Resenha: Mentira Perfeita de Carina Rissi

Título: Mentira Perfeita
Série: Spin-off de Procura-se Um Marido
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
ISBN: 9788576864585
Ano: 2016
Páginas: 462
Compare preços
Classificação: 5 de 5
Sinopse: Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa, qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece: Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil? É quando Júlia conhece Marcus Cassani. Ele é irritantemente cínico, mulherengo e lindo de um jeito que a deixa desconfortável. Marcus também está enfrentando problemas, e um acordo entre eles parece ser a solução. Tudo o que Júlia sabe é que deveria se afastar de Marcus. Mas seu coração tem uma ideia muito diferente... Mentira Perfeita é um spin-off de Procura-se Um Marido, uma história que se passa no mesmo universo da primeira. Aqui você vai conhecer novos personagens inesquecíveis, além de rever aqueles que já moram no seu coração.

Para me preparar para Mentira Perfeita, resolvi reler Procura-se Um Marido (meu primeiro livro da Carina, e que li em janeiro de 2013, resenha aqui), apenas para relembrar os personagens e uma história que eu realmente amei. Apesar de Mentira Perfeita ser um spin-off, ele pode ser lido sem você ter lido Procura-se Um Marido primeiro, pois mesmo que apareçam personagens de um livro no outro, as histórias de certa forma são independentes, mas eu recomendo bastante ler os dois, pelo simples motivo de serem excelentes leituras!

Nossa protagonista Júlia (que foi apenas mencionada em Procura-se um Marido), é uma mulher inteligente e dedicada, mas que deixou de lado a vida sentimental. Ela nunca foi de pensar em romance e relacionamentos, porque muito nova já não tinha os pais, mas teve a sorte de ter a guarda dada para a tia Berenice, que a cria e se torna uma mãe para ela. Gravemente doente, tudo que sua tia quer é que ela encontre um companheiro que lhe faça feliz, antes que ela se vá. E é aí que a confusão começa!

Em momentos em que tudo parece ir de mal a pior, a família é que nos mantém erguidos, mesmo que ela não seja de sangue. Existem laços tão fortes que só o coração é capaz de atar.

Acreditando que a tia vá partir dessa pra melhor, um amigo de Júlia acaba inventando que Júlia tem um namorado e está apaixonadíssima, com o intuito de deixar tia Berê feliz antes de partir. Júlia acaba aderindo e aumentando a mentira. Só que o estado de saúde de sua tia melhora e os médicos alertam que ela não deve deixar sua tia agitada ou ela pode ter uma recaída e assim Júlia acaba tendo que sustentar sua mentira, para que sua tia não tenha um desgosto profundo e um treco. O problema é que sua tia acaba gastando toda sua poupança no casamento dos sonhos para a sobrinha e o que ela não imagina (e nem pode imaginar) é que Juju não tem nem um namorado, quanto mais um noivo!

Para se salvar dessa lascada, Júlia encontra uma pessoa disposta a mentir com ela: Marcus Cassani (o irmão do Max de Procura-se um Marido). Afinal, ele também precisa mentir para a família e precisa de alguém que interprete um papel para que seu plano de morar sozinho dê certo. O problema é que Marcus é mulherengo e cínico, mas lindo de morrer. E o que começa como duas pessoas que parecem opostas, acaba se transformando em um batida mais acelerada do coração. Irão os dois resistir um ao outro? Por quanto tempo? 

"[...] eu descobri que poucas coisas na vida estão sob o meu controle, Júlia. E as poucas que posso controlar, mesmo as menores e que pareçam insignificantes para outras pessoas, eu quero sob o meu domínio."

Júlia é uma garota adorável, responsável e inteligente. Ela trabalha no setor de TI da L&L Cosméticos e está numa fase bem atarefada no trabalho, com um trabalho muito importante para entregar e por isso, sua vida pessoal é praticamente zero. Sua vida se resume a seu trabalho e sua tia doente. Já Marcus adora mulheres e no momento está vivendo com seu irmão Max e Alicia. Ele se sente preso e sem controle de sua vida, desde que se acidentou de moto e passou a andar de cadeira de rodas. Tudo que ele quer é um pouco de liberdade, o controle de sua vida e mostrar que pode se virar sozinho e por isso ele quer se mudar.

Ás vezes você se sente tão sozinho que parece estar á deriva no meio do oceano. Nada á frente, nada atrás, nada em lugar nenhum exceto as ondas que quebram sobre você, ameaçando engoli-lo. Mas algumas vezes - raras vezes - um ponto negro surge no horizonte e vai crescendo até se tornar a silhueta de um barco, até uma mão se esticar em sua direção e você sair do inferno. Júlia era o meu barco, a mão estendida, o ponto negro do meu nada.

Apesar de serem diferentes em vários aspectos, os dois combinam muito bem. Marcus é um cara bem animado e positivo quanto a seu futuro e a possibilidade de voltar a andar e Júlia com seu jeitinho doce e esperto se cruzam em um momento de necessidade de ambos. Há uma atração imediata dos dois lados, mas nenhum deles admite nem para si mesmo no início. Mas aos poucos, eles começam a se conhecer e o resto é história...

Não quero fazer nenhuma comparação entre as duas obras, mas uma diferença entre Mentira Perfeita e Procura-se um Marido, é que dessa vez temos o ponto de vista de ambos protagonistas, o que eu achei ótimo! Eu senti falta disso no livro anterior, que só foi narrado por Alicia. Essa divisão é ótima porque podemos saber o que se passa na cabeça dos dois, o que nos dá mais liberdade de compreender o que eles sentem de verdade durante toda a história.

Uma das coisas que eu adorei também foi que Carina abordou temas importantes, como o preconceito com pessoas com deficiência e não só isso, mas também, como é a aceitação das pessoas e dela própria. Também tem uma leve reflexão sobre assédio e o sentimento de culpa da vítima, que achei muito bom de ser abordado. E é claro, as relações familiares também tem voz ativa nessa obra.

O que eu posso dizer é que Carina Rissi mais uma vez conquistou meu coração, com uma história muito boa, que me fez dar risadas, torcer pelos personagens, conspirar com eles e muito mais. Leitura recomendadíssima! Sua escrita é cativante, leve e envolvente!

Melhor quote:
Até os mais fortes têm seus momentos de fragilidade. Ninguém aguenta bancar o durão a vida inteira. É preciso se entregar à fraqueza de vez em quanto, para poder conhecer o tamanho da sua força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails