Resenha: Eu Sou a Lenda de Richard Matheson

Título: Eu Sou A Lenda
Autor: Richard Matheson 
Gênero: Terror
Editora: Aleph
Páginas: 384
Ano: 2015
Classificação: 5 de 5 / Favorito
  
Sinopse: Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes.

Oi pessoal. Tudo bem? Esqueçam o filme do Will Smith. Sério, não chega aos pés da qualidade desse livro. Tudo bem que já adaptaram mais duas vezes Eu Sou a Lenda, além dessa mais recente. Uma protagonizada pelo Vincent Price em 1964 sob o título de Mortos que Matam e outra em 1971 protagonizada pelo Charlton Heston com o nome The Omega Man. 

O Richard Matheson é um escritor e roteirista norte americano com trabalhos dentro do gênero da ficção cientifica, do terror e da fantasia. Esse foi o meu primeiro encontro com algum trabalho dele dentro da literatura. Fiquei surpreendido, pois já li algumas coisas de terror e poucas conseguem alcançar a qualidade de Eu Sou a Lenda. Talvez, O Cemitério do Stephen King e Nas montanhas da Loucura do H. P. Lovercraft, minha opinião.

A história do livro é similar a do filme do Will Smith. Tirando o fato que Robert Neville, nosso protagonista, é um homem comum e não um cientista. O Mundo acabou, todo mundo morreu e Robert ficou só. Ao menos no quesito de companhia humana viva, já que os mortos caminham e o perseguem.

A construção da solidão do personagem dentro de uma rotina angustiante é uma das melhores coisas de Eu Sou a Lenda. Nós, leitores, vamos acompanhando o horror de ficar só num mundo dominado pelos mortos em busca de alguma racionalização para o que aconteceu. O final é catártico. Não darei spoilers, somente leiam. O final do filme do Will Smith não chega nem perto de arranhar a qualidade do fim do livro. 

Ah, essa edição está belíssima. Capa dura. Com um conteúdo extra muito interessante. Eu recomendo, com absoluta certeza de quem é fã de terror e horror, que vale a pena a leitura. 

P.S.: Livro recebido de parceria com a Editora Aleph.

No mais, quem está pronto para o apocalipse dos mortos vivos? Até a próxima resenha.


5 comentários:

  1. Vi o filme e curti muito. Se já achava a vida do Will Smith terrível no filme - a vida solitária, como vc bem lembrou -, imagine lendo o livro. Gostei muito do filme, mas livro, descrição, é algo mais intenso e sabemos que adaptações, apesar de raras as vezes em que são fiéis, não são um décimo da angustia, da tensão, que é ler. Ele tá na minha lista de desejados ;)

    ResponderExcluir
  2. O filme e um dos melhores que aborda o tema apocalipse, e confesso que não sabia da existência do livro, e agora fiquei bastante feliz com essa noticia. Tenho certeza que a trama literária deve ser mais rica em detalhe, e isso deve retrata ainda mais o sofrimento do personagem, fiquei muito interessada nesse livro, e pretendo com certeza lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Ansiosa para ler o livro. Gostei bastante do filme e sei que não vou me decepcionar.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto alguma coisa tanto sobre o livro como o filme e apesar de gostar de livros e filmes deste tipo ainda não li ou assisti o mesmo, não tenho muita paciência para assistir filmes e minha lista de leituras esta tão grande que estou evitando adicionar novos livros.

    ResponderExcluir
  5. Já vi o filme e sempre vejo comentários que o livro é melhor.O final dos dois é tão diferente assim?Preciso encaixar nas minhas próximas leituras.
    Na verdade,tenho vontade de ler já faz um tempo,essa edição ainda nem tinha sido lançada.Ainda bem que a Aleph fez essa nova,com a capa dura e os extras,não teve jeito,fui obrigada a dar um lar pra Eu Sou Lenda em minha estante.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails