porém, surge um obstáculo inesperado: a atual namorada de Caleb, a perversa Leah Smith. Inicia-se então um jogo entre duas mulheres dispostas a tudo para conquistar o homem que parece ter apagado todo o seu passado. Para encobrir as consequências de suas mentiras, Olivia cria uma teia de novos eventos, em um processo que pode levá-la a descobrir que sua busca pelo amor talvez a tenha feito ultrapassar limites muito perigosos.

Hey leitores! Hoje vou falar de, A Oportunista, que é o primeiro livro da trilogia Amor e Mentiras, da fabulosa, Tarryn Fisher. Ainda teremos, A Perversa (sob o ponto de vista de Leah Smith), e O Impostor (sob o ponto de vista de Caleb Drake). 

Eu li esse livro há uns anos, acredito que logo que foi lançado na gringa, acho que li em 2012. Quando eu soube que ele seria lançado no Brasil, e melhor, que seria pela Faro editorial, pulei de alegria (claro, pois não é novidade pra ninguém que as edições da Faro são as melhores sempre!). 

Não sei se vocês já perceberam, mas não sou de dar 5 estrelas fácil, o livro tem que realmente me chocar positivamente, me habitar até um tempo depois, me emocionar genuinamente, cruamente... E o principal, me mudar. A oportunista fez tudo isso. Fiquei completamente envolvida pela história de Olivia, Caleb e Leah. 

Eu sou Olivia Kaspen, e quando amo alguma coisa eu a arranco de minha vida. Isso não é intencional... Pelo menos, não totalmente. (Pág. 7)

Uma curiosidade pessoal sobre mim, eu amo romances bonitinhos, os famosos "água com açúcar", os que nos fazem suspirar, sonhar acordados, os protagonistas perfeitos que amam incondicionalmente... Sim, amo esses livros. Mas eu me encanto, tenho verdadeira paixão, por romances dolorosos, os irascíveis, insanos, que doem, machucam, nos fazem chorar... Eu sou apaixonada pela loucura dos que nos fazem sentir de verdade, intensamente, que nos fazem refletir. Onde podemos ver a crueza das imperfeições humanas, defeitos que sustentam edifícios inteiros, sabe?! Esses sim, me transbordam.

E, A oportunista tem tudo isso, pois o amor, oh sim, ele pode ser maravilhoso, mas ele também pode ser um desastre total.

A citação inicial, é perfeita para nos apresentar a história, ela diz: "A um coração partido"

Quem já teve seu "coração partido", estraçalhado, pisoteado, sangrando até a sua iminente falência (sim, é meu alter ego Kaspen falando, rs...), vai compreender e se identificar com essa história. 

Como diz a sinopse, Olivia Kaspen acaba de descobrir que seu ex-namorado, Caleb Drake, por quem era (na verdade é) completamente obcecada, perdeu a memória. E claro, essa parece ser a oportunidade perfeita para tê-lo novamente. É a partir desse ponto que mergulhamos profundamente nessa história louca de amor, ódio, mentiras, segredos... Todos os ingredientes necessários para uma história com consequências que você leitor, jamais acreditaria se eu dissesse.

Narrado em primeira pessoa pela protagonista Olivia (apenas um capítulo é narrado por Caleb), nós viajamos, em capítulos alternados, entre passado e presente. Aos poucos vamos entendendo (ou não) os motivos, as justificativas, que levaram nossos personagens a tomar todas as decisões que mudaram suas vidas de tempos em tempos.

A vida se equilibra em uma base precária; nós podemos estar seguros no alto ou escorregando na borda. (Pág. 252)

Olivia é odiosamente maravilhosa. Eu poderia dizer que tenho sentimentos de amor e ódio por ela, mas não seria honesto, na verdade, ela me provoca profunda empatia. Eu a compreendo e me identifico. Talvez esse seja o principal motivo de eu gostar tanto da história dela. Olivia nos choca, deixando-nos boquiabertos diversas vezes durante a leitura, ao menos, essa opinião é unânime. Ainda assim, dava vontade de por no colo e dizer, 'calma, vai ficar tudo bem...'

Para muitos, ela agiu de maneira execrável, mas pra mim, ela se colocou em situações que a fizeram parecer pior do que realmente era. Ainda assim, responsabilidade dela. E nem isso, na minha opinião, tirou o brilho da impressão que ela causava nas pessoas.

Nós nos conhecemos há pouco mais de doze horas e eu não tenho a menor dúvida de que nunca a esquecerei, mesmo que jamais voltemos a trocar uma palavra de novo em nossas vidas. Você deixa uma impressão muito forte nas pessoas. Eu posso apenas imaginar como se sente esse pobre infeliz depois de passar tantos anos tendo a sua companhia. (Pág. 242)

Caleb Drake não é nada do que eu pensava. Um atleta, lindo, rico, britânico (suspira), ingredientes pra ser um belo babaca... Não se enganem, de superficial ele não tem absolutamente nada. Eu quero deixar pra falar mais de Caleb, nos próximos livros, mas não posso deixar de dizer que, nosso mocinho, é tão louco e apaixonante quanto a nossa protagonista. Se fossem pessoas reais eu diria que, são aquelas que apesar de todas as cicatrizes que deixam em nós, não nos arrependemos nunca de conhecê-las. 

- Por que não? - ele perguntou, e parecia agitado. Eu gostei disso.
- Porque eu sou um lhama e você é um pássaro e nós não somos compatíveis. (Pág. 32)

Eu reli A Oportunista como se fosse a primeira vez, senti tudo novamente, em demasia, com os mesmos sentimentos conflituosos da primeira vez, e valeu super a pena. Podem me chamar de masoquista, rs... 

Quero parabenizar a Faro editorial, como sempre, pela edição belíssima (tradução impecável, capa linda...), feita para leitores apaixonados como eu.

Vou acrescentar algo que, pode ser contraditório, mas que para algumas pessoas, eu acredito que faça sentido. Na mesma medida que eu amo, eu detesto essa história. Muito. É um dos piores romances que eu já li. É doloroso demais. Mas querem saber uma curiosidade sobre mim (outra curiosidade pessoal, rs...), sabem como eu digo que amo a minha filha?! 'Mamãe te ama dolorido!'. Desse jeito. Exatamente com essas palavras. Pois pra mim, é a melhor definição do que eu sinto por ela. 

Apesar de eu detestar tudo o que envolve essa história, como começa, como se desenvolve e como termina, eu amo exatamente o mesmo sobre ela, eu sei, é meio louco todas essas sensações bipolares... Mas o que posso fazer?! Me sinto um pouco Olivia Kaspen.

Então só posso dizer, leiam. Se você detestou a capa, leia. Se você detestou a sinopse, leia também. Se você detestou essa resenha, adivinha? Leia! Você pode se surpreender. Antes, vocês podem refletir, 'o que é mesmo ética, moral, se somos todos perfeitas imperfeições...?!'

Melhor quote...
- Olivia, o que há de errado? - Cammie perguntou, saindo do banheiro em uma nuvem de vapor.
- Eu vou perdê-lo, Cam - disse, escondendo o rosto com as mãos.
- Oh, não, não mesmo! - ela respondeu, e logo veio se ajoelhar ao meu lado. _ Ele a ama muito. Todo mundo pode ver isso.
- Que se dane o amor! - eu disse, mais para mim mesma do que para minha colega de quarto. _ O amor às vezes não sobrevive às coisas ruins. (Pág. 167)

PS: A Tarryn Fisher estará na Bienal de São Paulo esse ano (junto com a autora Jen Sterling) e até lá, os três livros já terão sido lançados, então aproveitem para comprar e pegar seu autógrafo! E não só na Bienal, mas ela fará um tour e visitará o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife! Seguem os links com mais informações sobre os eventos que ela participará:

Bienal – São Paulo  
Recife – Shopping Riomar 
Belo Horizonte – Leitura Patio Savassi  
Rio de Janeiro – Livraria Travessa Leblon  

Abaixo vocês podem ver as capas de A Perversa (já lançado) e O Impostor (lançamento em agosto):



4 comentários:

  1. Olha, uma namorada manipuladora e obcecada por outra perversa, só digo que Caleb vai de mal a pior nas escolhas. Fiquei bem curiosa com a resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler este livro, e achei o final bem triste!! Eu entendo o lado da Olivia e também o do Caleb!! Eles tiveram várias chances de ficarem junto, mas sempre eles pensavam demais e deixavam passar a oportunidade de concretizarem o amor entre eles!! A olivia fez grandes burradas, porém ele não fica para trás!! Achei a história bem tensa, penso que as continuações também serão!! Torço para que eles fiquem juntos no terceiro livro que é o do Caleb!! Quero ler os demais livros!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pela sua resenha uau com certeza é um livro que deixa uma impressão. Fiquei com muita vontade de lê-lo e olha que geralmente não gosto desse tipo de romance que começa cheio de mentiras que são receita para desastres ao longo da história. Mas, sinceramente, depois de tantos elogios, vou ler.
    Além disso, amo histórias que mesclam o passado com o presente.

    ResponderExcluir
  4. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser excelente.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails