Resenha: O Amor nos Tempos do Ouro de Marina Carvalho

Título: O Amor nos Tempos do Ouro
Autora: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Gênero: Romance Histórico, Ficção
ISBN: 9788525062055
Ano: 2016
Compare preços
Páginas: 328
Classificação: 4,5 de 5
Sinopse: Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

Recebi “O Amor nos Tempos do Ouro” de surpresa pela Globo Alt e sinceramente não sabia o que esperar do livro. Li apenas um livro da Marina (Simplesmente Ana) há muito tempo e adorei, mas eu nunca fui fã de história (do Brasil principalmente) e, portanto, não achei que o enredo fosse me atrair, mas resolvi dar uma chance ao livro e graças a Deus dei essa chance, porque o livro me prendeu do início ao fim.

"De que outra forma eu conseguiria me livrar da tristeza por ter perdido minha família e do fardo de estar a ser obrigada a me casar com um homem que, além de não amar, nem mesmo conheço?"

O ano é 1734 e conhecemos a jovem Cécile, que acabou de perder os pais e irmãos num acidente no mar. Ela é franco-portuguesa e tem que ir para o Rio de Janeiro a encontro de seu tio Euzébio (o único parente vivo). A única coisa que importa para ele é a herança da sobrinha e por isso arranja um casamento para ela com um homem já de idade, com muito dinheiro em Minas Gerais. Tudo isso no intuito de enriquecer as custas da menina. No caminho para MG, ela conhece Fernão, um explorador contratado para levá-la até seu futuro marido. No início nenhum deles vai com a cara do outro, ele achando que ela é interesseira e nariz em pé, e ela  sente certo medo dele. Mas ao longo da viagem eles passam a se conhecer melhor e surge uma atração inegável. Só que o destino de Cécile se aproxima e sua única esperança é conseguir a ajuda de Fernão para escapar das garras de Euclides. Será que ela consegue escapar de um casamento sem amor e pior ainda, escapar de um homem que nada mais fará a não ser machucá-la?

“Entre tantos convidados, seus olhares se encontraram de imediato e nenhum dos dois fez menção de interromper a ligação."

A narração em terceira pessoa, sem focar nos pensamentos de somente um personagem por vez, deixa a trama mais rica, pois sabemos o que se passa por dentro de cada um dos protagonistas. Os capítulos curtos são outro ponto positivo da obra. Também gostei de algumas intercalações entre a história e o diário de Cécile, onde ela “conversava” com os pais e irmãos e contava os últimos acontecimentos. Os personagens são muito bem construídos e o cenário rico em elementos históricos, nos leva de volta no tempo.

Cécile tem um caráter forte e foi criada com certa liberdade pelos pais, não sendo uma jovem submissa as vontades da sociedade da época. Ela é livre de maldade no coração e está sempre a defender os “mais fracos”. Fernão é um homem aventureiro, que faz trabalhos para os fazendeiros de Minas Gerais. Já Euclides, o futuro marido de Cécile, é um fanático religioso, sem escrúpulos, que vê as mulheres como meras servas e seres insignificantes, que devem ser submissas aos homens. E não só as mulheres sofrem em suas mãos, mas seus criados e principalmente seus escravos, que estão sempre recebendo punições.

"E que o céu tenha piedade da minha alma no fim dos tempos, por eu amar-te tanto assim."

A trama criada por Marina se torna mais rica com a vasta pesquisa que ela fez da história do Brasil para escrever esse livro. Nele vemos os costumes da época, como a sociedade funcionava, como era a vida miserável dos escravos, a exploração em busca de ouro, os habitantes que iam desde índios, escravos à colonizadores, a linguagem diferente, termos que hoje já nem mais existem, espécies de animais que nem mesmo conhecemos e muito mais. Conhecemos um passado da história do Brasil, que às vezes nem mesmo procuramos conhecer. E fica claro que Marina fez vasta pesquisa para dar vida a esse livro. E isso torna a história muito mais valiosa.

As únicas coisas que me incomodaram um pouquinho foram duas: os significados de algumas palavras, frases ou termos que ficam no final do livro, que eu acho que seria melhor se ficassem no rodapé da página, pois toda vez que queria saber um termo eu tinha que ir até o final do livro saber o que ele significava e isso era um pouco cansativo. Pra mim, a melhor solução seria dar o significado do termo na mesma página em que ele aparece, no rodapé. E a linguagem um pouco rebuscada em certos momentos, mas quanto a isso, não incomodou depois de certo tempo e não posso realmente reclamar, porque o tipo de linguagem usado é mais adequado à época em que se passa a história e com isso fica mais ve5rdadeiro.

Definitivamente recomendo a leitura para os amantes de romance, de história e de um livro bem escrito. Vale a pena a leitura!! 


2 comentários:

  1. Oi Andressa! Sua resenha é muito boa!! Achei a capa linda! E a história me chamou muito a tenção! Gostei demais! Vou comprar com certeza!! Amo livros com histórias marcantes!!

    Beijinhos

    Mirelle Marques
    Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderExcluir
  2. Livros de época sempre nos reserva gratas surpresas e é esse um dos motivos que gosto desse tipo de romance. Não conhecia esse livro e fiquei muito interessada nele. Espero poder vir a ler em breve.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails